Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! O Ensino da Física no Contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade – uma Proposta para a Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
MACEDO, Andreia Hornes

O ensino de Física, diante dos avanços na atualidade, não pode se restringir ao estudo de fenômenos isolados, requer muito mais do que fórmulas e definições prontas. Dessa forma, inserir no contexto da sala de aula os aspectos históricos que envolvem o desenvolvimento das teorias científicas, pode transformar a visão simplista, intuitiva e linear da ciência, o que leva a compreender os avanços tecnológicos e sua finalidade ao longo do tempo, bem como a reação sofrida pela sociedade e quais os impactos relacionados ao progresso científico. O presente trabalho buscou desenvolver uma estratégia de ensino através de uma abordagem integrada, apresentada em uma sequência didática, envolvendo o contexto da História, Ciência, Tecnologia e Sociedade (HCTS) na perspectiva de uma aprendizagem significativa, em que os conceitos físicos fossem relevantes aos estudantes. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e delineada como pesquisa-ação, por permitir o envolvimento dos sujeitos da pesquisa. Durante a construção da sequência didática observou-se as relações com a perspectiva HCTS e o conteúdo referente ao Efeito Fotoelétrico propondo a construção do conhecimento científico. Pela análise dos dados coletados antes e depois da sequência didática é possível destacar que a prática elaborada conseguiu abordar os aspectos propostos proporcionando a ancoragem dos conceitos físicos explorados, sendo observado indícios de aprendizagem segundo previsto na teoria da aprendizagem significativa adotada no processo.

Palavras-chave: HCTS. Efeito fotoelétrico. Aprendizagem significativa.

Downloads 2522  2522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Dispositivos Fotovoltaicos em Estrutura Bicamada Utilizando Porfirinas Modificadas como Material D Popular Versão: PDF
Atualização:  6/6/2017
Descrição:
BUGALSKI, Liziane Barbara

O estudo da utilização de porfirinas modificadas em dispositivos fotovoltaicos é baseado no processo de fotossíntese que é capaz de produzir energia a partir da absorção da luz solar pela clorofila, que é uma porfirina. Neste trabalho foram estudados dispositivos fotovoltaicos em bicamada utilizando as porfirinas modificadas H2(TTP), H2(5BrTTP) e Zn(5BrTTP), como camada doadora de elétrons e o fulereno C60 como camada aceitadora de elétrons. Para cada porfirina modificada foram feitos filmes finos sobre vidro que serviram para os estudos de absorbância e fotoluminescência. Já os estudos morfológicos e as propriedades elétricas foram realizados nos filmes dos dispositivos montados utilizando cada uma das porfirinas modificadas como camada doadora de elétrons. A formação do filme e a secagem desta camada foi realizada de duas formas, primeiramente sem tratamento térmico, a temperatura ambiente, e posteriormente foi realizada uma secagem a 100 °C. Essas caracterizações levaram ao estudo e a construção de um novo dispositivo baseado na mistura de duas porfirinas, afim de optimizar o desempenho destes dispositivos.

Palavras-chave: Porfirinas modificadas. Bicamada. Dispositivos fotovoltaicos.

Downloads 665  665  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Utilização Integrada do Just-In-Time Teaching e Peer Instruction como Ferramentas de Ensino de Mec Popular Versão: PDF
Atualização:  5/6/2017
Descrição:
KIELT, Everton Donizetti

Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul - Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo.

Palavras-chave: Ensino de Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. App. Cinemática.

Downloads 2713  2713  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de Física: especulação complexa de tipos da física... Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
MUCHENSKI, Julio Cesar

Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa sobre a mediação de roteiros no ensino-aprendizagem do experimento da segunda lei de Newton. Iniciamos a pesquisa com uma análise documental sobre a demanda histórica, procurando diagnosticar a produção de roteiros da segunda lei nos últimos 50 anos, baseados nos arquivos históricos do Colégio Estadual do Paraná, os resultados da investigação bibliográfica mostraram que não existiu evolução didático-metodológica em relação as orientações para a execução das práticas experimentais em torno da segunda lei de Newton. Mesmo com a evolução tecnológica e instrumental dos laboratórios já interfaceados com fotogates e computadores, os roteiros ainda privilegiam uma concepção de ensino tradicional de ciência altamente reprodutivista. Concluímos que desde os projetos como o PSSC (MIT), o de Harvard e outros que tinham uma base tecnicista e que propunham o aprendizado de Física tornando os estudantes pequenos cientistas, e que proporcionou aos estudantes muita habilidade motora e uma aprendizagem automatizada e, acabou negligenciando a parte cognitiva presente no processo entre observações e fatos, ao nosso ver isso corrobora com uma concepção de ensino de divulgação de ciência no estilo panfleto.

Palavras-chave: Gênero. Raciocínio. Laboratório. Física. Racional. Empírico.

