O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.
Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.