Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A Concepção Docente dos Jogos Cooperativos na Educação Física Escolar: Construção de Instrumento Ava |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
SIKORA, Giseli
Compreender as finalidades do jogo cooperativo na Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano potencializa a qualidade de ensino em ambiente escolar. Este estudo teve como propósito a elaboração de instrumento investigativo, voltado a investigar a concepção docente dos jogos cooperativos na Educação Física Escolar. População e Amostra: Para este estudo utilizaram-se três populações em fases distintas no processo de elaboração do instrumento QJC. Cinco professores de Educação Física, que atuam nos diversos níveis de ensino, no estado do Paraná e três especialistas, com doutorado na área de Educação Física, para a validação de conteúdo, e ainda, 15 professores de Educação Física para a validação semântica. Instrumentos de medida: foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Roteiro de questões para grupo focal 2) Formulário de análise do conteúdo; 3) Formulário de análise semântica para especialistas; 4) Formulário de validação semântica para participantes do estudo piloto; e 5) Questionário Jogos Cooperativos. Ambos foram utilizados nas adequações do QJC. Desenho do estudo: Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e correlacional, do tipo transversal, onde análises quantitativas foram utilizadas em consonância com análise qualitativa. Análise Qualitativa: foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a fim de avaliar as inferências produzidas em grupo focal, para excluir e modificar itens do questionário QJC. Análise estatística: Utilizou-se o coeficiente de Concordância de Kappa, para avaliar o formulário de análise do conteúdo e a concordância por porcentagem absoluta no formulário de análise semântica aplicado em especialistas e na validação semântica aplicada em professores. Também utilizou-se o Alfa de Cronbach para verificar a consistência interna do QJC. Resultados: Na validação de conteúdo, o grupo focal indicou os questionamentos relevantes ao instrumento de investigação QJC e permitiu a exclusão e a convergência de categorias e itens do questionário. Já as análises estatísticas, provenientes da tabulação dos dados, dos formulários de análise do conteúdo e análise semântica, aplicada em especialistas, contribuíram qualitativamente para a reformulação do questionário QJC. A concordância entre especialistas, em relação à classificação de itens às suas respectivas categorias, foi moderada e após alterações sugeridas no formulário de análise semântica, conferiu ao QJC a validade de conteúdo. O questionário QJC foi validado semanticamente, em relação aos critérios simplicidade, facilidade de leitura, vocabulário adequado, objetividade e a não necessidade de adequação. A consistência interna apresentou um Alfa de Cronbach total de 0,7892. Considerações Finais: Conclui-se que o QJC possui validade de conteúdo, validade semântica e consistência interna satisfatória. Sugere-se a validação externa por meio da verificação da confiabilidade e da reprodutibilidade através da aplicação em uma amostra maior da população.
Palavras-chave: Elaboração de instrumento investigativo. Concepção docente. Questionário Jogos Cooperativos.
