Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Análise da disciplina de educação ambiental e valorização do espaço local nos estabelecimentos de en |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2017 |
Descrição:
OPOLSKI, Carolina Albertoni
A presente pesquisa tem como objetivo a análise das práticas em educação ambiental (EA) com base na disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’ existente nas escolas do município de Bom Jesus do Sul– PR e as práticas de EA realizadas em outras escolas e municípios que não a inserem disciplinarmente em seus currículos. A pesquisa foi realizada em escolas/colégios de três municípios: Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste e Bom Jesus do Sul– PR, nestes foram pesquisados seis estabelecimentos diferentes (Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, Colégio Estadual Guilherme de Almeida, Escola Estadual Marquês de Maricá, Escola Estadual do Campo São Pedro, Colégio Estadual Bom Jesus e Escola Estadual do Campo XV de Novembro). Aplicamos questionários com professores e alunos, tendo sido 30 (trinta) questionários respondidos por professores dos 06 (seis) estabelecimentos pesquisados e 63 (sessenta e três) questionários respondidos por alunos. Indagamos em relação à prática em EA, os conhecimentos sobre os conceitos e legislação que permeiam a EA, a formação dos professores durante a graduação, o acesso à materiais de EA, dentre outras questões que possibilitaram uma análise sobre a realidade da EA praticada nos estabelecimentos em comparação à EA realizada nas escolas de Bom Jesus do Sul- PR que possuem disciplina específica. Realizamos também uma entrevista com gestor, professores e alunos que participaram da disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, na qual conseguimos compreender o desenvolvimento da disciplina e conteúdos ministrados, relacionando com o conhecimento teórico. A partir destes instrumentos, pudemos diagnosticar a prática da EA dos professores, dos alunos e a visão do gestor que tem uma ação de EA por meio disciplinar em seu colégio. Respaldamos a pesquisa com a compreensão teórica a partir do desenvolvimento da uma reflexão sobre a paisagem; o cartesianismo; a educação ambiental (sobretudo, a transformadora e/ou crítica), e o currículo. Dentre os autores utilizados podemos citar Albanus, Leff, Loureiro, Lima, Sacristán, Moreira, entre outros. Sobre os resultados obtidos, destacamos que professores que possuem a formação na graduação inserida na área de Ciências da Terra, têm mais facilidade em desenvolver a EA. Outro aspecto evidenciado é a predominância do desenvolvimento da EA classificada como Tradicional nos estabelecimentos pesquisados. Por fim, nossa conclusão revela que a disciplina de ‘Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local’, pode ser considerada como um espaço garantido para o desenvolvimento da EA, mais abrangente do que nos outros estabelecimentos pesquisados que desenvolvem a EA de modo transversal ou interdisciplinar. Ressaltamos que inserção da disciplina de Educação Ambiental e Valorização do Espaço Local, foi efetivada levando em consideração características da comunidade do município de Bom Jesus do Sul - PR, tendo como instrumento principal a horta escolar, com ementa voltada para a disciplina de Geografia. Nos casos pautados na pesquisa, consideramos que a EA como disciplina, tem resultado superior, mas possui limitações, pois segundo a estrutura curricular disciplinar necessita de conhecimentos e conteúdos de outras disciplinas, barreira transposta com maior efetividade na metodologia transversal e/ou interdisciplinar. A disciplina constitui um espaço para discussão e desenvolvimento da EA, mas que pode ser realizado de outras formas como atividades complementares em contraturno ou como componente curricular. Concluímos com posicionando não favoravelmente à existência de uma disciplina específica mediante os resultados da pesquisa.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Currículo. Disciplina.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As Bases Teórico-metodológicas dos Currículos de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 14/1/2019 |
Descrição:
BARBOSA, Valdivânia Pereira
