O conceito de Saúde Mental é relativamente novo, introduzido nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Consistia na idéia de que era plausível intervir preventivamente nas questões relacionadas à doença mental. O presente artigo discorre sobre a história da loucura, à partir de consulta bibliográfica a autores consagrados e a artigos sobre a temática em questão. O objetivo é um resgate histórico de como se chegou ao conceito atual de doença mental, em oposição ao antigo termo, ainda muito utilizado, denominado loucura.
Tendo como objetivo conhecer aspectos da relação entre o professor e seu aluno psicótico (TGD) em processo de inclusão escolar circunscritos às atividades em sala de aula, esta pesquisa se propôs a investigar as percepções que esses professores têm sobre a maneira com a qual estabelecem suas relações com seus alunos psicóticos em processo de inclusão escolar.
TDAH é um transtorno neurobiológico que pode ter início na infância e persistir durante a vida adulta, comprometendo o desenvolvimento do sujeito em diversos setores da vida, ao manifestar comportamentos de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Esse assunto é interdisciplinar, mas nessa pesquisa seu enfoque volta-se para a área educacional.
Palavras-chave: Educação. Formação docente. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), esta pesquisa se propôs a investigar quais os passos possíveis no trabalho do professor de crianças autistas ou psicóticas, e quais os impasses inerentes ao ato educativo junto a essas crianças.