Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Política educacional no Brasil: proposições educacionais no plano plurianual dos governos Lula/Dilma |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
MICHELON, Edimor Antônio
Este estudo analisa as flexibilizações das políticas educacionais considerando as proposições educacionais no plano plurianual dos governos Lula e Dilma Rousseff (2008-2011). Considerando que em decorrência das tensões e pressões de classe, emergem políticas educacionais socialmente delineadas e circunscritas, no contexto do desenvolvimento econômico proposto e sustentadas pelo Estado brasileiro, nos eixos norteadores, apresentados no campo educacional pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Plano de Metas Compromisso Todos para Educação e Plano de Ações Articuladas (PAR), e no campo econômico pelo Plano Plurianual Desenvolvimento com Inclusão Social e Educação de Qualidade e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). Os planos, programas e projetos que emergem do plano plurianual, constituem uma política educacional de cunho produtivo, pela forma como articula e mobiliza diversos órgãos e mecanismos de Estado. Nessa direção estão os programas de Inclusão Digital, Saúde na Escola, Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Apoio ao Transporte Escolar, Caminho da Escola e o Brasil Profissionalizado, entre outros. Essa categoria de política intersetorial aciona mecanismos que dialogam entre si, a fim de sintetizar ações que minimizem os conflitos desencadeados pelos grupos populacionais em risco, pela insuficiência dos meios, da própria produção social imediata. Nessa direção, os programas educacionais propostos a partir do plano plurianual, representam nas flexibilizações das políticas sociais, as tensões e pressões que revelam do mesmo modo as relações entre classes.
Palavras-chave: Política educacional no Brasil. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Plano plurianual do Brasil.
|
1257 0 bytes UNIOESTE http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Livro didático público de Educação Física do Estado do Paraná: potencial formativo |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
GILIOLI, Eduardo Borba
A Educação Física imputa-se, ao longo de sua história, a finalidade de contribuir para a formação de indivíduos saudáveis e produtivos, os quais são necessários ao sistema capitalista. Esse modelo formativo, pautado no paradigma da aptidão física e saúde, visa apenas adaptar os indivíduos às exigências do mercado e, por isso, pouco contribui para a formação humana, entendida como o desenvolvimento das faculdades psíquicas superiores, que proporcionam a reflexão e a possibilidade de intervenção na realidade. O embate entre a perspectiva da saúde e a perspectiva da cultura corporal influencia a elaboração do Livro Didático Público de Educação Física do Estado do Paraná (LDP-EF) que se opõe às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN-EM), o qual defende o paradigma da saúde.
Palavras-chave: Livro didático público. Educação Física. Potencial formativo. Crítica.
|
2346 0 bytes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O lazer dos agricultores familiares promotores do turismo: o caso do roteiro turístico caminhos do M |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
ZIOLI, Osni
O turismo rural é apontado como uma das estratégias que permitem aos agricultores familiares o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida. Muitos estudos tratam deste tema, contudo há uma lacuna no sentido de entender o lazer sob a ótica dos agricultores promotores do turismo. O presente trabalho buscou compreender o que é lazer e quais as suas práticas na ótica dos agricultores familiares que promovem o turismo rural em suas propriedades no município de Francisco Beltrão no Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi do tipo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, a amostragem da pesquisa foi do tipo não-probabilístico, com coleta de dados e informações em cinco fases, sendo utilizadas como estratégias e instrumentos de pesquisa a entrevista gravada com base no roteiro semiestruturado, a observação direta com registro no diário de campo e entrevista com formulário semiestruturado, sendo os dados tabulados com os software Excel 2013 e Word 2013, e apresentados na forma de gráficos e tabelas e, posteriormente, interpretados a luz da revisão teórica. A importância do turismo ofertado pelos agricultores familiares, mais que o aumento da renda, está relacionado com os significativos momentos de crescimento pessoal e social vividos pelos agricultores familiares no contato com os turistas e com formas de trabalho mais interessantes do que as atividades agrícolas. O lazer dos entrevistados apresenta traços que demonstram o apego ao seu modo de vida, considerando aspectos de suas tradições, hábitos e costumes, em relação ao convívio familiar, com a comunidade em que estão inseridos, além das atividades de trabalho e da reprodução e ao estabelecerem as atividades de turismo, fortalecem a construção de uma racionalidade de resistência, em que está presente ao mesmo tempo uma lógica adaptativa que assimila as demandas externas e inovadora ao gerarem respostas que possibilitam a reprodução biológica e social da família.
