Descrição:
YOSHIMOTO, Elton Mitio
A presente dissertação explicita os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter social e participante, enfocando a formação continuada de professores de dois estabelecimentos de Educação Básica, no uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), mais especificamente, ferramentas da Web 2.0 que auxiliem na produção de museus virtuais. Para tanto, desenvolveu-se o curso cognominado “Museu Virtual na Escola: organização de acervos mediada por recursos Web 2.0”, produto educacional resultante das leituras efetuadas em meio à revisão bibliográfica. Definiu-se como ponto de partida os seguintes questionamentos: O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento de auxílio à organização e leitura de objetos e documentos em ambiente on-line? De que modo os professores da Educação Básica podem dinamizar suas aulas, via museu virtual, além de participar da discussão do seu uso? Tal abordagem justifica-se como possiblidade de reflexão docente sobre sua prática, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. Portanto, considera-se importante analisar o uso do museu virtual como recurso pedagógico a partir das diferentes dimensões da produção humana. Por isso ofertou-se o curso a professores de disciplinas diversas, promovendo debates enriquecedores, valorizando diferentes visões de realidade. Adotou-se como procedimento epistemológico a didática para uma Pedagogia Histórico-Crítica, de modo que os professores-cursistas fossem motivados a transformar sua postura prática. Os resultados obtidos atestam a necessidade de formação continuada como a proposta nesse trabalho, tendo em vista o caráter de incompletude que envolve o ser humano, para além das tradicionais concepções que consideravam o professor o centro do saber historicamente acumulado. Almeja-se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.
Palavras-chave: Museu virtual. Web 2.0. Formação continuada. Pedagogia histórico-crítica. Pesquisa participante.
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