Este trabalho aborda uma problemática presente nas escolas em relação ao desinteresse dos alunos pela leitura literária, presente principalmente nas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os procedimentos adotados na realização do trabalho foram: a revisão bibliográfica, diagnóstico de leitura e intervenção pedagógica (aplicação do material didático FOLHAS, nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER (Centro de Leitura), envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Adonis Morski - EFMP do município de Boa Ventura de São Roque. O estudo busca incentivar e aumentar o hábito da leitura espontânea, por meio de um trabalho sistematizado, com base em uma metodologia de ensino (Método Recepcional) que valoriza a experiência estética do leitor e a leitura como prática social no sentido do letramento. Os resultados demonstraram que é possível incentivar, nos educandos, o hábito da leitura espontânea, por meio do Método acima citado e de práticas leitoras desenvolvidas pelo CELER.
Palavras-chaves: Formação do leitor. Ensino de literatura. Leitura e criatividade.