Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Análise de Parâmetros Ecológicos de Dyckia Encholirioides (Gaudich.) Mez – Bromeliaceae, Considerand |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
XAVIER, Carla Barboza
O estudo de parâmetros ecológicos das populações de Dyckia encholirioides em costões rochosos da Ilha do Mel, litoral do Paraná, teve como objetivos identificar as variações nos parâmetros estruturais e biométricos desta espécie e relacioná-las com as características geomorfológicas e pedológicas de encostas distintas. Para tal, foram realizadas amostragens em três tipos de feições: convexa-divergente (CvD), convexa-retilínea (CvR) e côncava-convergente (CcC), as quais foram compartimentadas em terços superior, médio e inferior. As encostas convexas (divergentes e retilíneas) são constituídas dominantemente por Neossolo Litólico com baixa saturação por bases, enquanto a côncava-convergente, por Neossolo Regolítico com maiores teores em saturação por bases. Para o estudo dos parâmetros estruturais foram alocadas 10 parcelas de 1 m2 por área de amostragem (terço da encosta), totalizando 90, e contabilizado os dados referentes à cobertura, densidade e frequência de D. encholirioides. No estudo da biometria da espécie, em cada área de amostragem foram coletadas 7 rosetas com seus respectivos rizomas, totalizando 63 indivíduos amostrados e mensurado a altura e diâmetro de projeção da roseta, também foram contabilizados o número e o comprimento das folhas, o comprimento e diâmetro do rizoma e mensuradas as biomassas fresca e seca da roseta, rizoma e total do indivíduo. Para verificar a interferência dos fatores pedológicos sobre a variação nos parâmetros estruturais e sobre a biometria das populações estudadas, os dados dos atributos do solo foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) e os resultados foram expressos por meio de uma matriz de correlações, a qual teve como objetivo analisar a significância do coeficiente de correlação (r) entre os parâmetros estruturais e as variáveis biométricas dos indivíduos de D. encholirioides em relação aos atributos do solo. Complementarmente, os parâmetros estruturais e biométricos foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Foram contabilizadas 169 rosetas de D. encholirioides, a cobertura da feição CcC e a densidade da população em CvD foi significativamente maior e menor que as demais encostas, respectivamente. A frequência foi considerada similar entre as encostas. Em relação à biometria os resultados demonstraram que as populações diferiram, ao menos entre duas encostas, nos parâmetros: altura e diâmetro da roseta, número e comprimento das folhas, massa seca da roseta e total do indivíduo, estas diferenças foram mais evidentes entre as encostas e discretas entre os terços. De maneira geral, as populações com menores indivíduos estão inseridas na feição CvR enquanto os maiores em CcC, ficando os intermediários em CvD. A conformação da encosta foi determinante quando associada às peculiaridades do solo para a diferenciação na ocupação e biometria de D. encholirioides.
Palavras-chave: Geomorfologia. Solos. Parâmetros estruturais. Biometria. Ecologia.
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341 0 bytes UFPR http:// |
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As Bases Teórico-metodológicas dos Currículos de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 14/1/2019 |
Descrição:
BARBOSA, Valdivânia Pereira
A partir de meados da década de 1980, agentes da educação pública paranaense elaboraram e implementaram orientações curriculares para a rede de escolas do estado. Orientações curriculares partem não somente de órgãos oficiais, mas de outros segmentos da sociedade. O contexto histórico, os interesses de classes e as transformações no pensamento científico, filosófico e geográfico são determinantes na elaboração das proposições curriculares. A pesquisa, numa aproximação com o materialismo histórico e dialético, teve como objetivo avaliar os determinantes sócio-históricos e as bases teórico-metodológicas contidas nas propostas curriculares de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede estadual do Paraná, de 1990 a 2017. Procuramos identificar o contexto das transformações ocorridas na educação e na Geografia, bem como, a inserção dessa ciência nos currículos escolares. A investigação foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental e abrangeu o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica e o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Em cada proposta curricular, analisamos o objeto de estudo da Geografia e os conceitos que contribuem para explicá-lo, os objetivos de ensino, as metodologias de ensino, a concepção/função da avaliação da aprendizagem. Os quatro documentos apresentam coerência e contradições internas. As quatro propostas admitem que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico. Apenas o Currículo Básico não explicita os conceitos/categorias da Geografia. Partiu dos Parâmetros Curriculares Nacionais a proposta do emprego dos conceitos da Geografia na educação escolar. Essa proposta também apresentou, à época, nova abordagem para o ensino da cartografia. No Currículo Básico, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica, os objetivos do ensino da Geografia são coerentes com os pressupostos teórico-metodológicos. O Plano de Estudos do MST, para além de objetivos de ensino, propõe a formação humana, omnilateral como princípio fundamental da educação. Os conteúdos selecionados são coerentes com os objetivos de cada proposta analisada de Geografia. O materialismo histórico e dialético é a abordagem metodológica no Currículo Básico e no Plano de Estudos do MST; os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam abordagem eclética com destaque para a fenomenologia; nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica são as abordagens críticas. Cada documento que sucede o anterior guarda aspectos do remoto, apresenta novas abordagens da Geografia, e supera em algumas proposições.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Currículo básico para a escola pública do Estado do Paraná. Parâmetros curriculares nacionais. Diretrizes curriculares orientadoras da educação básica. Plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
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2592 0 bytes Unicentro http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação Da Aprendizagem: Concepções E Características |
Versão: Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
FAVARÃO, Cláudia Fátima De Melo
A pesquisa, um estudo de caso, promoveu abordagem qualitativa da realidade. Para a coleta de dados, junto aos treze participantes, professores na única escola a ofertar ensino fundamental, anos finais, na localidade, utilizou-se: questionário e entrevista. Para análise dos dados foi utilizada a análise criteriosa, que a partir de codificações, permitiu a construção de categorias e subcategorias.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções e características avaliativas. Ação docente.
