Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contribuições da Temática Vida Saudável para o Processo de Alfabetização Científica e Tecnológica |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
PFLANZER, Rodrigo
Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as dimensões de sentido e aplicabilidade dos conceitos científicos, e em sala de aula tal processo pode ser verificado a partir de Indicadores de Alfabetização Científica. Nessa perspectiva, investigamos, por meio de uma intervenção na disciplina de Biologia, estratégias didáticas amparadas em pressupostos que indicam caminhos para abordar o conhecimento científico de maneira não propedêutica e memorística, permeadas pelas interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Buscou-se neste trabalho analisar as contribuições que a unidade didática Vida Saudável oferece no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica. Elaborou-se esse estudo a partir do interesse pelo tema Vida Saudável apresentado por quatorze educandos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do campo, em cidade da Região Metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Para tanto, empregaram-se como principais recursos didáticos a divulgação científica, a experimentação problematizadora, infográficos, vídeos explicativos entre outros. As atividades foram organizadas com pressupostos dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Os dados foram constituídos a partir de gravações de falas dos alunos, diários de bordo de alunos e professor e questionários avaliativos da proposta didática implementada. O problema central que fomentou a elaboração desta pesquisa é direcionado para a seguinte questão: Quais as potencialidades que a construção de uma unidade didática com o tema Vida Saudável amparada pelo contexto social dos educandos, oferecem no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica? Os objetivos específicos para essa investigação são: caracterizar os pressupostos teóricos que amparam os objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Ciências; mapear os subsídios teóricos que permeiam a utilização de temas sociais, bem como os recursos e estratégias didáticas potencializadores no processo de ACT no contexto escolar e discutir as contribuições da temática Vida Saudável para o desenvolvimento da ACT no ensino de Biologia. A análise da proposta desenvolvida ocorreu à luz do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica, com fundamentos em Sasseron e Carvalho (2008; 2011). A apreciação dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2014), com a estruturação das seguintes categorias a priori, seriação, organização e classificação de informações, raciocínio lógico e proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão e uma categoria emergente que faz menção à metodologia e avaliação dos recursos didáticos utilizados na proposta didática relatados pelos estudantes. Os resultados permitem afirmar que o tema estudado colaborou para ampliar a visão dos educandos sobre como desenvolver uma Vida Saudável, bem como potencializou o desenvolvimento do saber científico e da aplicação do conhecimento em ações que mostram a Ciência além dos muros escolares e das dimensões da sala de aula.
Palavras-chave: Alfabetização científica. Ensino de Biologia. Vida Saudável.
|
2948 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Articulação de tecnologias de informação e comunicação – TIC, no ensino de Biologia para estudo inte |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
COSTA, Karla Patrícia Gomes
As transformações sociais e tecnológicas contemporâneas fizeram emergir a necessidade por mudanças significativas no sistema educacional, citam-se: a análise do perfil dos sujeitos, estrutura e enfoque curricular, expectativas de aprendizagem, formação inicial e continuada dos docentes, inserção de Tecnologiasde Informação e Comunicação - TIC no planejamento e na prática pedagógica, abordagens metodológicas ativas, interdisciplinares e contextualizadas. A partir desse contexto, a pesquisa desenvolvida propôs a análise do potencial interdisciplinar e contextualizador das TIC, representadas pela Internet e pelo software Google Earth® no ensino de Biologia com ênfase ao estudo multitemático de uma área urbana.
Palavras-chave:Tecnologias de informação e comunicação (TIC). Sensoriamento remoto. Internet. Interdisciplinaridade. Contextualização sócio-histórica.