|
790 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As práticas de cultura corporal na escola: entre os significados e a obtenção do capital corporal na |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
JANOWSKI, Daniele Andrea
O presente trabalho objetivou estabelecer a relação entre componentes curriculares e a possibilidade de obtenção de capital corporal a partir dos conteúdos da cultura corporal. A conexão do conceito de capital corporal com a Educação Física aparece como fio condutor desta pesquisa, sendo considerada a disciplina fundamental na veiculação da cultura corporal, no desenvolvimento e na aprendizagem de conhecimentos que possibilitem ao aluno o investimento corporal e a obtenção de capital corporal a partir de práticas e conhecimentos. Buscou-se no quadro teórico de análise do sociólogo francês Pierre Bourdieu, elementos para configurar a problematização em relação à construção social do corpo do aluno no espaço escolar, como um campo social fundamental para a consolidação do habitus, para apropriação cultural presente nos conteúdos escolares, bem como nas vivências e experiências que adquire nesse contexto. A pesquisa bibliográfica parte da cultura no espaço escolar e da cultura corporal presente nos conteúdos e nos elementos articuladores do currículo da disciplina de Educação Física presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná, no Projeto Político Pedagógico, no planejamento anual da disciplina de uma escola do interior do Paraná. A pesquisa empírica foi delineada em dois momentos. O primeiro contou com a produção de dados decorrentes de questionários respondidos por 134 escolares do 8º e 9º anos do ensino fundamental e o segundo com uma entrevista realizada com um professor de Educação Física que ministra aulas na referida escola para buscar esclarecimentos sobre planejamento e práticas pedagógicas ligadas aos conteúdos estruturantes da disciplina e aos conhecimentos articulados nos documentos oficiais. Após a inferência de dados foi possível concluir que existe uma significativa aceitação da disciplina de Educação Física pelos alunos e certa nitidez no entendimento com relação aos benefícios da aquisição dos conhecimentos veiculados pelos conteúdos da disciplina para a manutenção da saúde, a preservação do corpo, a potencialização do corpo para desenvolver atividades cotidianas, a importância dos cuidados com o corpo, para a saúde, a imagem e a comunicação. É expressiva a compreensão, dentro dos limites de percepção desses alunos, da possibilidade de investimento corporal atual e futuro e da existência possível de obtenção de capital corporal, não nomeada, latente, como potencial cumulativo e lucrativo.
Palavras-chave: Educação Física. Componentes curriculares. Cultura corporal. Práticas escolares. Capital corporal.
|
1806 0 bytes UFPR |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Atividade física e saúde no contexto escolar: as aulas de Educação Física do ensino médio nas escola |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
DA LUZ, Evenilson Silvestre.
Esta pesquisa tem como objeto os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A questão central da pesquisa que buscamos responder é: Quais conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde são desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio? As questões que norteiam a pesquisa são: Quais são os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012)? Quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde? A pesquisa tem os seguintes objetivos: a) Analisar os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio; b) Examinar os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012); c) Identificar quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada por estudos referentes aos pressupostos da educação para o ensino médio (SAVIANI, 1996, 1999; TONET, 2012a, 2012b, 2013; BRASIL, 2013); a Educação Física no ensino médio na perspectiva da aptidão física e da saúde (MOREIRA, 2001, 2006; PALMA, 2007; FINCK, 2010a, 2010b, 2014; RECK, 2012; CARRANO; DAYRELL, 2013; NAHAS, 2013; OLIVEIRA, 2014). A metodologia da pesquisa seguiu os parâmetros estabelecidos por Cervo, 1983; Triviños, 1987; Marconi e Lakatos (2003) e Barros e Lehfeld, (2007). A pesquisa foi realizada em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, tendo como sujeitos participantes nove (9) professores de Educação Física que atuam no ensino médio e trezentos e dez (310) alunos do 3º ano do ensino médio. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a análise documental, a entrevista e o questionário. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultados da pesquisa apontamos os seguintes: a crescente procura pelas atividades de baixo gasto calórico e pronunciamento do sedentarismo, entre os alunos do 3º ano do ensino médio, tem estreita relação com a falta de conhecimento sobre os reais benefícios da atividade física para a saúde; o potencial de escolhas de atividades físicas está associado às experiências vivenciadas pelos alunos durante a educação básica; há divergências na proposição de conteúdos e conhecimentos para o ensino médio apresentados pelos professores de Educação Física pronunciando a lacuna na formação dos alunos do 3º ano do ensino médio, os quais apresentam dificuldades para responder criticamente aos apelos do consumo e da mídia e a consequente adoção de hábitos saudáveis pautadas no direito de viver bem.
Palavras-chave: Educação Física. Atividade Física. Aulas de Educação Física. Saúde. Ensino Médio.
|
1538 0 bytes UEPG |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Corpo e cultura midiática: fronteiras (in)visíveis à prática pedagógica da Educação Física. |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BISCARO, Marlene Vitoria.
