Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Variação na Intensidade de Infecção por Batrachochytrium dendrobatidis em Populações de Rã-Touro na |
Versão: PDF Atualização: 11/1/2019 |
Descrição:
SANTOS, Roseli Coelho.
A exótica rã-touro (Lithobates catesbeianus) é considerada propagadora do fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd), causador de quitridiomicose. A quitridiomicose é uma doença emergente e relacionada a declínios populacionais e extinções de anfíbios em diversos continentes. No Brasil, o cenário é preocupante devido a elevada diversidade e endemismo de anfíbios e a rápida expansão na ocorrência de populações de rã-touro nos ambientes naturais. Neste estudo, nós analisamos a presença de Bd em rã-touro e o papel dos ranários como potencializadores na dispersão de quitridiomicose para os ambientes naturais. Realizamos o estudo em seis ranários e oito localidades com lagoas naturais no sul do Brasil, no período de setembro de 2016 a maio de 2017. Quantificamos a prevalência e a intensidade de Bd em amostras de secreção cutânea de rã-touro, com a técnica de qPCR. Encontramos indivíduos infectados por Bd em todos os locais amostrados. Registramos alta prevalência e baixa intensidade do fungo. Nos ranários, 72,7% (n =88) dos indivíduos estavam infectados e nas lagoas, 60,6 % (n = 94). A carga de zoósporos de 5% dos indivíduos foi acima de 10.000. A prevalência de indivíduos infectados não diferiu entre ranários e ambientes naturais, mas entre os ranários, o tipo do manejo foi importante, sendo o manejo com ciclo de vida completo em cativeiro relacionado às menores prevalências. A carga de zoósporos também não diferiu entre indivíduos de ranários e de ambientes naturais, mas variou significativamente entre locais de amostragem. A distância entre os ranários e as lagoas não interferiu na prevalência e carga de zoósporos. As fêmeas apresentaram maiores cargas de zoósporos. Nas lagoas, a carga de zoósporos foi influenciada pela temperatura da água e nos ranários, pela temperatura da água, temperatura do ar e pH. Embora os ranários parecem não influenciar na prevalência ou carga de zoósporos de indivíduos que vivem em lagoas próximas, eles podem estar atuando como fonte constante de entrada de indivíduos e patógenos para os ambientes naturais, especialmente em estabelecimentos com manejo aberto, ou seja, quando parte do ciclo de vida ocorre fora do cativeiro. Neste sentido, é fundamental e urgente a adoção de medidas de monitoramento, manejo e controle de ranários na região sul do Brasil.
Palavras-chave: Conservação biológica. Doenças emergentes. Espécie exótica invasora. Anfíbios. Mata Atlântica.
|
342 0 bytes UNOCHAPECÓ http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Articulação de tecnologias de informação e comunicação – TIC, no ensino de Biologia para estudo inte |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
COSTA, Karla Patrícia Gomes
As transformações sociais e tecnológicas contemporâneas fizeram emergir a necessidade por mudanças significativas no sistema educacional, citam-se: a análise do perfil dos sujeitos, estrutura e enfoque curricular, expectativas de aprendizagem, formação inicial e continuada dos docentes, inserção de Tecnologiasde Informação e Comunicação - TIC no planejamento e na prática pedagógica, abordagens metodológicas ativas, interdisciplinares e contextualizadas. A partir desse contexto, a pesquisa desenvolvida propôs a análise do potencial interdisciplinar e contextualizador das TIC, representadas pela Internet e pelo software Google Earth® no ensino de Biologia com ênfase ao estudo multitemático de uma área urbana.
