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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Relações Cotidianas de uma Comunidade de Cafeicultores, nas Memórias de Braz Ponce Martins (1897- Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MARTINS, Gelise Cristine Ponce

A presente dissertação estuda o cotidiano dos migrantes anônimos que ocuparam as terras da região do norte do Paraná e as tornaram rentáveis ao capital, entre as décadas de 1930 e 1970. Nossa principal fonte de pesquisa é autobiografia de Braz Ponce Martins, “Memorial de um século de cafeicultores”, cuja narrativa se inicia em 1897, quando seus familiares emigraram da Espanha para São Paulo e se estende até o presente do autor, no ano de 2002.

Palavras-chave: Memória. Cotidiano. Imigração Espanhola. Colonização. Norte do Paraná.

Downloads 4612  4612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos

Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.

Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.



Downloads 1606  1606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ter um carro é....A percepção sobre o significado do carro e o comportamento do condutor Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MAOSKI, Fabricio

O objetivo deste trabalho foi discutir o carro na sociedade contemporânea e sua possível relação com a imprudência no trânsito. Este trabalho foi dividido em três estudos: O primeiro discute a chamada “cultura do carro” no Brasil e no mundo. O segundo é um estudo de validação (N=551) da Escala de Percepção do Carro, com quinze itens. A Escala de Percepção do Carro apresentou bons resultados na busca por evidencias de validade, sendo a versão brasileira dividida em dois fatores: Afetivo/Simbólico e Instrumental.

Downloads 5042  5042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Fazer Download agora!As Mudanças no Mundo dos Trabalho, O Labor Educativo e a Saúde Docente: O Caso dos Professores do E Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
KÖLLN. Alcione José


Downloads 856  856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná  Site http://
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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Concepção político-pedagógica para formação de professores do programa agrinho: do campo à cidade Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
PEREIRA, Veninha Bortoluzzi

O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção político-pedagógica do Programa Agrinho para a formação de professores, gestada pelo empresariado e ajustada ao processo educativo das Escolas Públicas do Estado do Paraná. A problemática centra-se no discurso da “responsabilidade social”, que carrega em seu bojo o ideário da educação empresarial em ações pautadas nas “parcerias públicoprivado”,
amparadas no discurso da educação ambiental. Indicamos que a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), em parceria com o Governo do Estado do Paraná deste 1995, desenvolvem o Programa Agrinho junto as escolas públicas, utilizando-se das estratégias de distribuição de recursos materiais,
econômicos e sociais. Implementa a formação de professores na concepção político pedagógica baseada nos PCNs, na interdisciplinaridade, nos temas transversais e na Pedagogia da Pesquisa. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende análise documental e bibliográfica para evidenciar os aspectos históricos e as contradições através do Método Histórico Crítico Dialético. A análise dos documentos do Programa Agrinho nos remete a vislumbrar as categorias predominantes, das quais elegemos para este estudo: a formação humana, a empregabilidade, as habilidades e competências, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a cidadania. As críticas levantadas procuram elucidar os determinantes sócio históricos da formação de professores que seguem o modelo formador neoliberal visando a adaptação do indivíduo às novas tecnologias e à flexibilidade do mundo globalizado. Na medida em que o Programa Agrinho adentra e interfere nas práticas e no currículo da escola pública, evidenciam-se as contradições que permeiam a relação público/privado. Demonstramos que o empresariado persegue seus objetivos no intuito de promover um projeto hegemônico de manutenção das estruturas exploratórias existentes. Ao contar com o consentimento do Estado, da Escola e dos Educadores, estes se constituem agentes disseminadores, enfraquecendo assim a perspectiva de uma educação voltada para a formação humana, crítica e emancipatória.


Palavras-chave: Programa Agrinho. Formação de Professores. Educação no Contexto Neoliberal.

Downloads 1653  1653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO  Site 
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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Rezar e benzer: rituais sagrados e identidade étnica em Prudentópolis – pr (1990-2014)  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
SKAVRONSKI, Maria Inês Antonio

Esta pesquisa revela as tensões e os conflitos em torno da manutenção da identidade étnica a partir das transformações dos rituais de bênçãos, práticas religiosas e sociais dos descendentes de ucranianos do Município de Prudentópolis. Esses rituais sagrados, que ocorrem durante o calendário litúrgico da Igreja Greco Católica Ucraniana de Rito Bizantino são práticas fortemente carregadas de simbologia e significados. Gestos, símbolos, cantos, celebrações e rituais de bênçãos da água, da casa, das velas, dos ramos, dos alimentos, dos falecidos, dos frutos, das flores, das lavouras e das colheitas, que ocorrem em dias por eles considerados santificados, fazem parte de um conjunto de concepções herdadas pelos descendentes de ucranianos e ressignificadas nas áreas que ocuparam durante o processo de imigração. O rito apresenta uma dimensão religiosa por assumir um caráter simbólico e transcendental e também reafirma a identidade étnica de seus participantes por ser uma ação, um momento comunicativo e constitutivo de uma visão do mundo que sustenta um conjunto de relações entre indivíduos. Nesse contexto, tanto a construção identitária quanto a construção da diferença são definidas pelas relações sociais baseadas nos discursos e na linguagem sempre imersas em relações de poder. Assim, a partir de uma concepção de identidade compreendida como tensão entre o “eu” e o “outro”, entre o local e o global, entre o discurso e a prática, entre o tradicional e o moderno, entre o ser e o não ser, o presente trabalho analisa, a partir da história oral, a reformulação e a reafirmação da identidade étnica ucraniana tensionada pelas traduções da liturgia e dos rituais de bênçãos do idioma ucraniano para a língua portuguesa entre os anos de 1990 a 2014.


Palavras-chave: Imigração Ucraniana. Rituais de bênçãos. Identidade étnica. Religiosidade.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site 
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