O objetivo desta dissertação foi investigar as relações entre as representações do corpo (preocupação essencial da Educação Física) e a cultura midiática (aspecto marcante da contemporaneidade). Considerando que a cultura e suas representações se transformam ao longo do tempo, foi necessário rever o percurso histórico da Educação Física no Brasil, as diversas concepções teóricas e as relações entre a Educação Física e a posição do corpo no contexto da Educação Física escolar. A cultura midiática influencia a construção das representações. Assim, o pressuposto é que as representações estereotipadas sobre corpo sejam alimentadas ou questionadas durante a formação inicial dos professores e contribuem para a continuidade ou melhoria das práticas pedagógicas a fim de romper com concepções e modelos que instrumentalizaram e instrumentalizam o corpo e que ainda estão presentes na escola. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, cuja natureza exploratória envolve o levantamento realizado por meio da pesquisa de campo amparada pela pesquisa bibliográfica. Participaram da pesquisa 70 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do interior do estado do Paraná. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. A partir do aporte teórico de autores tais como Soares (2001), Bauman (2001), Darido e Rangel (2005), Santaella (2008), Neira e Nunes (2008) entre outros, percebeu-se que a mídia fixa determinado modelo de imagem corporal a ser seguido e que atende a veemência do mercado do consumo. Foi possível perceber que as influências da mídia estão presentes entre os graduandos de Educação Física e que isso deve ser motivo de reflexão em razão da importância que os futuros professores têm na formação das crianças e adolescentes. Considera-se que a busca incessante pela beleza na modernidade líquida é preocupante. Destaca-se que cabe ao profissional da área uma reflexão crítica para futuras intervenções pertinentes aos reflexos que o corpo midiático exerce nos sujeitos e como esses padrões sociais se constroem na sociedade.
Palavras-Chave: Educação Física. Corpo. Mídia. Educação.
|
950 0 bytes UNOPAR |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Docência Universitária e Formação Pedagógica: o Estágio de Docência na Pós-Graduação stricto sensu |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
COSTA, Daiene de Cássia Souza da
Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universida de Estadual de Londrina, inserido na Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas –Formação de Professores e consistiu na análise da contribuição do Estágio de Docência na Pós-Graduação stricto sensu para formação do professor do Ensino Superior. Teve como problema a seguinte questão: Quais as contribuições do Estágio de Docência para formação do professor do Ensino Superior em uma universidade pública? O objetivo geral foi analisar a contribuição do Estágio de Docência para a formação dos pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, destacando ações, que colocassem em evidência a valorização da docência neste processo. Especificamente pretendeu: (a) identificar aspectos relevantes da perspectiva dos pós-graduandos, professores e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu sobre o Estágio de Docência e sua contribuição na formação para a docência e (b) analisar, com base na literatura, a perspectiva dos pós-graduandos, professores e coordenadores consultados relativamente ao Estágio de Docência como proposta e ação formativa para a docência no Ensino Superior. A pesquisa realizada pode ser caracterizada como de natureza qualitativa e como um estudo exploratório descritivo. Os participantes desta pesquisa foram pós-graduandos em formação, coordenadores e professores de cinco Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Londrina que foram consultados por meio de questionários e entrevistas. Os resultados obtidos nos permitem considerar que: (ii) as avaliações dos Programas, as exigências de produtividade e as demandas próprias da pesquisa absorvem todos os envolvidos e são fatores que comprometem uma dedicação maior às questões da docência; (ii) o Estágio de Docência, embora contribua para a Formação Docente quando realizado com planejamento da disciplina e orientação adequada, precisa ainda ser mais bem sistematizado e estruturado, proporcionando, assim, um momento de aprendizagem aproximando teoria e prática, aspectos esses destacados pelos participantes da pesquisa.