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874 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação da Implantação e dos Resultados do Subprograma Gestão por Bacias, Programa Cultivando Água |
Versão: PDF Atualização: 23/4/2018 |
Descrição:
SILVA, Silvana Severino da Em 2003, iniciou-se uma atividade socioambiental no espaço de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, o Programa Cultivando Água Boa (CAB) Itaipu, o qual é formado por 20 subprogramas, dentre eles o Subprograma Gestão por Bacias. A problemática que norteia esse estudo relaciona-se à necessidade de conhecer a implantação e os resultados do Subprograma até 2015, na Bacia do Paraná III. No objetivo geral da pesquisa analisamos a implantação do Subprograma Gestão por Bacias da Itaipu Binacional e os resultados das ações de preservação da bacia hidrográfica Santa Rosa município de Cascavel, no Brasil. Para garantir o aprofundamento necessário da pesquisa definiu-se como delimitação para o estudo somente um município e uma bacia hidrográfica, que fazem parte do Programa CAB. Considerando a área de gestão da Bacia do Paraná III, selecionamos a sub-bacia de Santa Rosa, na linha Novo Horizonte na área rural do município de Cascavel, Paraná. Apresentamos dados gerais e específicos referentes a uma temporalidade que oferece documentos, planilhas, mapas e imagens suficientes para sabermos como se deu a participação dos membros dos comitês gestores Central e municipal e dos produtores rurais na gestão por bacias hidrográficas, no período de 2003-2015. Durante o estudo da gestão por bacias hidrográficas, realizamos pesquisa de campo com produtores rurais e identificamos que as ações executadas pelo Programa CAB-Itaipu contribuíram para a preservação das bacias hidrográficas locais, tendo como maior benefício para as propriedades rurais as seguintes ações: adequação e cascalhamento das estradas, mata ciliar, com a cerca de proteção e a proteção de nascentes.
Palavras-chave: Itaipu binacional. Programa cultivando água boa. Gestão por bacias.
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983 0 bytes Unioeste http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Comunidade de Pescadores Artesanais no Lago de Itaipu Conflitos Territoriais na Colônia Z11 de São M |
Versão: Atualização: 18/2/2016 |
Descrição:
FERREIRA, Graziele
Esta pesquisa objetiva analisar a formação do território da pesca no Lago de Itaipu, especificamente na localidade pesqueira da Colônia Z11, do município de São Miguel do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil. O elemento que motivou o estudo foi a compreensão do processo de formação deste território pesqueiro: um território construído (a partir do alagamento), imposto à população, com variados usos e conflitos, que envolvem variados agentes com diferentes interesses, como os pescadores artesanais e os pequenos agricultores, o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Colônia de Pescadores e a Itaipu Binacional. Para este estudo, a metodologia utilizada baseou-se em leituras bibliográficas, no levantamento de dados estatísticos da pesca artesanal no Brasil e no Lago de Itaipu, bem como nas políticas públicas do setor pesqueiro, no processo histórico das colônias de pesca, e nos trabalhos de campo que contemplam entrevistas e aplicação de questionários.
Palavras-chave: Lago de Itaipu. Pescadores artesanais. Território pesqueiro. Conflitos territoriais.
