Este estudo busca por alternativas metodológicas viáveis que se preocupem com as questões motivacionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Dentro de seus objetivos específicos procura-se neste trabalho verificar subsídios teóricos que amparam o trabalho da Educação Física dentro do Ensino Médio; procura-se investigar a visão da Educação Física no Ensino Médio dos alunos do Colégio Nirlei Medeiros e, por fim descrever práticas inovadoras para orientar o profissional que trabalha com o Ensino Médio. Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa /descritiva que segundo a população foi formada por alunos pertencentes a uma escola de Rede Pública de Ensino, constituída por 71 sujeitos de ambos os gêneros com idade entre 18 a 25 anos todos cursando o ensino médio. Para coletar os dados foi utilizado o instrumento adaptado de Bordignon (2003) denominado de: instrumento de avaliação dos níveis de motivação dos alunos de ensino médio à prática da educação física, com 20 questões de múltipla escolha tipo escala Likeit. A pesquisa retratou a visão que os alunos do Ensino Médio têm da Educação Física Escolar, e os níveis de motivação de sua participação nas aulas.