Palavras chave: Ensino Superior. Formação Docente. Estágio de Docência. Pós-Graduação.
|
1053 0 bytes UEL |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Estudo molecular dos GENES ALFA ACTININA 3 e ECA I/D em atletas de esportes de combate, artes marcia |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
NETTO, Zair Candido de Oliveira
Os fatores genéticos e o meio ambiente são pontos relevantes no que tange a capacidade física do ser humano. O objetivo deste estudo foi avaliar o genótipo dos genes, ACTN3 e da ACE I/D, em lutadores de alto rendimento na modalidade de percussão. Neste estudo fizeram parte do conjunto amostral 15 atletas de alto rendimento da esportes de combate e arte marcial, sendo sendo 6 lutadores de Karatê, 4 lutadores de Taekwondo, 4 lutadores de Muay Thai e 1 lutador de Boxe, todos do sexo masculino com idade média de 25,06 anos, com experiência nacional e internacional em suas respectivas modalidades e categorias de peso. A genotipagem dos polimorfismos do ACTN3 e ACE I/D foi realizada por reação em cadeia da polimerase (PCR) a partir do DNA genômico. As frequências genotípicas e alélicas foram comparadas com populações controle e de atletas pelos testes do Qui-Quadrado, e exato de Fisher, para todas as análises foi adotado p˂0,05. Os resultados obtidos para as frequências genotípicas e alélicas do ACTN3 (RR=35,71%,RX=57,14% e XX=7,14%; R=64,28% e X=33,71%) e do ACE I/D (DD=30,76%, ID=50,84% e II=15,36%; D=65,2% e I=34,8%) não diferiram significativamente da população controle e com estudos relacionados a força. Em conclusão os dados da presente pesquisa seguem os padrões esperados para população no que tange a frequência genotípicas e em sua distribuição alélica nos genes da ACTN3 e da ACE I/D com lutadores de percussão.
Palavras-chave: Luta de percussão. Actinina. Enzima conversora de angiotensina.
|
3510 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Guia Prático para Auxílio na Execução de Exercícios com Pesos em Academia |
Versão: PDF Atualização: 3/1/2019 |
Descrição:
GRALA, Alan Pablo
Este material apresenta uma descrição detalhada das fases de elaboração do guia prático intitulado: Guia prático para auxílio na execução de exercícios com pesos em academia. A elaboração do guia prático foi realizada em 4 etapas: (1) Escolha dos exercícios, (2) Obtenção das imagens, (3) Elaboração do guia prático, e (4) Arte final. Inicialmente, foram selecionados os exercícios de musculação para compor o conteúdo do guia prático. A escolha dos exercícios e procedimentos de auxílio foi realizada mediante um consenso entre o conhecimento prévio dos pesquisadores e profissionais de Educação Física que atuam no âmbito das academias de musculação da cidade de Umuarama-PR e Londrina-PR. Após a escolha dos exercícios, um fotógrafo profissional foi contratado para obtenção das imagens ilustrativas, referentes ao posicionamento e conduta do profissional durante o procedimento de auxílio dos exercícios. As imagens foram obtidas em uma academia de ginástica com auxílio de modelos fotográficos, e tratadas posteriormente com software Adobe Photoshop® CC. Após a finalização do conteúdo, um profissional de Design Gráfico foi contratado para concluir os processos de criação, diagramação e arte final do guia prático utilizando o software Adobe Illustrator® v.23. Finalmente, o guia prático será submetido à análise de mérito editorial, visando à solicitação do número ISBN e subsequente divulgação do material. Este guia prático foi elaborado visando atender as características peculiares do curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da presente IES, cujo escopo principal é apresentar um produto técnico para auxiliar na atuação profissional direcionada ao mercado de trabalho.
Palavras-chave: Treinamento com pesos. Academia. Movimento. Auxílio. Técnica de movimento.