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990 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOES http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Conscientização acerca da poluição sonora: relato de caso em uma escola de educação de jovens e adul |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BORGES FILHO, Orlando
O tema gerador desta dissertação, sob a ótica da Educação Ambiental, é a Poluição Sonora, pois hoje o ruído ainda é o terceiro maior causador de poluição ao meio ambiente da Terra. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: 1) analisar como uma população de jovens e adultos percebe a poluição sonora presente nos ambientes em que frequenta e 2) aplicar uma pesquisa-ação com vistas à conscientização dos jovens para a questão da poluição sonora. O ruído é um problema presente no meio ambiente urbano em diversas situações vivenciadas pelas pessoas, que vão desde o labor diário e o momento religioso, até chegar ao momento de lazer. Verifica-se que apesar das legislações de controle do ruído já existentes, a questão ainda carece de melhor fiscalização por parte do poder público para que sejam seguidas as normas vigentes, observando os limites estabelecidos para as mais diversas atividades desenvolvidas e os mais diversos ambientes em que ocorrem. Quando expostas a ruídos, as pessoas são passíveis de desenvolver inúmeros problemas auditivos e não auditivos, por conseguinte impactando diretamente sob a vida pessoal no âmbito familiar e também prejudicando o meio profissional, comprometendo postos de trabalho. A Pesquisa-ação foi o método escolhido para ser aplicado no desenvolvimento desta pesquisa. Para tanto, elaboramos oficinas educativas com intervenções educacionais guiadas por profissionais capacitados e formados nas áreas em que atuaram, onde o objetivo foi envolver os estudantes, promovendo-lhes a autonomia e tornando-os replicadores do novo conhecimento adquirido, através da difusão deste aprendizado em seus meios de vivencia mais imediatos, junto às pessoas mais próximas e às não tão próximas. Os resultados das entrevistas evidenciaram que as pessoas percebem a presença dos ruídos nos mais variados ambientes e são capazes de identificar a fonte dos ruídos, porém esta percepção se mostra frágil tendo em vista que a maioria não toma medidas para prevenir ou abrandar estes ruídos, não tomando precauções adequadas e também, não procurando serviços médicos adequados. Os estudantes manifestaram desconhecimento a respeito das leis para restrição de ruídos no convívio social, além de considerarem como um fato normal da vida moderna a presença do barulho, principalmente o que é gerado no trânsito. Após a aplicação das intervenções educacionais, através das oficinas educativas, os estudantes difundiram o conhecimento repassado, replicando-o em suas comunidades, demonstrando que foram sensibilizados, conscientizando-se de seu papel ativo na sociedade. Com isso, o método da Pesquisa-ação obteve êxito em seus objetivos, sendo que pode ser utilizado a bom termo por outros pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos similares, pois oferece a possibilidade de aprendizado em via de mão dupla, abarcando todos os elementos envolvidos na investigação, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores, sendo uma valorosa contribuição acadêmica à sociedade através dos temas propostos a serem investigados.
Palavras-chave: Ruído. Poluição sonora. Educação ambiental. Percepção. Jovens e adultos.
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1033 0 bytes TUIUTI |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Geotecnologias na Educação Básica: Contribuições à Prática Pedagógica do Professor de Geografia |
Versão: PDF Atualização: 7/1/2019 |
Descrição:
PAZIO, Elizabete
A utilização das tecnologias na educação básica tem sido um desafio de modo geral e, na geografia escolar, a inserção das geotecnologias no processo de ensino ainda é incipiente. Contudo, a Geografia como componente curricular pode e deve lançar mão desses instrumentos e linguagens, apontados pela literatura como ferramenta potencial para a prática de ensino. Nesta perspectiva, na pesquisa problematiza-se a contribuição das geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar e questiona-se como podem ser incorporadas pelos professores da educação básica em seu fazer pedagógico? Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral verificar e compreender se e como o professor de geografia na educação básica tem se apropriado dessas tecnologias, bem como a sua compreensão quanto as potencialidades e os limites das mesmas no processo pedagógico. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, integrando três modalidades, observação participante, entrevista e análise documental. Envolveu-se seis (06) professores da educação básica, 80 estudantes, por meio do desenvolvimento de ações colaborativas de pesquisa e ensino, em 3 escolas no município de Palmital, no Paraná. As ações, objetos de análise da pesquisa, consistiram na aplicação de oficinas com o uso dos programas Google Earth Pro e Google My Maps. Primeiramente com atividades de exploração das ferramentas dos programas, voltados a temas gerais da Geografia e, posteriormente, o desenvolvimento de uma ação direcionada a mobilidade urbana, usando celulares e aplicativos do google. As atividades foram realizadas com professores e, destes, com seus alunos. Por meio delas, os resultados apontaram que: o uso de tecnologias espaciais favorece o aprendizado dos conteúdos geográficos, por meio da visualização e interação, dos aspectos afetivos (motivação, participação, dedicação, interesse, envolvimento, concentração, colaboração), cognitivos (memorização, argumentação, criticidade, observação) habilidades (coleta, organização, sistematização, síntese, apresentação e gestão da informação, autonomia). Entre os limites estão: a carência de formação continuada específica para a apropriação pedagógica das geotecnologias; investimentos para ampliação do acesso e atualização dos equipamentos e softwares nas escolas, bem como da rede de internet. Em síntese, ausência de políticas públicas específicas para a melhoria das condições objetivas de inserção das tecnologias de modo geral e, das geotecnologias, em particular nas escolas da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Geografia. Ferramentas do Google: Earth e My Maps.