|
585 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Informação a serviço da escola: o sistema estadual de registro escolar (Sere) do Paraná |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Selma Maria Costa De
Estudo sobre a informação a serviço da escola com foco no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) do Paraná. Objetiva analisar o SERE à luz de uma aproximação entre Ciência da Informação e Ciência da Educação, buscando identificar as contribuições do Sistema para a educação e o ensino. Revê as políticas públicas que favoreceram a implementação de programas voltados à Tecnologia de Informação e Comunicação para fins educacionais. Descreve o Sistema e analisa a sua estrutura. Retoma estudo exploratório (2008) sobre a perspectiva do secretário da escola, principal usuário do Sistema. Discute o uso da informação, a partir da coleta, na prática de secretários, pedagogos e professores. Amplia estudo pela observação direta realizada em duas escolas públicas estaduais e questionário aplicado em doze escolas públicas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana Norte de Curitiba. Entrevista desenvolvedores do Sistema. Identifica lacunas informacionais. Aponta os elementos informacionais no uso escolar do sistema e o(s) benefício(s) para o estudante. Identifica o SERE como sistema de apoio à tomada de decisão pelo usuário escolar somado a dados auxiliares provindos de coleta informal. Além disso, subsidia o gestor educacional para a adoção de programas governamentais destinados ao estudante da educação básica e escola. Reconhece a existência de problemas na disseminação de dados/informações sobre os estudantes no interior da escola, e o reduzido uso de Tecnologia da Informação e Comunicação pela gestão escolar. Esclarece na evolução do sistema a participação do usuário escolar em sua origem, bem como, do gestor educacional em seu aprimoramento. Conclui a necessidade de inclusão de dados subjetivos sobre os estudantes, colhidos informalmente nas escolas públicas, o aperfeiçoamento dos relatórios emitidos e a integração de pedagogos e professores ao Sistema.
Palavras-chave: Sistema de registro escolar. Sistema Estadual de Registro Escolar. Sistema de informação. Informação escolar.
|
1591 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Seleção de primers ISSR e estrutura genética populacional de Baccharis crispa preng. (A |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
GÓRSKI, Felipe
Seleção de primers ISSR e estrutura genética populacional de Baccharis crispa Spreng. (Asteraceae) do sul do Brasil Baccharis crispa Spreng., popularmente conhecida como carqueja, é uma espécie herbácea pertencente a família Asteraceae. A espécie é amplamente utilizada na medicina popular e na indústria cervejeira como substituto do lúpulo. Também possui importância ecológica, pois é uma planta pioneira e atua na manutenção de polinizadores. Considerando estes aspectos, B. Crispa foi selecionada como uma espécie prioritária para realização de estudos de conservação de recursos genéticos e manejo, no bioma Mata Atlântica pelo Ministério do Meio Ambiente. Apesar de tal importância, nada é conhecido da diversidade genética da espécie. Assim, este trabalho teve como objetivo a seleção de primers ISSR (Inter Simple Sequence Repeat) e análise da estrutura genética de populações da Carqueja oriundas do Sul do Brasil. Para a seleção de primers ISSR, foram avaliados 42 primers em uma população de 20 indivíduos. Para cada primer foi calculado os índices PIC (Conteúdo de Informação Polimórfica), MI (Índice do Marcador) e RP (Poder de Resolução). Os valores de PIC variaram de 0,27 a 0,45, de MI de 4,87 a 12,37 e de RP de 2,2 e 11,57. Com estes dados foram selecionados os 15 primers com os maiores valores para os três índices. Estes primers foram aplicados em seis populações de B. crispa oriundas dos estados do PR, SC e RS para obtenção de dados genéticos - populacionais da espécie. A similaridade genética média dentro de cada população variou de 0,27 a 0,54 com média de 0,20 para todas as populações, evidenciando alta variabilidade. A análise de variância molecular (AMOVA) mostrou que a maior variação ocorre dentro das populações (0,56) do que entre as populações (0,43), o que é esperado em populações de plantas alógamas. O índice de diversidade de Shannon (0,26) e a diversidade genética de Nei (0,41) demonstram também alta variabilidade genética nas populações. O agrupamento dos indivíduos pelo coeficiente de Jaccard utilizando o método UPGMA formou seis grupos, ou seja, separando cada uma das populações. O teste de Mantel apresentou correlação positiva (r = 0,59) entre a distância geográfica e a distância genética. O índice de fixação (Fst) foi de 0,43. O dendrograma, a correlação e o Fst observado mostram que as populações estão estruturadas. O padrão da distribuição de locos mostrou que a populações do Paraná e Santa Catarina, apresentam maior variabilidade, corroborando com os índices de diversidade calculados. A análise conjunta dos resultados mostra que há alta variabilidade genética em B. crispa e que as regiões do Centro-Sul do Paraná (Região de Guarapuava e General Carneiro) e Meio-Oeste de Santa Catarina (Região de Joaçaba e Campos Novos) são prováveis centros de diversidade da espécie. Os dados observados parecem ainda indicar que a transformação de floresta em pastagens favorece a espécie e quando a floresta é substituída por áreas agrícolas, desfavorece a espécie. Estes dados são inéditos para B. crispa e contribuirão para a compreensão dos aspectos evolutivos da espécie e para o desenvolvimento de estratégias para o cultivo sustentável e conservação da mesma.
