O conto de fadas, além de desenvolver o mundo da fantasia, dos sonhos e da imaginação, aborda assuntos conflitantes, que em determinados momentos a criança tem que enfrentar. Com isso, podemos ressaltar a grande influência que os contos de fadas possuem na formação e no desenvolvimento da criança. Entretanto, alguns apresentam intenções implícitas que possibilitam uma interpretação negativa das ações exercidas por seus personagens, ações essas que podem ser caracterizadas nos tempos atuais como imorais e ilícitas e que podem vir a influenciar de modo pejorativo a formação de caráter da criança. Contudo, baseados nessas informações não se deve desvalorizar a riqueza cultural e fantasiosa que os contos de fadas incorporam. O ideal seria oportunizar às crianças uma reflexão de certas atitudes realizadas pelos personagens, propondo uma reflexão crítica e ética sobre comportamentos, o que deve ser realizado por pais e professores. Baseando-se nisso, este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos de três contos clássicos que merecem ser oportunizados para uma reflexão com a criança.
Palavras-Chave: Contos de fadas. Influências na formação ética. Intenções implícitas. Atuação de pais e professores.