Este trabalho, objetiva verificar as etapas que envolvem as formações desenvolvidas nas CFRs, os elementos de ensino proposto pela Pedagogia da Alternância, explorar os fatos que levaram o fechamento destas escolas, ainda reavivar as discussões a cerca das formações oferecida pelas CFRs e trazer apontamentos que possam contribuir para a reestruturação dessas escolas e para o avanço da Educação do Campo como eixo promotor da Agroecologia, que enquanto matriz produtiva torna-se fomentadora do Desenvolvimento rural sustentável fundamental para agricultura familiar campesina. Segundo o estudo, na perspectiva de atuação que se encontra hoje as CFRs tornaram-se uma escola comum, onde não há uma diferenciação na formação política, social e autônoma, tendo como único diferencial a oferta da qualificação profissional que por sua vez também tem sido alvo de decepções, devido a falta de reconhecimento dos órgão de classes responsáveis pela regulamentação das profissões.
Palavras-chave: Agroecologia. Casa Familiar Rural. Desenvolvimento Rural.
Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.
324 18.57 KB Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS http://