Palavras-chave: Carqueja. Diversidade genética. Genética de populações. Marcador molecular. Mata Atlântica.
|
2330 0 bytes Unicentro |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Análise citogenética em acessos de Paspalum atratum (Poaceae) |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
SANTOS, Ana Caroline Casalvara dos
Com grande potencial forrageiro, o gênero Paspalum compreende aproximadamente 400 espécies, as quais são quase na sua totalidade de origem americana.Graças aos seus atributos, algumas espécies do gênero estão sob esquemas de melhoramento. Visa-se não apenas ao desenvolvimento de cultivares a partir da variabilidade genética existente, como também à formação de híbridos intra ou interespecíficos. O melhoramento neste gênero é comprometido pelo nível de ploidia e modo de reprodução. Compatibilidade só é encontrada entre acessos poliplóides, os quais são, em geral, apomíticos. Cruzamentos podem ser realizados entre acessos tetraplóides, desde que haja um acesso sexual com este nível de polidia. Apesar de apomíticos, os acessos poliplóides necessitam de gametas viáveis para a formação do endosperma da semente. A poliploidia, por outro lado, causa inúmeras anormalidades meióticas que comprometem a viabilidade gamética. Dentre os programas de melhoramento de Paspalum, destaca-se o desenvolvido Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, São Paulo. Dentre as espécies existentes na coleção de germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, destaca-se o Paspalum atratum. Esta espécie se destaca devido às suas características agronômicas. Atualmente, P. atratum cv. Pojuca –Capim Pojuca (BRA-09610) é comercializado como cultivar no Brasil. Esta cultivar foi desenvolvida pela EmbrapaCerrados (DF) e lançada em 2004. Há, todavia, necessidade de desenvolvimento de novas cultivares. Nesta pesquisa, 14 acessos de P. atratum foram analisados pela metodologia convencional para se obter dados sobre número de cromossomos, nível de ploidia e comportamento meiótico como subsídio ao programa de melhoramento. Todos os acessos analisados mostraram-se tetraplóides (2n=4x=40), sendo que o número de cromossomos encontrado para a espécie foi coincidente com a literatura. Em dois acessos (BRA-023019 e BRA-023612), foram encontradas evidências da ocorrência de translocação e em outro acesso (BRA-023353) ocorreu formação de díades, tríades, além de tétrades, como xii produto final da meiose, característico de ausência ou falha da segunda citocinese. Nos demais acessos, o comportamento meiótico foi variável, sendo que apenas um apresentou muitas anormalidades e a maioria apresentou meiose regular, com anormalidades típicas de poliplóides, que não comprometeram, em níveis elevados, os micrósporos. Logo, os acessos de P. atratum analisados neste trabalho, excetuando-se os acessos envolvidos nas anormalidades já citadas, demonstram potencial para serem lançados como cultivares ou serem utilizados nos programas de melhoramento envolvendo hibridizações intra ou interespecíficas.
