O artigo realiza ba lanço da pesquisa sobre as relações entre violência e es cola no Brasil, após 1980. Exami na os raros diagnósticos quantitativos em torno do tema e a produção discente (dissertações e teses) na pós-graduação em Educação, no mesmo período. Apesar de ain da ser incipiente, a produção já traça um quadro im portante do fenômeno no Brasil, mostrando as principais modalidades: ações contra o patrimônio – depredações, pichações – e formas de agressão in terpessoal, sobretudo entre os próprios alunos.Duran te esse período a violência em meio escolar tanto foi examina da como decorrência de um conjunto significativo de práticas escolares inadequadas, quanto foi investigada como um dos aspectos que caracterizam a vi olência na sociedade contem po râ nea. Nesse último enfoque, parte dos trabalhos pesquisou a dinâmica de funcionamento de escolas situadas em áreas sob a influência do tráfico de drogas ou do crime organizado e um pequeno conjunto buscou entender o comportamento dos alunos como uma forma de sociabilidade marca da pelas agressões e pequenos delitos, caracterizada como incivilidade, que se origina na crise do processo civilizatório da sociedade contemporânea.
Palavras-chave:Violência escolar. Pesquisas. Brasil.