A partir de meados da década de 1980, agentes da educação pública paranaense elaboraram e implementaram orientações curriculares para a rede de escolas do estado. Orientações curriculares partem não somente de órgãos oficiais, mas de outros segmentos da sociedade. O contexto histórico, os interesses de classes e as transformações no pensamento científico, filosófico e geográfico são determinantes na elaboração das proposições curriculares. A pesquisa, numa aproximação com o materialismo histórico e dialético, teve como objetivo avaliar os determinantes sócio-históricos e as bases teórico-metodológicas contidas nas propostas curriculares de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, da rede estadual do Paraná, de 1990 a 2017. Procuramos identificar o contexto das transformações ocorridas na educação e na Geografia, bem como, a inserção dessa ciência nos currículos escolares. A investigação foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental e abrangeu o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica e o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Em cada proposta curricular, analisamos o objeto de estudo da Geografia e os conceitos que contribuem para explicá-lo, os objetivos de ensino, as metodologias de ensino, a concepção/função da avaliação da aprendizagem. Os quatro documentos apresentam coerência e contradições internas. As quatro propostas admitem que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico. Apenas o Currículo Básico não explicita os conceitos/categorias da Geografia. Partiu dos Parâmetros Curriculares Nacionais a proposta do emprego dos conceitos da Geografia na educação escolar. Essa proposta também apresentou, à época, nova abordagem para o ensino da cartografia. No Currículo Básico, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica, os objetivos do ensino da Geografia são coerentes com os pressupostos teórico-metodológicos. O Plano de Estudos do MST, para além de objetivos de ensino, propõe a formação humana, omnilateral como princípio fundamental da educação. Os conteúdos selecionados são coerentes com os objetivos de cada proposta analisada de Geografia. O materialismo histórico e dialético é a abordagem metodológica no Currículo Básico e no Plano de Estudos do MST; os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam abordagem eclética com destaque para a fenomenologia; nas Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica são as abordagens críticas. Cada documento que sucede o anterior guarda aspectos do remoto, apresenta novas abordagens da Geografia, e supera em algumas proposições.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Currículo básico para a escola pública do Estado do Paraná. Parâmetros curriculares nacionais. Diretrizes curriculares orientadoras da educação básica. Plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A questão agrária no chão da escola: representações, abordagens e apreensões |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
HARFUCH, Marcos Antonio Cury.
A presente pesquisa buscou analisar a Questão Agrária na escola através da compreensão de cento e sessenta alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas do município de Londrina, a apropriação sobre o tema por vinte e dois professores que cursam o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, e os conteúdos de três coleções de livros didáticos. O objetivo foi identificar lacunas no aprendizado dos alunos, coerências e lacunas na apropriação dos assuntos em relação aos professores e coerências e equívocos nos conteúdos das coleções dos livros didáticos. A partir da análise destes objetos procuramos identificar se a Questão Agrária na escola contribui para reforçar se a agricultura atual, fatores históricos, econômicos, sociais, ambientais, legais, científicos e conceituais, são distorcidos ou equivocados e consequentemente possam contribuir para reforçar o senso comum, ou constroem um aprendizado crítico e pleno, conectado com a realidade pretérita e contemporânea. Para mensurar a o aprendizado dos alunos, aplicamos formulário com temas sobre a Questão Agrária em que os próprios julgaram o nível de seu conhecimento e compreensão sobre os assuntos. Para mensurar a apropriação dos professores sobre os temas da Geografia Agrária, comparamos de forma minuciosa as intervenções dos mesmos através da técnica de grupo focal para identificar a coerência ou os equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais, e para mensurar os conteúdos dos livros didáticos, realizamos várias leituras de forma minuciosa, também com o objetivo de identificar coerência e equívocos em relação à literatura científica e aos dados oficiais. Concluímos que há lacunas no aprendizado dos alunos, na apropriação dos temas da Questão Agrária por parte dos professores, e nos conteúdos dos livros didáticos. Esta pesquisa procurou contribuir com a Geografia e com a educação comprometida com a transformação social de forma geral, no sentido de refletir sobre a construção de concepções de se ensinar Geografia Agrária para que a mesma possibilite a formação de futuros cidadãos críticos e engajados.