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Habitar Territórios e Percorrer Fluxos: Cartografias das Sexualidades que Ganham Passagem no Espaço |
Versão: PDF Atualização: 9/1/2019 |
Descrição:
WALTRIK, Gislaine Carla
Por algum tempo a discussão sobre sexualidade na escola ficou sob a responsabilidade dos professores de Ciências e Biologia. Essa pesquisa trata de rever essa atitude escolar consolidada e pergunta-se: o que a Geografia tem a ver com as relações de gênero e sexualidade no espaço escolar? A experiência aqui apresentada é o movimento de habitar territórios na prática docente, na disciplina de Geografia escolar, quando esta é atravessada por questões da sexualidade humana. Pesquisa que segue os rumos metodológicos da cartografia, perspectivada a partir de uma mirada Deleuziana-Guattariana. Tal proposta compõe-se no processo, via oficinas, com alunos da Educação Básica e com estudantes da graduação em Geografia, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As Oficinas foram pensadas na perspectiva de Preve e Corrêa (2011), quando o conhecer se dá no fazer: textos, desenhos, mapas temáticos, fotos de carteiras escolares expressam ideias de sexualidade presentes no espaço escolar a partir das situações vividas pelos alunos e alunas e atravessam os conteúdos curriculares. Tais atravessamentos dão passagem aos Desafios Educacionais contemporâneos: sexualidade e relações de gênero, temas inseridos nos princípios da Educação para os Direitos Humanos. O movimento durante esse percurso é a grande oficina da produção de potência para viver a prática da docência na experiência de criar possibilidades de trabalho a respeito de temas emergentes. Sem pontos de chegada, a cartografia foi se fazendo ao mesmo tempo que novas paisagens foram percebidas, os territórios e fluxos percorridos durante as oficinas seguiram a ética de acolher e liberar forças moventes, vivenciadas no espaço escolar. Tudo isso mostra a força política do que pode a Geografia, atravessada pelas questões da sexualidade e relações de gênero, na Educação Básica.
Palavras-chave: Educação geográfica. Oficinas. Sexualidades no espaço escolar. PIBID. Geografia.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Intensidade Pluviométrica no Alto Curso do Rio Pirapó – PR: uma Comparação entre Duas Propostas Meto |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
MIOTO, Silvia
A presente pesquisa objetivou estudar a intensidade pluviométrica e sua correlação com a gestão dos recursos hídricos, bem como os impactos a ela recorrentes no alto curso da bacia hidrográfica do rio Pirapó. Essa bacia está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, entre as latitudes de 22º 30’ e 23º 30’ Sul e longitudes de 51º15’ e 52º15’ Oeste. Para realização da pesquisa foram obtidos dados de precipitação pluviométrica do período de 1980 a 2014 e dados de precipitação pluviográfica de 2009 a 2013; as informações foram coletadas nas estações meteorológicas de Apucarana, que pertence ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e ao Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), e de Maringá, que pertence à rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esses dados foram analisados nas escalas anual, sazonal, mensal e diária. Foi aplicada a estatística descritiva para os dados de chuva dos dois municípios, utilizando-se os respectivos parâmetros: média, desvio padrão e coeficiente de variação. Empregou-se a técnica de anos-padrão de Monteiro (1976) para a identificação de anos tipicamente chuvosos, tendente a chuvoso, normal, tendente a seco e secos. Para a classificação da intensidade pluviométrica no período de 2009 a 2013, foram utilizados como metodologia o Manual de Observações Meteorológicas (INMET, 1999) e a proposta de Reichardt (1990). Os resultados da precipitação pluviométrica e da intensidade da precipitação foram representados por meio de gráficos elaborados na planilha eletrônica Excel 2010. Verificou-se que a classe de intensidade fraca predomina em relação às classes moderada e forte, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e outubro, ao passo que a classe de intensidade moderada ocorreu com mais frequência durante os meses de janeiro, fevereiro, março e outubro. Para a classe de intensidade forte houve significativa diferença quanto ao número de ocorrências entre as duas estações meteorológicas, visto que Maringá apresentou mais eventos do que Apucarana, principalmente durante o mês de janeiro. Com relação à classificação de intensidade proposta por Reichardt (1990), pode-se observar que o número de ocorrências de chuvas fracas foi inferior às demais classes e que as intensidades moderada e forte foram superiores à classificação proposta pelo INMET (1999).
Palavras–chave: Intensidade pluviométrica. Recursos hídricos. INMET (1999). Reichardt (1990). Rio Pirapó.
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