Categoria: Sociologia Monografias |
Uma reflexão sobre o papel dos pais na aquisição e manutenção do comportamento consumidor na criança |
Versão: PDF Atualização: 19/8/2013 |
Descrição:
MATTOS, Maria Eni de
Ao observar a importância que as pessoas dão aos bens materiais e a ânsia com que adquirem coisas que assim que chegam as suas mãos se tornam obsoletas decidiu-se por estudar a influência que os pais têm sobre os seus filhos em relação ao ato de consumir. A presente pesquisa pretendeu refletir sobre o papel que os pais exercem na construção da subjetividade de seus filhos em relação à aquisição e manutenção do comportamento consumista. Para maior familiaridade com o tema utilizou-se a pesquisa bibliográfica e para coletar dados fez-se uso da investigação exploratória, da observação e da entrevista. Participaram da pesquisa nove mães com filhos de até sete anos, todas moradoras da cidade de Guarapuava no interior paranaense. As participantes foram contatadas em uma loja de roupa infantil, em um supermercado e em uma loja de brinquedos, sendo que em cada local foram escolhidas três pessoas. Em seguida aconteceu a observação e em dia, local e hora combinados ocorreram as entrevistas que foram gravadas e o entrevistado falou livremente sobre o tema da questão feita pela entrevistadora. Após o término as entrevistas foram transcritas e analisadas obedecendo a critérios como: padrão de consumo dos pais; permissividade X rigidez com filhos no ato de consumo; motivação para consumir; influências externas (meio, mídia); valores atribuídos para o consumo; dinâmica familiar diante das compras; reação da criança diante da negação de um pedido para aquisição de um brinquedo e mecanismos de enfrentamento dos pais diante de situação de birra. Durante as observações na loja de roupas infantis foi possível identificar certo controle dos pais em relação ao que o filho compra. No supermercado, as observações revelaram que quando as crianças são menores pais apresentam um controle sobre as compras, mas quando a criança é maior elas ajudavam na hora de decidir o que levar. Na loja de brinquedos notou-se maior negociação em relação à troca de um brinquedo mais caro por outro mais acessível, porém a criança sempre levava algo. Em relação à análise das entrevistas, os pais revelaram que mesmo em condições financeiras não compatíveis, eles encontram uma forma de comprar o objeto de desejo, pois se sentem culpados quando não o dão. Os dados desta pesquisa revelam que os pais se preocupam em tornar os filhos consumidores conscientes, porém se sentem impotentes diante da força que os meios externos como a mídia, os amigos e o próprio meio que os circundam têm.
Palavras chave: Consumo. Relações familiares. Educação.
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