Palavras-chave:Tecnologias de informação e comunicação (TIC). Sensoriamento remoto. Internet. Interdisciplinaridade. Contextualização sócio-histórica.
|
585 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uso de Drogas e Impacto no Ambiente de Trabalho: Desenvolvimento de Protocolo de Atendimento para Se |
Versão: PDF Atualização: 23/4/2018 |
Descrição:
STRUCKEL, Rita de Cássia
Os prejuízos causados pelo uso de álcool e outras drogas coloca o Brasil entre os cinco primeiros países do mundo em número de acidentes de trabalho. Outras consequências estão relacionadas ao absenteísmo, perda de capacidade laborativa, prejuízos à saúde, conflitos com colegas de trabalho e chefia, além de questões sociais, como prejuízo das relações familiares e dificuldades financeiras. Considerando que esses aspectos também são observados entre os servidores públicos, a Prefeitura Municipal de Umuarama através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) oferece atendimento aos servidores com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho. No entanto, para implementação de ações já desenvolvidas, garantia da saúde do trabalhador e recuperação de sua capacidade laborativa, a gestão municipal demonstrou interesse e incentivo para a criação de um Programa de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas a partir do desenvolvimento de Protocolo de Atendimento, que foi o objetivo principal deste trabalho. Para tanto a presente pesquisa compreendeu três etapas distintas que incluiu: 1) a revisão integrativa referente a artigos já produzidos a respeito de intervenções de prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseados em evidências; 2) caracterização do perfil da população alvo (servidores públicos municipais); 3) o desenvolvimento de Protocolo de Atendimento. Para a revisão integrativa foram selecionados cinquenta artigos (50) desses, vinte e nove (29) relacionados ao uso de álcool e outras drogas na população em geral e vinte e um (21) em ambiente de trabalho, sendo a Intervenção Breve a intervenção mais pesquisada. Embora não tenha sido comprovado a cessação do uso de álcool e outras drogas em nenhum dos cinquenta estudos (50), a Intervenção Breve foi considerada efetiva na prevenção e redução ao consumo do uso de álcool. Há pouca literatura relacionada à área de prevenção ao uso de drogas além do álcool e, não foi encontrado nenhum artigo com a apresentação de Protocolo de Atendimento. A população-alvo desta pesquisa compreendeu 2.442 servidores públicos municipais distribuídos em quatorze (14) secretarias, duas (2) autarquias e demais locais de trabalho. Cerca de cinquenta (50) servidores receberam atendimento no SESMT para tratamento do uso de álcool e outras drogas e foram encaminhados para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município e região. Desses cerca de 40% reduziram o consumo, 20% mantiveram-se abstinente e 40% mantêm, aumentaram ou não aceitaram tratamento, sendo o álcool a droga mais utilizada (80%) seguido pelo uso de outras drogas (20%). Não foi possível identificar o número de servidores públicos afastados ou aposentados em decorrência XIV do uso de álcool e outras drogas pois, há poucos dados registrados na DRH relacionados ao código de CID F10 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool), CID F17 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso do fumo) e CID F19 (transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e outras substâncias psicoativas). O Protocolo de atendimento foi desenvolvido em sete etapas,e será implantado pela equipe de profissionais do SESMT no primeiro semestre do ano de 2018, após validação do Secretário de Administração Pública e Diretor de Divisão de Recursos Humanos e será avaliado ao longo de doze meses.
Palavras-chave: Uso de drogas e trabalho. Programa de prevenção para servidores públicos. Protocolo de atendimento.
|
643 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A Representação Social do Guará (Eudocimus ruber) na Percepção e nas Falas da População de Guaratuba |
Versão: PDF Atualização: 7/1/2019 |
Descrição:
SCHERER, Francine Amélia S.
Este estudo trata da ave guará (Eudocimus ruber) e de sua representação social no imaginário coletivo da população do município de Guaratuba-Paraná. Com o retorno da ave guará ao município de após um período de aproximadamente 100 anos de desaparecimento, sente-se a necessidade do desenvolvimento de ações em Educação Ambiental que visem a manutenção da ave na Baía de Guaratuba. O objetivo dessa pesquisa centrou-se em analisar as questões históricas, sociais e ambientais que envolveram o desaparecimento do guará da Baía de Guaratuba (Paraná), com ênfase no estudo das representações sociais e da simbologia da ave para o imaginário dessa população. O estudo desenvolveu-se na linha da pesquisa qualitativa etnográfica e envolveu três grupos representativos da comunidade guaratubana, sendo eles: vinte estudantes dos 1° e 2° anos do ensino médio de um colégio público estadual do município; cinco pesquisadores e estudiosos locais; e quarenta moradores ribeirinhos da Baía de Guaratuba, localizados em quatro pontos estratégicos de possibilidades de encontrar-se o guará, a saber: Cubatão, Riozinho, Fincão e Parati. Realizaram-se conversas informais pré-estruturadas com os ribeirinhos e com os pesquisadores e estudiosos locais; e, com o grupo de adolescentes desenvolveram-se atividades de Educação Ambiental que consistiram em visitas a Casa da Cultura de Guaratuba, viagens de estudos pela Baía de Guaratuba e produção de mídias com as imagens de guarás efetuadas em seu ambiente natural. A observação e a análise das informações e dados coletados permitiram a identificação das representações sociais do guará no imaginário coletivo dessa população, e a observação que o seu retorno e início de repovoamento provoca um misto de sentimentos nos moradores que vão de alegria a preocupação com a manutenção da ave guará no manguezal de Guaratuba. Com o desenvolvimento do estudo foi possível observar a necessidade do desenvolvimento de ações em Educação Ambiental para com todos os segmentos da população de Guaratuba com vista à preservação da espécie no município.
