Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Habitar Territórios e Percorrer Fluxos: Cartografias das Sexualidades que Ganham Passagem no Espaço |
Versão: PDF Atualização: 9/1/2019 |
Descrição:
WALTRIK, Gislaine Carla
Por algum tempo a discussão sobre sexualidade na escola ficou sob a responsabilidade dos professores de Ciências e Biologia. Essa pesquisa trata de rever essa atitude escolar consolidada e pergunta-se: o que a Geografia tem a ver com as relações de gênero e sexualidade no espaço escolar? A experiência aqui apresentada é o movimento de habitar territórios na prática docente, na disciplina de Geografia escolar, quando esta é atravessada por questões da sexualidade humana. Pesquisa que segue os rumos metodológicos da cartografia, perspectivada a partir de uma mirada Deleuziana-Guattariana. Tal proposta compõe-se no processo, via oficinas, com alunos da Educação Básica e com estudantes da graduação em Geografia, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As Oficinas foram pensadas na perspectiva de Preve e Corrêa (2011), quando o conhecer se dá no fazer: textos, desenhos, mapas temáticos, fotos de carteiras escolares expressam ideias de sexualidade presentes no espaço escolar a partir das situações vividas pelos alunos e alunas e atravessam os conteúdos curriculares. Tais atravessamentos dão passagem aos Desafios Educacionais contemporâneos: sexualidade e relações de gênero, temas inseridos nos princípios da Educação para os Direitos Humanos. O movimento durante esse percurso é a grande oficina da produção de potência para viver a prática da docência na experiência de criar possibilidades de trabalho a respeito de temas emergentes. Sem pontos de chegada, a cartografia foi se fazendo ao mesmo tempo que novas paisagens foram percebidas, os territórios e fluxos percorridos durante as oficinas seguiram a ética de acolher e liberar forças moventes, vivenciadas no espaço escolar. Tudo isso mostra a força política do que pode a Geografia, atravessada pelas questões da sexualidade e relações de gênero, na Educação Básica.
Palavras-chave: Educação geográfica. Oficinas. Sexualidades no espaço escolar. PIBID. Geografia.
|
278 0 bytes Udesc http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Tríade da Conscientização: uma Metodologia de Educação Ambiental Pautada no Ensino de Geografia, Fac |
Versão: PDF Atualização: 23/4/2018 |
Descrição:
MARQUES, Silvia Patrícia da Silva
A educação é uma forma de intervenção no mundo, conforme Freire (1996), logo, para se repensar a educação é necessário saber que mundo necessitamos, se levarmos em consideração a sociedade imediatista, hedonista, conectada e consumista de hoje, cujas relações ser humano - meio ambiente e ser humano - ser humano, são de injustiça, percebemos que necessitamos de uma educação que busque estabelecer relações mais justas, por meio da sensibilização e da conscientização do educando e por consequência da sociedade. E é nesta perspectiva, que este trabalho propõe a metodologia Tríade da Conscientização, que integra Educação Ambiental contínua e um ensino de Geografia que estimule o educando a pensar e agir por um mundo mais justo nas questões socioambientais, utilizando-se para tanto dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis na escola pública, dando ênfase às redes sociais, como forma de manter a interação educador-educando e educando-educando, mesmo fora do espaço escolar. A metodologia foi aplicada junto a uma turma do 2º ano do ensino médio, num período de dois meses, a fim de observar a aplicabilidade da proposta diante dos desafios e contratempos da escola pública, para tanto, foi feito uso dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis, a fim de aprofundar e trazer conteúdos e informações além das disponíveis no livro didático, neste período os educandos também foram avaliados por meio da participação nas redes sociais, atividades e trabalhos realizados em sala de aula, por meio desta metodologia, a Educação Ambiental torna-se inerente ao ensino de Geografia e o ensino de Geografia relevante ao educando.
