Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.