Palavras-chave: Microsporogênese. Número de cromossomos. Gramínea forrageira. Citologia. Melhoramento genético.
|
1208 0 bytes UEM |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BULLA, Marcelo Erdmann
A pesquisa aqui apresentada tem como tema central a Evolução Biológica Humana, suas Interações Polêmicas (controvérsias científicas) e a Formação Continuada de professores. Temos como objetivos evidenciar o papel das interações polêmicas na construção do conhecimento biológico através da polêmica entre os paleoantropólogos Tim White e Esteban Sarmiento relativa ao fóssil hominídeo Ardipithecus ramidus (“Ardi”). Propomos, também, avaliar o desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema, em um curso de formação continuada para professores de Ciências e Biologia da rede básica pública de Cascavel-PR e região. Justificamos a escolha do tema “evolução biológica humana” por se tratar de uma área pouco ou nada abordada durante a formação inicial (graduação) e devido à ausência de cursos de formação continuada. A decisão em pesquisar sobre as interações polêmicas se deve ao fato de que essas constituem o contexto dialógico natural da ciência no qual se elaboram as teorias. A escolha da interação polêmica White-Sarmiento se justifica devido a essa controvérsia científica propor a revisão de duas hipóteses relativamente bem aceitas pela comunidade científica, a “hipótese da savana” e a “hipótese do ancestral comum chimpanzé-semelhante”. Além disso, já havíamos utilizado simplificadamente essa polêmica no ensino médio resultando em férteis discussões acerca da ciência. Tal polêmica fora analisada de acordo com os critérios estabelecidos pelo filósofo Marcelo Dascal (1994; 2005; 2006) e classificada como sendo do tipo dominante discussão. O trabalho empírico envolveu a coleta de dados a partir das respostas fornecidas pelos professores a um questionário inicial e a um final. Além dos questionários, coletamos dados a partir de filmagens durante o curso de formação. Os dados constituídos foram avaliados mediante a metodologia de Análise de Conteúdo. As análises e discussões dos dados obtidos na pesquisa empírica com os professores permitiu evidenciar a urgência e relevância em se propor, ao menos, uma disciplina optativa que aborde a evolução biológica humana na formação inicial. No entanto, aspiramos que tal conteúdo, deveria constar em disciplina obrigatória. Configura-se também, de máxima urgência, o oferecimento de cursos de formação continuada na área, para os docentes já inseridos nas escolas. Também evidenciamos a importância das interações polêmicas para o desenvolvimento e avanço do conhecimento científico. Concluímos que ensinar biologia e ciências utilizando interações polêmicas (controvérsias científicas) pode constituir-se em satisfatória ferramenta pedagógica para apresentar a história da ciência e a sua natureza, uma vez que a atividade científica é permeada por conflitos e batalhas intelectuais. Apresentar essa imagem científica pode melhorar a compreensão dos estudantes em relação ao modo de trabalho interno da ciência, dentro das comunidades científicas, destacando seu caráter competitivo e coletivo. Alguns professores perceberam a presença de valores não-científicos na controvérsia científica White-Sarmiento e isso torna-se relevante para nos lembrar de não apresentar aos alunos a imagem do cientista como alguém alheio à sociedade e à cultura.
PALAVRAS-CHAVES: Interações Polêmicas, Controvérsias Científicas, Evolução Biológica Humana, Formação Continuada, Ensino de Biologia, Ardipithecus ramidus.
