Educadores


Ínicio : Pedagogia : Artigos : 

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem Escolar: do Instrumento de Coerção às Práticas Avaliativas Emancipadoras Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, R. F. P. G.

Em uma concepção progressista de educação, a avaliação é condição intrínseca para que se obtenha um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto ela deve ser diagnóstica, contínua, formadora. Porém, nas escolas, apesar de haver uma proposta voltada para a formação de um aluno crítico e cidadão, a avaliação ainda está aquém de cumprir com tal objetivo. Ao analisar a proposta curricular, percebe-se uma seleção de conteúdos e metodologia voltados para uma pedagogia progressista, mas a avaliação colocada em prática ainda percorre uma educação seletiva e fragmentada. Torna-se necessária, então, uma reflexão acerca da legislação vigente sobre avaliação, a concepção de educação que cumpra com a função social da escola que se quer, bem como concepções de avaliação com a função de instrumentalizar o educando para a emancipação e transformação da sociedade.

Palavras-chave: Avaliação. Professor. Conhecimento.

Downloads 29663  29663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Adobe Reader  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.