Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Redes ilegais: o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai |
Versão: Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
HORII, Angélica Karina Dillenburg
A dissertação buscou mapear o contrabando de agrotóxicos na fronteira Paraná (Brasil)- Paraguai, fazendo uso de pesquisas científicas, órgãos institucionais oficiais e fontes jornalísticas locais, regionais, estaduais e nacionais entre os anos de 2010 a 2012, como meio para a coleta dos dados e informações relevantes à temática. A investigação do trabalho observa a problemática existente em área de fronteira com a proliferação das redes ilegais, pois estas têm promovido novas relações no espaço mundial, com a promoção de novos territórios e territorialidades. A fronteira Paraná (Brasil)-Paraguai possui em seu recorte espaço-temporal a especificidade inerente a essas áreas, dotada de complexidades e relações transfronteiriças entre os territórios, que são importantes na discussão do conhecimento geográfico atual. O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Brasil, colocando-o ao patamar de maior consumidor mundial, incita a investigação e a promoção de pesquisas direcionadas às complicações sociais, econômicas e ambientais decorrentes da situação, pois essas mercadorias têm criado um novo paradoxo na sociedade vigente, colocando em questionamento o atual estágio do capitalismo global.
Palavras-Chave: Fronteiras. Territórios. Redes. Contrabando de Agrotóxicos.
|
1595 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOES http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação Da Aprendizagem: Concepções E Características |
Versão: Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
FAVARÃO, Cláudia Fátima De Melo
A pesquisa, um estudo de caso, promoveu abordagem qualitativa da realidade. Para a coleta de dados, junto aos treze participantes, professores na única escola a ofertar ensino fundamental, anos finais, na localidade, utilizou-se: questionário e entrevista. Para análise dos dados foi utilizada a análise criteriosa, que a partir de codificações, permitiu a construção de categorias e subcategorias.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções e características avaliativas. Ação docente.
|
904 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
|