|
1400 0 bytes UNIOESTE |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação da Inserção da temática Educação Ambiental por meio das TIC’s no cotidiano escolar de um c |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
FREITAS, Marcos
É inquestionável a importância da Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação de estudantes capazes de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. Diante dos problemas vividos em nossa sociedade, o tratamento dos problemas socioambientais no ensino formal é uma das condições que contribuem para mudanças e transformações do modelo capitalista, que estimula o consumo exagerado e reforça as desigualdades sociais. Porém, a inserção da EA no ambiente escolar enfrenta muitos desafios que passam, inclusive, pela própria falta de estrutura do sistema educativo que na maioria das vezes ainda trabalha de forma tradicional. Implementar a EA no contexto escolar requer mudança de postura e de atitudes para um debate participativo sobre as questões ambientais em que a comunidade está inserida. Assim, a presente pesquisa objetivou avaliar o processo de inserção da temática ambiental no contexto do colégio João Paulo II – Pitanga-PR. Como produto desse processo produziu-se um site educacional como elemento integrador e catalizador de todo o processo. Este trabalho apoiou-se na abordagem qualitativa por ser a que melhor se adéqua ao objeto dessa pesquisa, a qual é do tipo estudo de caso. O processo como um todo, envolveu momentos de investigação das concepções de ambiente da comunidade escolar, formação e realização de atividades socioambientais e produção de um site educativo. A avaliação de todo o processo revelou avanços significativos da inserção da EA pelo colégio, principalmente pelo envolvimento de toda a escola em torno da temática ambiental e envolvimento de professores das mais diversas disciplinas. O site revelou-se importante a medida que promoveu uma ampla socialização das atividades, fonte de pesquisa e informação e uma memória das ações realizadas. Embora tenha ocorrido esses avanços as atividades realizadas pelos professores em sua maioria demonstraram limitações quanto a criticidade a abordagem.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Escola. Tecnologia .
|
2297 0 bytes UNICENTRO |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A experimentação nas aulas de biologia como promotora da alfabetização científica |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
JAROCHYNSKI, Nives Fernanda de Castro.
O ensino de Biologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, exige aprimoramento e criatividade constantes a fim de melhorar o aprendizado e despertar o envolvimento dos alunos. Com o declínio do interesse dos alunos pela Ciência, deve-se pensar em possibilidades que os aproximem novamente dos processos o de fazer ciências, instigando-os ao pensamento científico. Para tanto, é preciso levá-los a observar, experimentar, levantar hipóteses e interpretar resultados, correlacionando-os ao cotidiano, contextualizando o ensino e o tornando útil à vida. Tais anseios estão presentes nesta pesquisa, que objetiva a implementação de aulas experimentais, contextualizadas, que possibilitem não somente a compreensão do mundo, mas também uma formação educacional autônoma, social, tornando-os assim alunos alfabetizados cientificamente. A presente pesquisa foi realizada em um colégio estadual do Estado do Paraná, na cidade Curitiba, e envolveu alunos do Ensino Médio das 1.o , 2.o e 3.o ano. A avaliação da pesquisa pautou-se nas respostas de questões-problemas, possibilitando ao educando relacionar a prática a situações vivenciadas no dia a dia, como alimentação, doenças etc. Utilizou-se o processo quali-quantitativo na observação das respostas antes e após cada aula, verificando a porcentagem e a qualidade das respostas. O resultado mostra a diferença nas respostas, pelo aumento do número de acertos e pelo aprimoramento delas, relacionando o conteúdo científico à resolução de questões inerentes ao cotidiano. Ao concluir o trabalho, observa-se que os objetivos foram atingidos, formular uma sequência didática composta por aulas experimentais e alfabetizar cientificamente por meio dessas aulas, com vistas a aprimorar o ensino de Biologia.
Palavras-chave: Aula experimental. Ensino de Biologia. Alfabetização científica.