Downloads 5046  5046  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGFCET - UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A aprendizagem significativa de física no 9º ano do ensino fundamental: as relações de... Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
GUEDES, Hideraldo Corbolin

Ensinar os conteúdos de Física no 9º ano do Ensino Fundamental tem sido um desafio para os Professores de Ciências, tanto pela possível falta de preparo como pela falta de interesse. Apesar das Diretrizes Estaduais orientarem para um ensino que tenha implicações na superação de obstáculos conceituais, construída a partir da interação entre o conhecimento científico e os conhecimentos prévios estabelecidos na vida cotidiana, boa parte dos Professores ainda abordam os conteúdos de Física de maneira mecanicista e fragmentada.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Proporcionalidade. Situação-problema. Ensino-aprendizagem.


Downloads 2615  2615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A formação continuada dos professores de Física do Estado do Paraná por meio do programa de... Popular Versão: PDF
Atualização:  25/2/2016
Descrição:
SILVA, Maycon Adriano

O Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná PDE/PR apresenta-se como uma política pública e tem sua organização e desenvolvimento realizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná- SEED/PR, tendo como objetivo principal o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, promovendo o aperfeiçoamento dos servidores do magistério e produções didáticas. Esta investigação tem por objetivo conhecer as contribuições para a aprendizagem no ensino de Física desenvolvidas por meio de projetos de intervenção pedagógica no PDE/PR sob o ponto de vista prático do professor imerso num programa de formação continuada.

Palavras-chave: Física. PDE. Educação básica. Política pública.

Downloads 846  846  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Consumo de energia elétrica em instalações elétricas e o ensino de física  Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
SCALONI, Paulo Henrique

Este trabalho procura mostrar desperdício de energia elétrica nos cabos de energia, e ao mesmo tempo, informar sobre a segurança em uma instalação elétrica no que se refere a: aterramento, para-raios, choques elétricos e curtocircuito, transformando essas situações em circuitos elétricos. São apresentadas as normas NBR5410 (instalações Elétricas) NBR5419 (Para-raios).


Palavras-chave: Energia Elétrica. Ligações Elétricas. Ensino de Física, Para-raios, Choque Elétrico, Curto Circuito.

Downloads 3344  3344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Contextualizando a Matemática por meio de projetos de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
MIRANDA, Amanda Drzewinski De

O processo educacional da pessoa com deficiência intelectual foi marcado por uma história de segregação. Contudo, vários movimentos, como o de inclusão social, têm buscado defender e discutir as condições necessárias para sua aprendizagem, incentivando a elaboração de políticas públicas condizentes com suas necessidades educativas. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem o direito a uma educação de qualidade, a qual considere as suas especificidades de aprendizagem a fim de promover sua autonomia. Neste contexto os saberes de matemática e de ciências tornam-se indispensáveis para a formação integral do cidadão devendo, portanto, ser trabalhados na escola em uma abordagem dinâmica e prazerosa, a qual desperte a motivação em aprender. Assim, cabe ao professor propor intervenções pedagógicas, as quais procurem inserir o educando com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a importância e a utilidade do conhecimento matemático e científico em seu cotidiano.

Palavras-chaves: Educação especial. Deficiência intelectual. Ensino de Matemática. Ensino de Ciências.

Downloads 1558  1558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Contribuições de recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem: utilização de... Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
FREDERICO, FernandoTemporini

Este estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização de dois softwares livres: Celestia e Stellarium e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de astronomia. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 27 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública da rede estadual.

Palavras-chave: Astronomia. Softwares. Formação de professores. Ensino de Ciências.


Downloads 1728  1728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Dispositivos sensores de gases baseados no compósito nanotubos de carbono/polianilina Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
EISING, Marcelo

Neste trabalho são apresentados os estudos de propriedades morfológicas, ópticas e elétricas de filmes compósitos de nanotubos de carbono (NTC) e polianilina (PANI) e sua aplicação em dispositivos sensores de gás amônia (NH3).
Foram sintetizados filmes compósitos de NTC/PANI com quatro diferentes proporções, mantendo-se constante a quantidade de NTC e variando a quantidade de anilina para polimerização, num total de quatro proporções, e cada proporção dopada de três diferentes formas. Análises ópticas (espectroscopia Raman e por UV-Vis) indicaram a presença tanto de NTC quanto PANI nos compósitos, além de confirmar o processo de dopagem. Análises morfológicas (MEV e AFM) indicaram a formação dos filmes, e o aumento de irregularidades e rugosidade com o aumento da quantidade de PANI no compósito. Análises elétricas com dispositivos sensores baseados nestes compósitos indicaram alta sensitividade (valores de até 419 ± 44 %) e baixos tempos de resposta (valores mínimos de 75 ± 16 s) e recuperação (valores mínimos de 379 ± 25 s) a 1000 PPM de amônia em ar.

Palavras-chave: Física.Óptica. Propriedades morfológicas. Nanotubos de carbono.

Downloads 908  908  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 »