Palavras-chave: Agricultura familiar. Turismo rural. Lazer. Sudoeste do Paraná.
|
1520 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Estudo molecular dos GENES ALFA ACTININA 3 e ECA I/D em atletas de esportes de combate, artes marcia |
Versão: PDF Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
NETTO, Zair Candido de Oliveira
Os fatores genéticos e o meio ambiente são pontos relevantes no que tange a capacidade física do ser humano. O objetivo deste estudo foi avaliar o genótipo dos genes, ACTN3 e da ACE I/D, em lutadores de alto rendimento na modalidade de percussão. Neste estudo fizeram parte do conjunto amostral 15 atletas de alto rendimento da esportes de combate e arte marcial, sendo sendo 6 lutadores de Karatê, 4 lutadores de Taekwondo, 4 lutadores de Muay Thai e 1 lutador de Boxe, todos do sexo masculino com idade média de 25,06 anos, com experiência nacional e internacional em suas respectivas modalidades e categorias de peso. A genotipagem dos polimorfismos do ACTN3 e ACE I/D foi realizada por reação em cadeia da polimerase (PCR) a partir do DNA genômico. As frequências genotípicas e alélicas foram comparadas com populações controle e de atletas pelos testes do Qui-Quadrado, e exato de Fisher, para todas as análises foi adotado p˂0,05. Os resultados obtidos para as frequências genotípicas e alélicas do ACTN3 (RR=35,71%,RX=57,14% e XX=7,14%; R=64,28% e X=33,71%) e do ACE I/D (DD=30,76%, ID=50,84% e II=15,36%; D=65,2% e I=34,8%) não diferiram significativamente da população controle e com estudos relacionados a força. Em conclusão os dados da presente pesquisa seguem os padrões esperados para população no que tange a frequência genotípicas e em sua distribuição alélica nos genes da ACTN3 e da ACE I/D com lutadores de percussão.
Palavras-chave: Luta de percussão. Actinina. Enzima conversora de angiotensina.
|
3511 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As práticas de cultura corporal na escola: entre os significados e a obtenção do capital corporal na |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
JANOWSKI, Daniele Andrea
O presente trabalho objetivou estabelecer a relação entre componentes curriculares e a possibilidade de obtenção de capital corporal a partir dos conteúdos da cultura corporal. A conexão do conceito de capital corporal com a Educação Física aparece como fio condutor desta pesquisa, sendo considerada a disciplina fundamental na veiculação da cultura corporal, no desenvolvimento e na aprendizagem de conhecimentos que possibilitem ao aluno o investimento corporal e a obtenção de capital corporal a partir de práticas e conhecimentos. Buscou-se no quadro teórico de análise do sociólogo francês Pierre Bourdieu, elementos para configurar a problematização em relação à construção social do corpo do aluno no espaço escolar, como um campo social fundamental para a consolidação do habitus, para apropriação cultural presente nos conteúdos escolares, bem como nas vivências e experiências que adquire nesse contexto. A pesquisa bibliográfica parte da cultura no espaço escolar e da cultura corporal presente nos conteúdos e nos elementos articuladores do currículo da disciplina de Educação Física presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná, no Projeto Político Pedagógico, no planejamento anual da disciplina de uma escola do interior do Paraná. A pesquisa empírica foi delineada em dois momentos. O primeiro contou com a produção de dados decorrentes de questionários respondidos por 134 escolares do 8º e 9º anos do ensino fundamental e o segundo com uma entrevista realizada com um professor de Educação Física que ministra aulas na referida escola para buscar esclarecimentos sobre planejamento e práticas pedagógicas ligadas aos conteúdos estruturantes da disciplina e aos conhecimentos articulados nos documentos oficiais. Após a inferência de dados foi possível concluir que existe uma significativa aceitação da disciplina de Educação Física pelos alunos e certa nitidez no entendimento com relação aos benefícios da aquisição dos conhecimentos veiculados pelos conteúdos da disciplina para a manutenção da saúde, a preservação do corpo, a potencialização do corpo para desenvolver atividades cotidianas, a importância dos cuidados com o corpo, para a saúde, a imagem e a comunicação. É expressiva a compreensão, dentro dos limites de percepção desses alunos, da possibilidade de investimento corporal atual e futuro e da existência possível de obtenção de capital corporal, não nomeada, latente, como potencial cumulativo e lucrativo.
