Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Área de Concentração: História e Políticas Educacionais. Intitulada "Políticas públicas educacionais na Penitenciária Estadual de Maringá - Paraná (1999-2010): possibilidade de reinserção social do apenado", analisa as políticas públicas educacionais para o sistema penitenciário que foram implementadas na Penitenciária Estadual de Maringá - Paraná (PEM-PR) a partir do ciclo de políticas sobre Segurança Pública, constituído por seus subsistemas, em suas implicações e contribuições para o processo de reinserção social para apenados.
Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Reinserção social. Penitenciária Estadual de Maringá.
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Estudo realizado por meio de pesquisa de observação participante sobre a recepção da Filosofia e a atitude filosófica dos alunos de Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa são os jovens: alunos do Ensino Médio, parte da hipótese segundo a qual a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio pode ser observada na recepção da Filosofia e desenvolvimento da atitude filosófica. Procura observar, analisar e compreender a atitude filosófica desenvolvida pelos alunos do Ensino Médio decorrente da recepção da Filosofia, que ocorre mediada praxiologicamente pela ação docente, pelas lógicas da experiência social do sujeito e esferas da vida cotidiana, nas quais este sujeito se constitui como ser social. Estuda: as concepções acerca do sujeito da aprendizagem na escola de nível médio no Brasil presente nos documentos curriculares nacionais e nas pesquisas stricto sensu – dissertações e teses – produzidas no Brasil entre 2002 e 2011. Analisa: o cotidiano escolar do ensino de Filosofia de uma escola pública de Ensino Médio; os ritos e as mediações praxiológicas do trabalho docente que organizam o processo de ensino-aprendizagem da Filosofia; os significados e contradições do processo de ensino-aprendizagem nas relações entre escola, cultura; as lógicas de ação da experiência social nas quais atua o sujeito da pesquisa. Recorrendo à Filosofia Radical (HELLER, 1983), analisa a recepção do conteúdo curricular Filosofia Política e a atitude filosófica desenvolvida pelos alunos do Ensino Médio, a fim de produzir evidências que indicaram principalmente que: os jovens como sujeitos da aprendizagem filosófica são histórica e socialmente localizados nas esferas da vida cotidiana e se orientam em meio às lógicas de ação de sua experiência social; o processo de ensino-aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio ocorre mediado praxiologicamente pelo professor-filósofo no cotidiano escolar; a recepção da Filosofia no cotidiano escolar constitui o processo de aprendizagem filosófica no Ensino Médio com o desenvolvimento da atitude filosófica.