|
1075 0 bytes UTFPR |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Mapa Conceitual: uma ferramenta para ensinar Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
FERRARI, Sonia Cristina
Esta pesquisa busca contribuir no ensino da Zoologia de vertebrados no Ensino Fundamental. A prática pedagógica dos professores de Ciências Naturais com esses conteúdos apresenta algumas dificuldades, dentre elas podem-se citar: conhecimento teórico/prático deficiente nas ferramentas pedagógicas que possam ser aplicadas no ensino da Zoologia; carência de formação continuada com foco na área zoológica; lacunas na formação inicial sobre a abordagem evolutiva e filogenética. Nesse contexto, optou-se por uma metodologia de pesquisa que permitisse a integração da pesquisadora com os professores de Ciências num processo de formação continuada buscando refletir sobre suas dificuldades no ensino da Zoologia e construir alternativas no âmbito coletivo para minimizar as deficiências apontadas. Dessa forma, utilizou-se a modalidade da pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa para análise dos dados pesquisados. Para efetivar esta investigação, foi constituído um grupo de estudos com os professores de Ciências Naturais de Laranjeiras do Sul-Pr. Durante os encontros, foi despertado o interesse dos professores em melhorar a utilização da ferramenta pedagógica mapa conceitual, aproveitando suas potencialidades. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo propor aos professores de Ciências Naturais estratégias de ensino com mapas conceituais subsidiadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa, com vistas a auxiliá-los no ensino da Zoologia de vertebrados. A partir do registro das reuniões do grupo de estudos e dos resultados da aplicação das estratégias com mapas conceituais elaboradas pelo grupo, os dados foram organizados e discutidos utilizando-se categorias de análise. Com os resultados, pôde-se destacar que os mapas conceituais são uma ferramenta eficaz para sistematizar, organizar e resumir os conteúdos da Zoologia, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Além disso, a construção dos mapas conceituais despertam o interesse e o empenho dos alunos, bem como oportunizam um trabalho colaborativo se desenvolvida de forma coletiva. A construção dos mapas conceituais com o uso de recursos tecnológicos e softwares educativos podem agregar múltiplas informações sob a forma de vídeos, fotos, textos e sons, além de auxiliar na articulação entre o conhecimento escolar e a realidade do aluno.
Palavras-chave: Ciências Naturais. Estratégias pedagógicas. Formação continuada. Aprendizagem significativa.
|
10753 0 bytes UNICENTRO |
Categoria: Biologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação das Características Socioeconômicas, Sociodemográficas e de Qualidade de Vida de Indivíd |
Versão: Atualização: 2/6/2017 |
Descrição:
XAVIER, Audineia Martins
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Apresentam alta prevalência em quase todos os países, o que se deve, principalmente, às transformações socioeconômicas e sociodemográficas associadas aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos nos últimos tempos. No entanto, o aumento da incidência de HAS e DM apresenta diversas consequências individuais, além de aumentar os gastos com o sistema público de saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características socioeconômicas, sociodemográficas e de qualidade de vida de portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR. Participaram da pesquisa indivíduos adultos e idosos, portadores de HAS e/ou DM e cadastrados em 16 grupos de convivência de Guarapuava no Programa Hiperdia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, utilizando-se um questionário sociodemográfico e um questionário avaliativo sobre a qualidade de vida (WHOQOL-bref). Participaram efetivamente da pesquisa 205 indivíduos, sendo 136 (66,34%) hipertensos, 13 (6,34%) diabéticos e 56 (27,32%) com ambas as patologias. Verificou-se uma maior predominância de indivíduos com HAS isolada nos grupos de convivência do município. Além disso, a maioria dos participantes informou ser casado, do sexo feminino, da raça branca, de religião católica, com baixa escolaridade, elevado número de filhos, morar em residência própria e na zona urbana e apresentar uma baixa renda mensal. Os indivíduos com idade ≥ 65 anos apresentaram menor prevalência de HAS isolada e HAS+DM associadas, enquanto as pessoas não alfabetizadas tiveram maior ocorrência dessas patologias. A raça parda demonstrou maiores chances para o desenvolvimento de DM isolado e HAS+DM, quando comparada a outras raças. Além disso, as mulheres com ≥ 65 anos e que têm moradia própria quitada apresentaram maiores chances de desenvolver HAS isolada. Contrariamente, as mulheres residentes na zona rural tiveram menores chances para o aparecimento de HAS e HAS+DM, se comparadas àquelas da zona urbana. Uma renda econômica menor também influenciou para reduzir a prevalência de HAS (p<0,05) entre as mulheres. A maioria dos indivíduos avaliados classificou-se com uma boa qualidade de vida, principalmente para o domínio psicológico, enquanto o domínio físico foi aquele que apresentou menor classificação de qualidade de vida. Conclui-se que os fatores socioeconômicos, sociodemográficos e de qualidade de vida interferem diretamente no cotidiano de indivíduos portadores de HAS e/ou DM participantes de grupos de convivência de Guarapuava, PR.
Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissíveis. Políticas públicas de saúde. Ações em saúde.
|
3339 0 bytes http:// |
|