Palavras-chave: Guará (Eudocimus ruber). Representação social. Imaginário coletivo. Educação Ambiental.
|
926 0 bytes Univille http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A experimentação nas aulas de biologia como promotora da alfabetização científica |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
JAROCHYNSKI, Nives Fernanda de Castro.
O ensino de Biologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, exige aprimoramento e criatividade constantes a fim de melhorar o aprendizado e despertar o envolvimento dos alunos. Com o declínio do interesse dos alunos pela Ciência, deve-se pensar em possibilidades que os aproximem novamente dos processos o de fazer ciências, instigando-os ao pensamento científico. Para tanto, é preciso levá-los a observar, experimentar, levantar hipóteses e interpretar resultados, correlacionando-os ao cotidiano, contextualizando o ensino e o tornando útil à vida. Tais anseios estão presentes nesta pesquisa, que objetiva a implementação de aulas experimentais, contextualizadas, que possibilitem não somente a compreensão do mundo, mas também uma formação educacional autônoma, social, tornando-os assim alunos alfabetizados cientificamente. A presente pesquisa foi realizada em um colégio estadual do Estado do Paraná, na cidade Curitiba, e envolveu alunos do Ensino Médio das 1.o , 2.o e 3.o ano. A avaliação da pesquisa pautou-se nas respostas de questões-problemas, possibilitando ao educando relacionar a prática a situações vivenciadas no dia a dia, como alimentação, doenças etc. Utilizou-se o processo quali-quantitativo na observação das respostas antes e após cada aula, verificando a porcentagem e a qualidade das respostas. O resultado mostra a diferença nas respostas, pelo aumento do número de acertos e pelo aprimoramento delas, relacionando o conteúdo científico à resolução de questões inerentes ao cotidiano. Ao concluir o trabalho, observa-se que os objetivos foram atingidos, formular uma sequência didática composta por aulas experimentais e alfabetizar cientificamente por meio dessas aulas, com vistas a aprimorar o ensino de Biologia.
Palavras-chave: Aula experimental. Ensino de Biologia. Alfabetização científica.
