Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Percepções e Reflexões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Fí |
Versão: PDF Atualização: 8/6/2017 |
Descrição:
CORREA, Nancy Nazareth Gatzke
Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Metacognição. Relações com o saber.
|
381 0 bytes UEL http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O Ensino Otimizado: Uma Proposta para o Ensino de Física na Educação Básica |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
TAVARES, Celso
O trabalho propõe um modelo que designamos de Ensino Otimizado e trata-se de uma proposta para apresentar, discutir e avaliar conceitos no ensino de física, utilizando celulares, projetor multimídia e aparelho conectado ao projetor que transfere as imagens para uma tela sem utilização de cabos. O modelo foi aplicado a uma turma de alunos em uma escola estadual de Cascavel-PR. Utilizamos a ferramenta formulários do Google aplicados a estudantes que dou aulas em Cascavel, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor quanto a análise dos dados relativos ao desempenho coletivo e individual, assim como também para identificar quais conceitos que necessitam de uma revisão. Um gráfico das respostas é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, favorecendo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos. Os dados alimentam uma planilha, que de forma autônoma faz a correção e uma análise dos dados, apresentando de modo prático e automatizado as respostas. Podemos também atribuir valores para as questões e a nota individual será disponibilizada na mesma tabela. Na ocasião desta pesquisa, foi aplicado um mesmo formulário que em dois momentos, com uma diferença de 28 dias. Na segunda aplicação, o formulário foi aplicado sem aviso prévio, buscando uma maneira de verificar a aprendizagem pelos estudantes. Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização de todo o processo.
Palavras-chave: Ensino Otimizado, TIC, Ensino de Física.
|
408 0 bytes UEL http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Raios X no Ensino Médio via Acesso Remoto na Perspectiva da Aprendizagem Significativa |
Versão: PDF Atualização: 6/6/2017 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ivanildo Fabricio de
Os avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), associado ao currículo escolar desatualizado, tem desestimulado a juventude estudantil no interesse pelo conhecimento científico. Assim como a falta de estratégias de ensino aprendizagem nas aulas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) que dão pouco ou nenhuma ênfase ao conteúdo de Raios X. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é, além de aplicar uma sequência didática, levar a comunidade escolar a participar de um experimento de Raios X via acesso remoto, para proporcionar conceitos básicos de FMC na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Para isso, faremos parceria com o Laboratório de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI –UEM) para fazermos uso da utilização da Robótica Educacional e do aparelho de Raios X para analisar os fenômenos de Difração e Absorção de fótons provindos dos raios X. Os alunos da Terceira Série do Ensino Médio, da rede pública, efetuaram medidas remotamente em tempo real da difração de raios X, bem como também analisaram os espectros eletromagnéticos obtidos por meio de gráficos, onde analisaram a amostra sólida da rede cristalina de Fluoreto de Lítio (LiF) sem e com filtros metálicos: Cobre (Cu), Estanho (Sn), Níquel (Ni) e Chumbo (Pb). Portanto, este trabalho, justifica-se por verificar a incorporação dos conceitos físicos e tecnológicos para facilitar a compreensão da realidade dos educandos, como por exemplo, os Exames de Radiografia, assim, unir saberes acadêmicos com o conhecimento experimental.
Palavras-chave: Ensino de Física. Raios X. Aprendizagem significativa.
|
527 0 bytes UEM http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Motivação e estratégias para aprender de professores do programa de desenvolvimento educacional ... |
Versão: PDF Atualização: 25/2/2016 |
Descrição:
CUNHA, Marcio Eleotério
A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores. Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar. Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 1570 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE. Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional. Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28%. Palavras-chave: Motivação contexto escolar. Formação continuada. Teoria da autodeterminação. Aprendizagem.
|
657 0 bytes UEL |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contextualizando a Matemática por meio de projetos de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
MIRANDA, Amanda Drzewinski De
O processo educacional da pessoa com deficiência intelectual foi marcado por uma história de segregação. Contudo, vários movimentos, como o de inclusão social, têm buscado defender e discutir as condições necessárias para sua aprendizagem, incentivando a elaboração de políticas públicas condizentes com suas necessidades educativas. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem o direito a uma educação de qualidade, a qual considere as suas especificidades de aprendizagem a fim de promover sua autonomia. Neste contexto os saberes de matemática e de ciências tornam-se indispensáveis para a formação integral do cidadão devendo, portanto, ser trabalhados na escola em uma abordagem dinâmica e prazerosa, a qual desperte a motivação em aprender. Assim, cabe ao professor propor intervenções pedagógicas, as quais procurem inserir o educando com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a importância e a utilidade do conhecimento matemático e científico em seu cotidiano.
Palavras-chaves: Educação especial. Deficiência intelectual. Ensino de Matemática. Ensino de Ciências.
|
1557 0 bytes UTFPR |
|