Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo - modalidade Fapesp “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avaliação de uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunicação”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implantação da metodologia de ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a geração de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participação em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudanças.
Palavras-chave: Educação Matemática. Resolução de problemas. Ensino Médio. Sistemas lineares e funções.
821 0 bytes Bolema,Rio Claro(SP),Ano 20,n.28, 2007,pp.113 a 13 http://