Categoria: Matemática Dissertações |
Matemática no Ensino Médio: Prescrições das Propostas Curriculares e Concepções dos Professores |
Versão: Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
GODOY, Elenilton Vieira
O presente estudo insere-se no grupo de pesquisa “A Matemática na organização curricular: história e perspectivas atuais” e analisa a trajetória histórica dos cursos de nível médio no Brasil, destacando suas finalidades ao longo do tempo. Focaliza particularmente o papel da Matemática nos currículos do ensino médio: por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação e faz comparações com documentos da França, Espanha e Portugal. Na sequência, busca identificar o que pensam professores em atuação no ensino médio sobre ideias como as de contextualização e interdisciplinaridade e os caminhos que os professores consideram interessantes para isso. Repertoria estudos teóricos na área de educação matemática que podem sustentar essas propostas, a partir das principais concepções norteadoras dos PCNEM, em particular no que se refere à ideia de contextualização e à interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Currículos. Ensino Médio. Contextualização. Interdisciplinaridade.
|
2049 0 bytes PUC – São Paulo http:// |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.