Categoria: Física Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Caminhadas Quânticas na Rede Hexagonal |
Versão: PDF Atualização: 8/6/2017 |
Descrição:
VENANCIO, Bruno Felipe
Nesta tese abordamos as caminhadas quânticas em tempo discreto no modelo de espalhamento (CQEs) na rede hexagonal. Primeiro faremos uma revis˜ao das CQEs em uma dimensão, dando um enfoque mais de propagação em rede do que em computação e informação quântica, que é o usual na área. Em seguida apresentaremos um formalismo geral para a implementação das CQEs em redes regulares e daremos o simples exemplo concreto da rede quadrada. Na sequência do trabalho, implementaremos as CQEs para a rede hexagonal e analisaremos suas propriedade no espaço de momentum. Além disso, realizamos uma breve discussão comparando as estruturas de bandas de energia obtidas para uma CQEs, caracterizada pela matriz de Grover, com as do grafeno. De maneira qualitativa, observa-se que esses dois sistemas possuem características comuns. Finalmente, através destes formalismos exploramos a estrutura topológica da rede hexagonal para obter dez diferentes formulações, com características espaciais distintas. Além disso, exemplificamos a evolução temporal dessas diferentes formulações das CQEs considerando, por exemplo, as matrizes de espalhamento de Grover e da transformada discreta de Fourier. Nosso estudo ilustra que, combinações específicas dessas dez formulações com matrizes de espalhamento adequadas resultam em sistemas com as características fenomenológicas distintas, que podem ser uma possível forma de controle de processos quântico nas CQEs na rede hexagonal.
Palavras-chave: Caminhadas quânticas. Caminhadas quânticas no Espaço de Momentum. Caminhadas quânticas em redes bidimensionais regulares. Caminhadas quânticas na rede hexagonal.
|
539 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Física Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Contribuições das imagens para o ensino de física numa perspectiva da teoria da dupla codificação: d |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
FREDERICO, Fernando Temporini.
Esse estudo objetivou verificar as possibilidades e desafios da utilização de imagens no ensino de física e suas possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados à ondulatória e estudo da luz. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados ocorreu durante todas as ações inerentes à pesquisa, constituída de questionários, falas transcritas de entrevistas e documentos, envolvendo 27 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual paranaense. Com os referidos sujeitos, foi desenvolvida uma sequência didática, durante um bimestre escolar, abordando, de forma contextualizada, conteúdos curriculares da disciplina de física (ondulatória e luz), cujo objetivo foi tornar o ensino de tais conceitos mais significativo. A experiência fundamentou-se nas diretrizes teóricas do estudo das imagens, apoiando-se em autores, como, Aumont (1995), Joly (1996), Santaella (2012), Costa (2005), Rossi (2009) e Oliveira et al.(2014). A análise e discussão de dados basearam-se também em autores que abordam a memória e as funções cognitivas, como, Fonseca (2013), Lieury (2001), Meyer (2002), Nunes (2014), Colle colaboradores (2010). Além disso, o principal aporte teórico deste estudo se estruturou na TDC -Teoria da Dupla Codificação, defendida por Paivio (2014), que apresenta e discute os principais fundamentos e aspectos capazes de explicar as contribuições de imagens em processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Constatou-se que a ação de se utilizar imagens para ensinar conceitos de física se configurou como uma forma metodológica capaz de tornar o ensino de física mais dinâmico e diferenciado. Para tais ações, foi necessária a utilização de recursos tecnológicos disponíveis na escola pública paranaense, tais como, a TV pendrive, datashow, computador, internet e principalmente a lousa digital, entre 9 outros, recursos estes que foram essenciais à implementação e ao desenvolvimento de ações que integraram a sequência didática.
Palavras-chave: Imagens. Teoria da Dupla Codificação. Ensino de Ciências.
|
4256 0 bytes UEM |
|