Palavras-chave: Questão agrária. Educação crítica. Aprendizado. Senso comum. Transformação social. Cidadãos engajados.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Agronegócio e Urbanização: a Relação Rural-Urbano em Cascavel/PR |
Versão: PDF Atualização: 4/1/2019 |
Descrição:
REIS, Cirineu Ribeiro dos
O espaço entendido como instância social (Santos, 1993) é a materialidade das ações humanas e vem sendo modificado ao longo da história. O surgimento de novas cidades e seu processo de desenvolvimento está associado a diversos fatores. É possível perceber que o principal deles é o dinamismo de sua economia. O surgimento da indústria foi fundamental para a ampliação do processo de urbanização. O êxodo rural, intenso na década de 1970, possibilitou um acirrado processo de urbanização no Brasil. Localizada na Mesorregião Oeste do Paraná o município de Cascavel é polo regional e passou por intenso processo de atração populacional que se seguiu nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Na década de 1970, a região já despontava com indústria e comércio crescente, especialmente voltado para agropecuária. Hoje, a centralidade de Cascavel na área do agronegócio está relacionada à sua planta agroindustrial e ao fornecimento de agro serviços. A ampliação das cadeias produtivas do agronegócio fez surgir empresas a montante e a jusante da produção agropecuária, intensificando as atividades comerciais e industriais na zona urbana e atraindo a massa populacional. Desenvolvendo outras atividades "fora da porteira" houve uma diversificação dos empregos na cidade. No período da colonização da Região Oeste, entre 1940 e 1960, a atividade madeireira foi a principal fonte de renda e empregos, também a principal responsável pela fixação de população. Porém isso se alterou, sendo que o agronegócio assumiu este papel. No Brasil o desenvolvimento de um processo de substituição de importação alavancou a economia nacional e formou um forte mercado interno para produtos agropecuários. O desenvolvimento da agropecuária está associado a investimentos públicos em infraestrutura, na implantação de leis e políticas que incentivaram o financiamento privado. A criação de vários órgãos públicos e estatais de telefonia (TELEPAR); energia (COPEL); transporte (DER); pesquisa e extensão (EMATER e EMBRAPA), da mesma forma a garantia de preços mínimos e o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) criaram condições para a aplicação dos resultados de "Revolução Verde" e levou o país a passar de um país agrário exportador para urbano industrial. Em Cascavel isso significou mais produção e produtividade na agropecuária e a especialização em serviços voltados ao agronegócio, atendendo as demandas regionais e desenvolvendo os complexos agroindustriais da soja, milho, frango, suíno, e leite. O desenvolvimento das forças produtivas foi o principal responsável pela urbanização.
Palavras chaves: Urbanização. Agronegócio. Economia. Campo. Cidade.
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Categoria: Geografia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A Presença Árabe Muçulmana na Fronteira: o caso da cidade de Guaíra - PR |
Versão: PDF Atualização: 18/4/2018 |
Descrição:
ALVARES, Graciele
A pesquisa em tela tem por objetivo problematizar a presença dos imigrantes árabes muçulmanos no contexto socioeconômicos da fronteira da cidade de Guaíra, no Oeste do Paraná. O ambiente de fronteira destaca-se pelo remanescente crescimento do setor comercial, estimulando principalmente pelas atividades em faixa de fronteira. Em anos recentes se instalaram na fronteira diversas famílias árabes muçulmanas vindas de vários países do Oriente Médio, com o intuito de comercializar a partir do Paraguais. Estas, inicialmente fixaram-se na cidade de Foz do Iguaçu-PR, nas décadas posteriores a 1950, ocorreu um deslocamento secundário em Ciudad Del Este-PY. Nos últimos anos, ocorreu um deslocamento secundário dos imigrantes da Ciudad Del Este para a cidade de Guaíra-PR. As possibilidades de comércio na fronteira motivam a mobilidade dos grupos migrantes. A pesquisa procurou compreender as práticas, as representações e os significados construídos acerca do processo de chegada dos imigrantes. Para aprofundar a análise, a investigação ainda se propôs a contextualizar a cultura árabe e a imigração desse povo para o Brasil, em especial, o fluxo orientado para a cidade de Guaíra-PR. As entrevistas indicam especificidades da etnicidade árabe em Guaíra, assim como possibilidades de analisar a contribuição decorrente da imigração para o município.
Palavras-chave: Migração. Fronteira. Muçulmanos. Comércio. Identidade. Guraíra-PR.
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