O karatê é uma arte marcial que possui embasamentos filosóficos que busca o equilíbrio do corpo e da mente. Os princípios filosóficos do karatê são: Esforçar-se para a formação do caráter, Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, Criar intuito de esforço, Respeito acima de tudo e Conter o espírito de agressão (Sasaki, 1978). O Karatê-dô tem por significado o caminho das mãos vazias é de origem japonesa. As artes marciais assim como o Budismo surgiu na Índia ou na China no século VI d. C. e posteriormente se difundiu por todo o Oriente (Reid e Croucher, 2003). O objetivo deste estudo foi aplicar o conteúdo do karatê a quatro turmas de educação física do 6o ao 9o ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Fortaleza e após as práticas analisar como a vivência foi recebida pelos alunos. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo de caso cuja intervenção ocorreu no período de outubro a novembro de 2007, através de aulas de karatê, atividades de lutas lúdicas e exposição de trabalhos em um mural. A metodologia foi desenvolver quatro sessões com as turmas de 6o ao 9o ano de uma escola pública de ambos os sexos com idades de 12 a 17 anos.
Palavras-chave: Karatê. Escola. Educação Física
7816 0 bytes Universidade Estadual Vale do Acaraú http://