Descrição:
STRIEDER, Carine Maria
Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.
|