Publicado em: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – 2009 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT
VELEDA, Gabriele Granada e ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de
De maneira geral, as atividades de Modelagem Matemática partem de um problema da situação real. Com a compreensão do que é realidade e de como Negrelli (2008) a caracterizou em atividades de Modelagem Matemática, apresentamos uma atividade de Modelagem com a finalidade de identificar a situação real, realidade inicial, realidade intermediária e modelo. Identificados estes elementos, analisamos a proximidade da situação real a vivência do aluno, o acesso à realidade inicial, as limitações do modelo para resolver o problema da realidade inicial e as ações que os alunos podem realizar nesta realidade baseados nos resultados obtidos. Na análise podemos perceber a importância que os recortes da realidade inicial têm para o desenvolvimento do conteúdo matemática que se pretende explorar e que a realidade inicial já apresenta algumas simplificações.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Realidade.