|
1076 0 bytes UTFPR |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Análise citogenética em acessos de Paspalum atratum (Poaceae) |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
SANTOS, Ana Caroline Casalvara dos
Com grande potencial forrageiro, o gênero Paspalum compreende aproximadamente 400 espécies, as quais são quase na sua totalidade de origem americana.Graças aos seus atributos, algumas espécies do gênero estão sob esquemas de melhoramento. Visa-se não apenas ao desenvolvimento de cultivares a partir da variabilidade genética existente, como também à formação de híbridos intra ou interespecíficos. O melhoramento neste gênero é comprometido pelo nível de ploidia e modo de reprodução. Compatibilidade só é encontrada entre acessos poliplóides, os quais são, em geral, apomíticos. Cruzamentos podem ser realizados entre acessos tetraplóides, desde que haja um acesso sexual com este nível de polidia. Apesar de apomíticos, os acessos poliplóides necessitam de gametas viáveis para a formação do endosperma da semente. A poliploidia, por outro lado, causa inúmeras anormalidades meióticas que comprometem a viabilidade gamética. Dentre os programas de melhoramento de Paspalum, destaca-se o desenvolvido Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, São Paulo. Dentre as espécies existentes na coleção de germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, destaca-se o Paspalum atratum. Esta espécie se destaca devido às suas características agronômicas. Atualmente, P. atratum cv. Pojuca –Capim Pojuca (BRA-09610) é comercializado como cultivar no Brasil. Esta cultivar foi desenvolvida pela EmbrapaCerrados (DF) e lançada em 2004. Há, todavia, necessidade de desenvolvimento de novas cultivares. Nesta pesquisa, 14 acessos de P. atratum foram analisados pela metodologia convencional para se obter dados sobre número de cromossomos, nível de ploidia e comportamento meiótico como subsídio ao programa de melhoramento. Todos os acessos analisados mostraram-se tetraplóides (2n=4x=40), sendo que o número de cromossomos encontrado para a espécie foi coincidente com a literatura. Em dois acessos (BRA-023019 e BRA-023612), foram encontradas evidências da ocorrência de translocação e em outro acesso (BRA-023353) ocorreu formação de díades, tríades, além de tétrades, como xii produto final da meiose, característico de ausência ou falha da segunda citocinese. Nos demais acessos, o comportamento meiótico foi variável, sendo que apenas um apresentou muitas anormalidades e a maioria apresentou meiose regular, com anormalidades típicas de poliplóides, que não comprometeram, em níveis elevados, os micrósporos. Logo, os acessos de P. atratum analisados neste trabalho, excetuando-se os acessos envolvidos nas anormalidades já citadas, demonstram potencial para serem lançados como cultivares ou serem utilizados nos programas de melhoramento envolvendo hibridizações intra ou interespecíficas.
Palavras-chave: Microsporogênese. Número de cromossomos. Gramínea forrageira. Citologia. Melhoramento genético.
|
1208 0 bytes UEM |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BULLA, Marcelo Erdmann
A pesquisa aqui apresentada tem como tema central a Evolução Biológica Humana, suas Interações Polêmicas (controvérsias científicas) e a Formação Continuada de professores. Temos como objetivos evidenciar o papel das interações polêmicas na construção do conhecimento biológico através da polêmica entre os paleoantropólogos Tim White e Esteban Sarmiento relativa ao fóssil hominídeo Ardipithecus ramidus (“Ardi”). Propomos, também, avaliar o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema, em um curso de formação continuada para professores de Ciências e Biologia da rede básica pública de Cascavel-PR e região. Justificamos a escolha do tema “evolução biológica humana” por se tratar de uma área pouco ou nada abordada durante a formação inicial (graduação) e devido à ausência de cursos de formação continuada. A decisão em pesquisar sobre as interações polêmicas se deve ao fato de que essas constituem o contexto dialógico natural da ciência no qual se elaboram as teorias. A escolha da interação polêmica White-Sarmiento se justifica devido a essa controvérsia científica propor a revisão de duas hipóteses relativamente bem aceitas pela comunidade científica, a “hipótese da savana” e a “hipótese do ancestral comum chimpanzé-semelhante”. Além disso, já havíamos utilizado simplificadamente essa polêmica no ensino médio resultando em férteis discussões acerca da ciência. Tal polêmica fora analisada de acordo com os critérios estabelecidos pelo filósofo Marcelo Dascal (1994; 2005; 2006) e classificada como sendo do tipo dominante discussão. O trabalho empírico envolveu a coleta de dados a partir das respostas fornecidas pelos professores a um questionário inicial e a um final. Além dos questionários, coletamos dados a partir de filmagens durante o curso de formação. Os dados constituídos foram avaliados mediante a metodologia de Análise de Conteúdo. As análises e discussões dos dados obtidos na pesquisa empírica com os professores permitiu evidenciar a urgência e relevância em se propor, ao menos, uma disciplina optativa que aborde a evolução biológica humana na formação inicial. No entanto, aspiramos que tal conteúdo, deveria constar em disciplina obrigatória. Configura-se também, de máxima urgência, o oferecimento de cursos de formação continuada na área, para os docentes já inseridos nas escolas. Também evidenciamos a importância das interações polêmicas para o desenvolvimento e avanço do conhecimento científico. Concluímos que ensinar biologia e ciências utilizando interações polêmicas (controvérsias científicas) pode constituir-se em satisfatória ferramenta pedagógica para apresentar a história da ciência e a sua natureza, uma vez que a atividade científica é permeada por conflitos e batalhas intelectuais. Apresentar essa imagem científica pode melhorar a compreensão dos estudantes em relação ao modo de trabalho interno da ciência, dentro das comunidades científicas, destacando seu caráter competitivo e coletivo. Alguns professores perceberam a presença de valores não-científicos na controvérsia científica White-Sarmiento e isso torna-se relevante para nos lembrar de não apresentar aos alunos a imagem do cientista como alguém alheio à sociedade e à cultura.
