Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ondas Eletromagnéticas: Possibilidades da Aplicação no Ensino Médio a partir das Relações CTS |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
GOMES, Ederson Carlos
A disciplina de Física infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vilãs do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio. A sua interpretação e os cálculos são vistos por muitos alunos, como uma das grandes barreiras, que influenciam negativamente o aprendizado dessa ciência. Visando desenvolver subsídios para superar esse problema, esta pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a inserção do conteúdo físico: ondas eletromagnéticas, por meio de uma sequência didática elaborada numa perspectiva CTS pode proporcionar uma aprendizagem significativa. Na busca de respostas, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com um grupo de 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Farol, no Estado do Paraná. Buscando potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnéticas, elaboramos e aplicamos uma sequência didática com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a aprendizagem significativa, por meio do uso de questões problema, notas de campo, mapas conceituais iniciais e finais. Analisamos os dados coletados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e a teoria de Gowin e Novak para verificar elementos teóricos da aprendizagem significativa de Ausubel como: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Por fim, constatamos que a sequência didática com enfoque em CTS, desenvolvida integralmente com participação do aluno para a construção de seu próprio conhecimento, de modo flexível e dinâmico, favoreceu o aprendizado da Física, pois, os dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência da aprendizagem significativa. Acreditamos que, esta flexibilidade de trabalho, pode enriquecer a prática pedagógica do professor, que busca apresentar aulas diferenciadas e mais atrativas para os seus alunos, propiciando o interesse e participação dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica.
Palavras-chave: Ensino de física. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa.
|
10210 0 bytes UEM http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Utilização Integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como Ferramentas de Ensino de Mec |
Versão: PDF Atualização: 5/6/2017 |
Descrição:
KIELT, Everton Donizetti
Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul - Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo.
Palavras-chave: Ensino de Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. App. Cinemática.
|
2713 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – uma Proposta para a |
Versão: PDF Atualização: 2/6/2017 |
Descrição:
MACEDO, Andreia Hornes
O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.
Palavras-chave: HCTS. Efeito fotoelétrico. Aprendizagem significativa.
|
2521 0 bytes Unicentro http:// |
Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contextualizando a Matemática por meio de projetos de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
MIRANDA, Amanda Drzewinski De
O processo educacional da pessoa com deficiência intelectual foi marcado por uma história de segregação. Contudo, vários movimentos, como o de inclusão social, têm buscado defender e discutir as condições necessárias para sua aprendizagem, incentivando a elaboração de políticas públicas condizentes com suas necessidades educativas. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem o direito a uma educação de qualidade, a qual considere as suas especificidades de aprendizagem a fim de promover sua autonomia. Neste contexto os saberes de matemática e de ciências tornam-se indispensáveis para a formação integral do cidadão devendo, portanto, ser trabalhados na escola em uma abordagem dinâmica e prazerosa, a qual desperte a motivação em aprender. Assim, cabe ao professor propor intervenções pedagógicas, as quais procurem inserir o educando com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a importância e a utilidade do conhecimento matemático e científico em seu cotidiano.
Palavras-chaves: Educação especial. Deficiência intelectual. Ensino de Matemática. Ensino de Ciências.
|
1557 0 bytes UTFPR |
|