Palavras-chave: Tríade da conscientização. Redes sociais. Educação ambiental. Ensino de Geografia. Ensino público.
|
300 0 bytes Unicentro http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Análise de Parâmetros Ecológicos de Dyckia Encholirioides (Gaudich.) Mez – Bromeliaceae, Considerand |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
XAVIER, Carla Barboza
O estudo de parâmetros ecológicos das populações de Dyckia encholirioides em costões rochosos da Ilha do Mel, litoral do Paraná, teve como objetivos identificar as variações nos parâmetros estruturais e biométricos desta espécie e relacioná-las com as características geomorfológicas e pedológicas de encostas distintas. Para tal, foram realizadas amostragens em três tipos de feições: convexa-divergente (CvD), convexa-retilínea (CvR) e côncava-convergente (CcC), as quais foram compartimentadas em terços superior, médio e inferior. As encostas convexas (divergentes e retilíneas) são constituídas dominantemente por Neossolo Litólico com baixa saturação por bases, enquanto a côncava-convergente, por Neossolo Regolítico com maiores teores em saturação por bases. Para o estudo dos parâmetros estruturais foram alocadas 10 parcelas de 1 m2 por área de amostragem (terço da encosta), totalizando 90, e contabilizado os dados referentes à cobertura, densidade e frequência de D. encholirioides. No estudo da biometria da espécie, em cada área de amostragem foram coletadas 7 rosetas com seus respectivos rizomas, totalizando 63 indivíduos amostrados e mensurado a altura e diâmetro de projeção da roseta, também foram contabilizados o número e o comprimento das folhas, o comprimento e diâmetro do rizoma e mensuradas as biomassas fresca e seca da roseta, rizoma e total do indivíduo. Para verificar a interferência dos fatores pedológicos sobre a variação nos parâmetros estruturais e sobre a biometria das populações estudadas, os dados dos atributos do solo foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) e os resultados foram expressos por meio de uma matriz de correlações, a qual teve como objetivo analisar a significância do coeficiente de correlação (r) entre os parâmetros estruturais e as variáveis biométricas dos indivíduos de D. encholirioides em relação aos atributos do solo. Complementarmente, os parâmetros estruturais e biométricos foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Foram contabilizadas 169 rosetas de D. encholirioides, a cobertura da feição CcC e a densidade da população em CvD foi significativamente maior e menor que as demais encostas, respectivamente. A frequência foi considerada similar entre as encostas. Em relação à biometria os resultados demonstraram que as populações diferiram, ao menos entre duas encostas, nos parâmetros: altura e diâmetro da roseta, número e comprimento das folhas, massa seca da roseta e total do indivíduo, estas diferenças foram mais evidentes entre as encostas e discretas entre os terços. De maneira geral, as populações com menores indivíduos estão inseridas na feição CvR enquanto os maiores em CcC, ficando os intermediários em CvD. A conformação da encosta foi determinante quando associada às peculiaridades do solo para a diferenciação na ocupação e biometria de D. encholirioides.
Palavras-chave: Geomorfologia. Solos. Parâmetros estruturais. Biometria. Ecologia.
|
367 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Um "Aconchego" para Chamar de Seu: Conflitos Identitários entre Brasileiros e Brasiguaios no Bairro |
Versão: PDF Atualização: 11/1/2019 |
Descrição:
PINTO, Sérgio Ricardo Aurélio
Esta dissertação discute as implicações do processo imigratório de retorno dos brasiguaios nas dinâmicas socioculturais, responsáveis pela construção da identidade e da territorialidade destes sujeitos no Bairro Jardim Santa Felicidade, Cascavel-PR. Tomando esta base como recorte espacial da pesquisa, a escala temporal (1975-2015) foi determinada a partir do período migratório identificado nas 66 famílias brasiguaias, residentes neste bairro. A partir desses dados temos como o objetivo principal analisar a gênese dos conflitos identitários sofridos por estes sujeitos em seu retorno do Paraguai para este bairro. Analisamos a hipótese de que os conflitos identitários sofridos pelos brasiguaios não esteja relacionada só no processo de territorialização e de negociação dos elementos simbólico-socioculturais, evento considerado processual no âmbito daqueles que experimentam o processo migratório. Por isso, nos objetivos específicos, averiguarmos as implicações desse processo na territorialização e da identidade, em conjunção aos processos multidimensionais-escalar-temporal. Nossos referenciais teóricos e os procedimentos metodológicos estão envolto da justificativa de analisarmos a gênese do sentimento de superioridade do brasileiro em relação ao Paraguai e, assim, àqueles que lá vivem, ou viveram, bem como, entendemos de que modo os brasileiros realizam ações de subalternização, de dominação