PALAVRAS-CHAVES: Interações Polêmicas, Controvérsias Científicas, Evolução Biológica Humana, Formação Continuada, Ensino de Biologia, Ardipithecus ramidus.
|
1400 0 bytes UNIOESTE |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Prevalência e Fatores Associados ao Sucesso da Amamentação Exclusiva no Município de Francisco Beltr |
Versão: PDF Atualização: 9/10/2017 |
Descrição:
KLOCK, Adriana Damke
A amamentação é um importante meio de combate à morbimortalidade infantil. O presente trabalhoidentifica a prevalência e os fatores associados ao aleitamento materno exclusivo em crianças de seis mesese as percepções sobre o temana perspectiva das mães e dos profissionais de saúde no município de Francisco Beltrão-PR. É um estudo descritivo de natureza quantitativa e qualitativa. Na primeira fase foram entrevistadas as cuidadoras principais das crianças de seis meses. Os dados foram tabulados e analisados no programa EPI INFO 3.5.2 utilizando-se testes de associação. A partir destes dados selecionaram-se grupos de mães e de profissionais de saúde para realização de grupos focais. Para análise dos dados qualitativos utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Da análise quantitativa constatou-se a prevalência de 27,1% no aleitamento materno exclusivo (AME).Foram fatores associados ao AME o não uso da chupeta (p<0,0001), o tipo de parto ser normal (p= 0,025) e a faixa etária da mãe ser superior aos 20 anos (p=0,009).Entre os motivos para o desmame precoce do AME foram associados: o trabalho (p=0,007), ter pouco leite (p=0,002), não ter leite (p=0,007) e achar que seu leite era fraco (p=0,047).Entre as mães observamos que 74,1% receberam orientação sobre amamentação, sendo 52,4% no pré natal, 28,6% no pré e no pós natal e 19,0% no pós natal, principalmentepor enfermeiros (34,7%) e médicos (32,7%) demonstrando ser necessária a estimulação das ações interdisciplinares. As mães relataram que 17,9% participaram de grupo de gestante sendo que destas todas receberam orientação sobre amamentação. Na análise qualitativa das mães com menor AME emergiram categorias de sentimentos positivos, sentimentos negativos, dificuldades e facilidades no AME. No grupo das mães com maior AME as falas foram categorizadas em percepções positivas, negativas e ações dos profissionais da saúde. No grupo focal dos profissionais as categorias foram benefícios e dificuldades apontadas. Conclui-se sobre a necessidade de contínua avaliação e melhora na prevalência do aleitamento materno esclarecendo a população sobre a influência negativa da cultura da chupeta sobre o AME, estímulo ao parto normal por ser fator protetor do AME, prevenção da gravidez na adolescência pelo risco maior de desmame precoce nesta faixa etária. Ações de orientações interdisciplinares no ciclo gravídico puerperal precisam ser ampliadas e fortalecidas no esclarecimento do mito do leite fraco e quanto a não ter leite. As equipes precisam proteger a amamentação evitando a prescrição de leite artificial sem critérios, onde puérperas precisam ser referenciadas à sua Unidade Básica de Saúde de apoio e esta realize a visita domiciliar até o quinto dia pós-parto. Grupos de gestantes precisam ser criados e/ou fortalecidos pelas equipes e apoiados pela gestão. A família deve estar junto com a mãe nas formações e nas orientações, onde a equipe multidisciplinar entenda sua cultura. A sociedade precisa também proteger o AM em relação ao trabalho com ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses, e reivindicar o retorno do banco de leite para a região.