Palavras-chave: Educação Física. Componentes curriculares. Cultura corporal. Práticas escolares. Capital corporal.
|
1806 0 bytes UFPR |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Respostas fisiológicas, perceptuais e afetivas de seis protocolos de treinamento intervalado de alta |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
FOLLADOR, Lucio
Objetivo: comparar as respostas fisiológicas, perceptuais e afetivas de seis protocolos de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, do inglês High Intensity Interval Training) em universitários. Métodos: quatorze universitários moderadamente ativos (idade: 23,4 ± 2,8 anos; estatura: 178,1 ± 9,9 cm; massa corporal: 78,0 ± 13,4 kg; IMC: 24,5 ± 2,9 kg/m²; cicloergômetro: V̇ O2máx: 45,8 ± 4,8 ml/kg/min, FCmáx: 180,8 ± 10,8 bpm; esteira: V̇ O2máx: 49,9 ± 5,6 ml/kg/min, FCmáx: 185,6 ± 11,1 bpm) completaram, em ordem randomizada, três protocolos de HIIT em cicloergômetro (4 x Wingate, 10 x 60 seg a 90% FCmáx e Tabata) e três protocolos de HIIT em esteira (4 x 4 min a 90-95% FCmáx, 5 x 50% tlimvV̇ O2max e 4 x 1000 m a uma PSE = 8 da escala OMNI-Walk/Run). Durante as sessões, as respostas fisiológicas (V̇ O2 e FC) foram monitoradas continuamente com o uso de um sistema metabólico portátil (K4 b2 , Cosmed, Roma, Itália). A PSE (escalas OMNY-Cycle e OMNIWalk/Run) foi determinada após cada repetição. As respostas afetivas (Feeling Scale) foram determinadas pré-exercício e 10 min após o término da sessão (afeto-S). Resultados: a ANOVA demonstrou que, entre os protocolos de cicloergômetro, o Tabata apresentou os maiores valores médios para o V̇ O2, a FC e a PSE, e a menor média para o afeto-S. Nos protocolos para esteira, os valores médios do V̇ O2 foram maiores para o vV̇ O2máx, em comparação ao 4 x 4 min e ao 4 x 1000 m. Os valores médio da FC foram menores para o 4 x 4 min, em relação ao vV̇ O2máx e ao 4 x 1000 m. A PSE média foi maior para o 5 x 50% tlimvV̇ O2máx. As respostas para o afeto-S foram menores para o 5 x 50% tlimvV̇ O2máx, em comparação ao 4 x 4 min. Nenhum dos participantes foi capaz de finalizar os protocolos Tabata e 5 x 50% tlimvV̇ O2max sem que fosse necessário realizar ajustes para diminuir a intensidade do exercício. Conclusão: os resultados salientam o potencial limite de aplicação de alguns protocolos de HIIT, especialmente em populações com baixa aptidão física ou não atlética. Além disso, os protocolos mais intensos geraram respostas afetivas negativas, o que pode diminuir a aderência a programas de exercícios.
Palavras-Chave: Cicloergômetro. Esteira. PSE. Afeto. Treinamento Intervalado. HIIT.
|
895 0 bytes UFPR |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Corpo e cultura midiática: fronteiras (in)visíveis à prática pedagógica da Educação Física. |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BISCARO, Marlene Vitoria.