e de legitimação a esses sujeitos, impedindo-os de materializarem sua territorialidade e demonstrarem suas referências identitárias. Para isto, realizamos trabalhos de campos de análises socioespaciais, nos quais coletamos dados primários e secundários, adquiridas através das aplicações de questionários/entrevistas. Além disso, realizamos análises iconográficas das pinturas romancistas a fim de se verificar os elementos necessários para a pesquisa. Através das entrevistas e dos questionários percebemos que a imigração de retorno desses sujeitos trouxe-lhes implicações, como construção de redes sociais entre diferentes sujeitos e territorialidades. Outra implicação é a junção do modo de vida diferente daquele que levaram consigo na emigração daquela que assimilaram em suas experiências vividas na realidade histórico-geográfica do Paraguai e que trazem consigo em seu retorno. Ou seja, a identidade brasiguaia é resultado dessa miscelânea. Compreendemos que os processos responsáveis pelo surgimento desse grupo, estão relacionados às políticas bilaterais entre Brasil e Paraguai em um plano de modernização capitalista agrário de ambos os países, que os fizeram emigrar para o Paraguai e, agora, os forçam a retornar. No entanto, em seu retorno, sofrem manifestações de aversão pela sua procedência: o Paraguai. Os conflitos que os brasiguaios sofrem, não são apenas aqueles resultantes do que o processo migratório traz em sua natureza, ou seja, estão relacionados ao sentimento de superioridade presente na legitimação da identidade nacional, a "brasilidade". Mesmo diante de atitudes de legitimação e subalternização, os mesmos se fortalecem através das redes sociais em um processo multidimensional-escalar e temporal, reconstruindo sua territorialidade, mesmo que imaterial, mantendo sua identidade por meio da resistência àqueles que intentam subalternizá-los. É mediante a estes processos que os brasiguaios se opõem à "morte matada" e refugiam-se nos sentimentos de pertencimento que os elementos simbólicos socioculturais lhes proporcionam: o "conforto da alma" e um "aconchego" para chamar de seu.
Palavras-chave: Brasiguaios. Identidade e territorialidade.
|
369 0 bytes Unicentro http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Olhar Atento para a Educação Ambiental nas Escolas do Campo |
Versão: PDF Atualização: 17/4/2018 |
Descrição:
SCHMITT, Estela Lidia
Esta dissertação apresenta aspectos sobre a Educação Ambiental praticada nas Escolas do Campo. O objetivo principal foi compreender o que caracteriza a Educação Ambiental na prática pedagógica na instituição escolar do campo. São 45 Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR, sendo que destas, 25 participaram na pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 132 professores que trabalham com as disciplinas escolares. Destes, foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham a disciplina de Geografia. Os instrumentos de coleta de dados foram: os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo; questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos professores. Dentre os autores utilizados podemos citar Leff, Loureiro, Lima, Carvalho, Layrargues, Brüger, Caldart, Arroyo, Saviani, Franscichett, Fazenda, Callai e Sacristán, entre outros. Verificou-se que nas Escolas do Campo, ocorre Educação Ambiental, porém sem a observância das Diretrizes Curriculares do Campo do estado do Paraná, que propõe ao professor que tome como ponto de partida para a prática pedagógica o lugar de vida do sujeito do campo, a sua realidade local, considerando suas experiências. Partindo destas premissas a prática pedagógica da Escola do Campo não se aproxima da abordagem socioambiental, que considera as questões sociais e ambientais. A pesquisa mostrou que os professores que atuam na Escola do Campo trabalham com Educação Ambiental, porém fortemente influenciados pela metodologia convencional, com práticas conservadoras Pragmáticas. Buscam respostas pontuais, sem relação com a dimensão complexa da problemática, sem um olhar atento para a perspectiva da realidade da Escola do Campo.
Palavras-chave: Educação ambiental. Escola do campo. Práticas pedagógicas.
|
403 0 bytes Unioeste http:// |
Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Avaliação Da Aprendizagem: Concepções E Características |
Versão: Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
FAVARÃO, Cláudia Fátima De Melo
A pesquisa, um estudo de caso, promoveu abordagem qualitativa da realidade. Para a coleta de dados, junto aos treze participantes, professores na única escola a ofertar ensino fundamental, anos finais, na localidade, utilizou-se: questionário e entrevista. Para análise dos dados foi utilizada a análise criteriosa, que a partir de codificações, permitiu a construção de categorias e subcategorias.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções e características avaliativas. Ação docente.
|
904 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
|