O propósito deste trabalho foi o de analisar a especificidade do desenvolvimento humano elaborado pela Psicologia Histórico-Cultural, explicitando nesse processo seu caráter fundamentalmente histórico e suas implicações pedagógicas. A historicidade contida nessa teoria permite compreender o homem naquilo que ele pode vir a ser, o que significa, para nós, uma afirmação do trabalho educativo, no sentido de permitir que cada individuo se forme de acordo com as finalidades e valores assumidos pela fundamentação pedagógica que se tenha. A partir da análise de alguns dos principais elementos presentes na Psicológica Histórico Cultural, como a categoria atividade, o conceito de zona de desenvolvimento próximo e de funções psíquicas superiores, propusemos a existência de três implicações desta teoria para a prática pedagógica da Educação Física infantil: 1) o trabalho com o jogo, considerando-o como a atividade principal da criança em idade pré escolar; 2) a contribuição da educação física para o desenvolvimento das formas culturais de conduta; 3) a necessidade de se organizar os conteúdos específicos da Educação Física em temas ou atividades básicas. O trabalho apontou algumas orientações possíveis para o estudo da prática da Educação Física infantil, que embora não representem uma elaboração pedagógica ou didática para a área, demonstrou as possibilidades e a importância da Psicologia Histórico- Cultural para fundamentar a prática pedagógica da Educação Física.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Educação Física infantil. Psicologia Histórico-Cultural.
26369 0 bytes Escola de Educação Física- Universidade de São Pau http://