Palavras chaves: Aleitamento materno. Desmame. Atenção primária. Equipe interdisciplinar.
|
1469 0 bytes Unoesc http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação da Genotoxicidade de Nanotubos de Carbono de Paredes Múltiplas em Danio rerio e Astyanax |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
CIMBALUK, Giovani Valentin
Como resultado do crescimento da população humana e da mudança nos padrões de vida, produção, consumo e eliminação de resíduos, os contaminantes ambientais estão aumentando em quantidade e espécie. Os nanomateriais, considerados contaminantes emergentes, se destacam nesse contexto. Suas propriedades físicas e químicas distintas podem diminuir os custos de produção e melhorar a eficiência de uma gama enorme de produtos que vão de cosméticos a eletroeletrônicos. Os nanotubos de carbono (NTCs) são, desde a década de 90, um dos tipos de nanomateriais mais estudados em função de suas propriedades intrínsecas que lhes asseguram protagonismo nos mais variados setores da indústria do século 21. Tendo em vista que a genotoxicidade dos nanotubos de carbono é um assunto ainda muito controverso, nós realizamos testes de exposição aguda e subcrônica por via hídrica a uma amostra comercial de nanotubos de carbono de paredes múltiplas em diferentes concentrações em duas espécies de peixes; um modelo exótico (Danio rerio), e uma espécie nativa (Astyanax altiparanae). Através do ensaio cometa em eritrócitos e do teste do micronúcleo písceo, também em eritrócitos, foi constatado que a amostra de nanotubos de carbono testada não produziu genotoxicidade aparente por meio de quebras de simples/dupla fita no DNA ou efeitos castogênicos e/ou aneugênicos em nenhuma das espécies, independentemente do tempo de exposição. Todavia, os resultados obtidos indicam a possibilidade de ocorrência de crosslinks DNA-NTCs.
Palavras-Chave: Nanotubos de carbono. Genotoxicidade. Astyanax altiparanae. Danio rerio. Ensaio cometa. Teste do Micronúcleo Písceo.
|
1527 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Informação a serviço da escola: o sistema estadual de registro escolar (Sere) do Paraná |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Selma Maria Costa De
Estudo sobre a informação a serviço da escola com foco no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) do Paraná. Objetiva analisar o SERE à luz de uma aproximação entre Ciência da Informação e Ciência da Educação, buscando identificar as contribuições do Sistema para a educação e o ensino. Revê as políticas públicas que favoreceram a implementação de programas voltados à Tecnologia de Informação e Comunicação para fins educacionais. Descreve o Sistema e analisa a sua estrutura. Retoma estudo exploratório (2008) sobre a perspectiva do secretário da escola, principal usuário do Sistema. Discute o uso da informação, a partir da coleta, na prática de secretários, pedagogos e professores. Amplia estudo pela observação direta realizada em duas escolas públicas estaduais e questionário aplicado em doze escolas públicas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana Norte de Curitiba. Entrevista desenvolvedores do Sistema. Identifica lacunas informacionais. Aponta os elementos informacionais no uso escolar do sistema e o(s) benefício(s) para o estudante. Identifica o SERE como sistema de apoio à tomada de decisão pelo usuário escolar somado a dados auxiliares provindos de coleta informal. Além disso, subsidia o gestor educacional para a adoção de programas governamentais destinados ao estudante da educação básica e escola. Reconhece a existência de problemas na disseminação de dados/informações sobre os estudantes no interior da escola, e o reduzido uso de Tecnologia da Informação e Comunicação pela gestão escolar. Esclarece na evolução do sistema a participação do usuário escolar em sua origem, bem como, do gestor educacional em seu aprimoramento. Conclui a necessidade de inclusão de dados subjetivos sobre os estudantes, colhidos informalmente nas escolas públicas, o aperfeiçoamento dos relatórios emitidos e a integração de pedagogos e professores ao Sistema.
Palavras-chave: Sistema de registro escolar. Sistema Estadual de Registro Escolar. Sistema de informação. Informação escolar.
|
1592 0 bytes UFPR http:// |
|