Descrição:
GARBÚGGIO, Jefferson
Na década de 1980, a América Latina sofreu com uma crise mundial que trouxe reflexos para a educação. Assim, na década de 90 a educação passou a ser assunto de "pauta". O Brasil notou que gastava muito com a repetência escolar e investiu em projetos educacionais para resolver o problema. Os estados brasileiros que apareceram na vanguarda educacional" foram os de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Todos esses Estados tinham por objetivo acabar com a repetência e evasão escolar. Promoveram, então, programas que aceleravam a educação de seus alunos multirrepetentes. No estado do Paraná, o PAIS-CF (Programa Adequação Idade Série Correção de Fluxo) teve início em 1997 e perdurou até 2002. Durante esses anos a educação no Paraná cumpriu, "no papel", as metas desejadas pelo BIRD que há muito estava cobrando o andamento da reforma educacional na América Latina. Alguns programas, como o "Correção de Fluxo" já estavam previstos no Plano Decenal de Educação para Todos, que já era uma meta federal e não estadual. O objetivo desta pesquisa é resgatar a história do Programa Correção de Fluxo no estado do Paraná analisando seus reais objetivos e resultados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e de campo. Os documentos (Leis, Portarias, Decretos, Ofícios) foram lidos e analisados, bem como artigos de jornais, revistas, Internet, livros específicos sobre o assunto, materiais do CENPEC (São Paulo e Paraná), relatórios das instituições estaduais da Educação Básica e outras bibliografias sobre o assunto. A pesquisa de campo consistiu em entrevista com professores que atuaram no programa, como multiplicadores e professores em sala e alunos que se formaram por este programa, além de pesquisas em Instituições de Educação Básica e Superior (pública e particular) sobre os relatórios finais, dos anos de 1997 a 2002.
Palavras-chave: Educação. Política educacional. Adequação idade série. Aceleração escolar. Correção de fluxo. História da educação.
|