Descrição:
DANTAS, Rafael Cavalcante; OLIVEIRA, Fernando Araujo de
O presente trabalho tem como objetivo reunir informações e referências sobre a utilização do RPG (Role Playing Game) como recurso pedagógico. Para alcançarmos tal objetivo, fundamentamos teoricamente essa pesquisa tanto em estudos que apresentam a evolução do conceito de jogo, como nos que analisaram suas potencialidades educacionais. Neste contexto, este trabalho oferece uma breve caracterização histórica do conceito de jogo e do RPG, a descrição dos principais trabalhos científicos sobre o tema e, por fim, um relato sobre como estão acontecendo as experimentações com a utilização desse recurso. Quanto ao enfoque inicial, nos norteamos em estudos de Brougère (1998) e Huizinga (1996). Em relação às questões didáticas inerentes ao RPG, utilizamos pesquisas como as de Rocha (2006), e Vasques (2008). Inicialmente, nossa exploração da evolução de jogo, seguindo a pesquisa de Rocha (2006), nos permitiu perceber que embora se fale muito sobre sua utilização no contexto escolar, é ainda uma ideia muito recente. Tal conceito sofreu transformações ao longo da história, relacionando-o com objetivos educacionais vigentes. Isso reforça a ideia de que, vivendo num período caracterizado pelo fluxo instantâneo e contínuo de informações, o RPG é um recurso que pode ser usado na escola, sobretudo em situações de resolução de problemas, uma vez que permite espaço para construção de conhecimentos. Observamos ainda, que a sequência normal do jogo assemelhase muito com a do processo da dialética ferramenta-objeto (Douady, 1986). Finalmente, uma vez constatada a carência de pesquisas relacionando o tema ao ensino de Matemática, apontamos como perspectivas futuras a elaboração de trabalhos que explorem o potencial do RPG como ferramenta para o ensino dentro de uma proposta de resolução de problemas.
Palavras-chave: Role playng game (RPG). Jogo. Recurso pedagógico. Ensino de Matemática.
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