O objetivo desta dissertação foi investigar as relações entre as representações do corpo (preocupação essencial da Educação Física) e a cultura midiática (aspecto marcante da contemporaneidade). Considerando que a cultura e suas representações se transformam ao longo do tempo, foi necessário rever o percurso histórico da Educação Física no Brasil, as diversas concepções teóricas e as relações entre a Educação Física e a posição do corpo no contexto da Educação Física escolar. A cultura midiática influencia a construção das representações. Assim, o pressuposto é que as representações estereotipadas sobre corpo sejam alimentadas ou questionadas durante a formação inicial dos professores e contribuem para a continuidade ou melhoria das práticas pedagógicas a fim de romper com concepções e modelos que instrumentalizaram e instrumentalizam o corpo e que ainda estão presentes na escola. A pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, cuja natureza exploratória envolve o levantamento realizado por meio da pesquisa de campo amparada pela pesquisa bibliográfica. Participaram da pesquisa 70 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do interior do estado do Paraná. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. A partir do aporte teórico de autores tais como Soares (2001), Bauman (2001), Darido e Rangel (2005), Santaella (2008), Neira e Nunes (2008) entre outros, percebeu-se que a mídia fixa determinado modelo de imagem corporal a ser seguido e que atende a veemência do mercado do consumo. Foi possível perceber que as influências da mídia estão presentes entre os graduandos de Educação Física e que isso deve ser motivo de reflexão em razão da importância que os futuros professores têm na formação das crianças e adolescentes. Considera-se que a busca incessante pela beleza na modernidade líquida é preocupante. Destaca-se que cabe ao profissional da área uma reflexão crítica para futuras intervenções pertinentes aos reflexos que o corpo midiático exerce nos sujeitos e como esses padrões sociais se constroem na sociedade.
Palavras-Chave: Educação Física. Corpo. Mídia. Educação.
|
951 0 bytes UNOPAR |
Categoria: Educação Fisica Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Atividade física e saúde no contexto escolar: as aulas de Educação Física do ensino médio nas escola |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
DA LUZ, Evenilson Silvestre.
Esta pesquisa tem como objeto os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A questão central da pesquisa que buscamos responder é: Quais conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde são desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio? As questões que norteiam a pesquisa são: Quais são os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012)? Quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde? A pesquisa tem os seguintes objetivos: a) Analisar os conhecimentos relacionados à atividade física e a saúde desenvolvidos nas aulas de Educação Física do ensino médio; b) Examinar os pressupostos teóricos metodológicos relacionados à atividade física e a saúde apontados nos Documentos Oficiais da Educação Básica (BRASIL, 1999, 2000, 2006; PARANÁ, 2008, 2012); c) Identificar quais são os conhecimentos dos alunos do ensino médio relacionados à atividade física e a saúde. A fundamentação teórica da pesquisa foi consubstanciada por estudos referentes aos pressupostos da educação para o ensino médio (SAVIANI, 1996, 1999; TONET, 2012a, 2012b, 2013; BRASIL, 2013); a Educação Física no ensino médio na perspectiva da aptidão física e da saúde (MOREIRA, 2001, 2006; PALMA, 2007; FINCK, 2010a, 2010b, 2014; RECK, 2012; CARRANO; DAYRELL, 2013; NAHAS, 2013; OLIVEIRA, 2014). A metodologia da pesquisa seguiu os parâmetros estabelecidos por Cervo, 1983; Triviños, 1987; Marconi e Lakatos (2003) e Barros e Lehfeld, (2007). A pesquisa foi realizada em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, tendo como sujeitos participantes nove (9) professores de Educação Física que atuam no ensino médio e trezentos e dez (310) alunos do 3º ano do ensino médio. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a análise documental, a entrevista e o questionário. Os dados foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como resultados da pesquisa apontamos os seguintes: a crescente procura pelas atividades de baixo gasto calórico e pronunciamento do sedentarismo, entre os alunos do 3º ano do ensino médio, tem estreita relação com a falta de conhecimento sobre os reais benefícios da atividade física para a saúde; o potencial de escolhas de atividades físicas está associado às experiências vivenciadas pelos alunos durante a educação básica; há divergências na proposição de conteúdos e conhecimentos para o ensino médio apresentados pelos professores de Educação Física pronunciando a lacuna na formação dos alunos do 3º ano do ensino médio, os quais apresentam dificuldades para responder criticamente aos apelos do consumo e da mídia e a consequente adoção de hábitos saudáveis pautadas no direito de viver bem.
Palavras-chave: Educação Física. Atividade Física. Aulas de Educação Física. Saúde. Ensino Médio.
|
1539 0 bytes UEPG |
|