|
6461 0 bytes Unopar http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Lazer, Inclusão e Autonomia de Pessoas com Deficiência Intelectual na Cidade de Curitiba, PR: Entre |
Versão: PDF Atualização: 8/6/2017 |
Descrição:
GIRARDI, Vania Lucia
O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações nas políticas públicas de inclusão direcionadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR, e verificar se repercutem nas atividades de lazer dos integrantes do grupo Amigos do Handebol. Fez parte do estudo o grupo denominado Amigos do Handebol, composto por 14 homens com deficiência intelectual, que participaram dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná em 2015, bem como os 13 responsáveis pelos integrantes do referido grupo, 4 representantes da equipe pedagógica das escolas modalidade educação especial dos Amigos do Handebol e 6 gestores da Prefeitura Municipal de Curitiba. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa, com uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de: observação direta do grupo, anotados em diário de campo durante 12 encontros realizados; entrevistas semiestruturadas com os 37 participantes do estudo; busca no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, sobre o tema lazer e inclusão referente ao período 2013-2016. A análise de dados foi realizada a posteriori, com levantamento de categorias temáticas e cruzamento de dados para análise interpretativa. Os objetivos específicos foram: 1) levantar dados sobre as ações nas políticas públicas de inclusão voltadas para o lazer da pessoa com deficiência intelectual em Curitiba; 2) descrever as práticas cotidianas de lazer e suas características dentro e fora do espaço escolar dos participantes; 3) discorrer acerca das barreiras e facilitadores para as práticas tempo/espaço/lazer voltadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual em Curitiba; 4) analisar as possibilidades de lazer do grupo em estudo relacionadas às ações nas políticas públicas de inclusão voltadas para o lazer da pessoa com deficiência intelectual. As ações desenvolvidas nas políticas públicas de inclusão destinadas ao lazer para a pessoa com deficiência intelectual em Curitiba, seguiram um plano de ação na gestão municipal voltado para uma cidade mais humana e mais inclusiva, porém, a partir das análises, observa-se que há no cotidiano dos participantes fatores que dificultam o acesso ao lazer, como acessibilidade, conhecimento e informação sobre os direitos, os transportes, a autonomia, condições financeiras, invisibilidade, formação profissional, desconhecimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual, entre outras, que dificultam ou impedem a inclusão nas práticas de lazer com os demais cidadãos nos espaços da cidade. As ações implementadas no período de 2013-2016, no eixo 6 do plano Curitiba mais humana mais inclusiva, repercutiram de forma inexpressiva para os integrantes do grupo Amigos do Handebol, visto que as oportunidades de lazer relatadas nas entrevistas pela maioria deles apontam a participação em ações destinadas às escolas especializadas com um falso discurso de inclusão, configurando-se atividades integrativas entre pessoas com deficiência, evidenciando um caráter não inclusivo. O lazer como direito social e dimensão da vida pode ser efetivado desde que observados os dispostos na Lei Brasileira de Inclusão, que passou a considerar a pessoa com deficiência além dos aspectos biológicos, com um modelo social da deficiência com base nos direitos humanos. Olhar para outras dimensões do ser humano pode ser um caminho, a partir de uma educação para a inclusão e pela inclusão, através do lazer nos espaços públicos, como parques e praças. O lazer, além de uma ferramenta para o processo de autonomia da pessoa com deficiência intelectual, pode proporcionar o exercício da liberdade de escolha e o convívio com a diversidade.
Palavras-chave: Lazer. Políticas públicas. Inclusão. Autonomia. Deficiência intelectual.
|
6613 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Livro didático público de Educação Física do Estado do Paraná: potencial formativo |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
GILIOLI, Eduardo Borba
A Educação Física imputa-se, ao longo de sua história, a finalidade de contribuir para a formação de indivíduos saudáveis e produtivos, os quais são necessários ao sistema capitalista. Esse modelo formativo, pautado no paradigma da aptidão física e saúde, visa apenas adaptar os indivíduos às exigências do mercado e, por isso, pouco contribui para a formação humana, entendida como o desenvolvimento das faculdades psíquicas superiores, que proporcionam a reflexão e a possibilidade de intervenção na realidade. O embate entre a perspectiva da saúde e a perspectiva da cultura corporal influencia a elaboração do Livro Didático Público de Educação Física do Estado do Paraná (LDP-EF) que se opõe às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN-EM), o qual defende o paradigma da saúde.
Palavras-chave: Livro didático público. Educação Física. Potencial formativo. Crítica.
|
2343 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ http:// |
|