Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Os discursos sobre o trabalho em o retrato de Érico Veríssimo |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
BRUNETI, Marcio
No contexto do romance, essa compreensão passa pelas interações históricas das relações entre trabalho livre/trabalho escravo; do processo de percepção, por parte do homem do campo, da separação entre trabalho e propriedade da terra; da singular combinação, no Rio Grande do Sul, de elementos humanos diversos na formação de uma “cultura do trabalho” e a ausência de uma tradição de trabalho ligada às guildas e hansas, como na Europa pré-capitalista. As diferenças de condição social, o elemento telúrico, o papel da família extensa como unidade sócioprodutiva e as relações características de uma sociedade alicerçada nos ditames do favor são aspectos contidos nos discursos acerca do trabalho que compõem a crítica social de Érico Veríssimo no romance. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo também aplicada a análise quantitativa no tratamento de dados extraídos dos números fornecidos por Chaves (1979) e Carpeaux (1979), a fim de situar a obra no contexto da produção literária do autor. É preciso considerar que o romance foi publicado no auge da carreira de Érico Veríssimo como segundo tomo de uma trilogia cuja parte inicial fora um grande sucesso de público e de crítica, gerando expectativas que não foram correspondidas: um dos romances do autor menos conhecidos pelo grande público, O Retrato tem papel fundamental no conjunto de O Tempo E O Vento, pois em suas páginas Érico configura o ambiente de degradação dos valores representativos do povo do Rio Grande e que constitui a grande crítica do conjunto da obra.
Palavras-chave: Trabalho. romance brasileiro. O Retrato. Érico Veríssimo.
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930 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paranà |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Politicas de currículo: currículo intercultural como texto étnico-racial na educação básica com qual |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
RAMÃO, Valdacir José
O objetivo geral foi analisar as contribuições de um currículo intercultural como texto étnico-racial para a efetivação da qualidade social da educação básica. Objetivos específicos: Contextualizar a construção do currículo escolar como texto étnico-racial e as relações de poder dele decorrente; analisar na perspectiva das diversidades a construção das identidades sociais presentes no currículo. Por meio de elementos históricos e sociológicos, apresenta-se uma reconstrução dos conceitos de diversidade, raça e etnia, currículo e cultura na perspectiva multicultural, tendo a educação intercultural como processo contínuo e dinâmico presentes no cotidiano escolar. Baseados no método de análise crítico hermenêutico, priorizamos o diálogo intercultural, reconhecendo e valorizando a existência das diferenças. No percurso metodológico orientado na abordagem qualitativa, foram realizadas análises bibliográficas e de dados empíricos, coletados mediante entrevistas estruturadas realizadas pela equipe de pesquisadores do Observatório de Violências nas Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo intercultural. Raça e etnia. Diversidade, Relações de poder.
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1694 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Rezar e benzer: rituais sagrados e identidade étnica em Prudentópolis – pr (1990-2014) |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
SKAVRONSKI, Maria Inês Antonio
Esta pesquisa revela as tensões e os conflitos em torno da manutenção da identidade étnica a partir das transformações dos rituais de bênçãos, práticas religiosas e sociais dos descendentes de ucranianos do Município de Prudentópolis. Esses rituais sagrados, que ocorrem durante o calendário litúrgico da Igreja Greco Católica Ucraniana de Rito Bizantino são práticas fortemente carregadas de simbologia e significados. Gestos, símbolos, cantos, celebrações e rituais de bênçãos da água, da casa, das velas, dos ramos, dos alimentos, dos falecidos, dos frutos, das flores, das lavouras e das colheitas, que ocorrem em dias por eles considerados santificados, fazem parte de um conjunto de concepções herdadas pelos descendentes de ucranianos e ressignificadas nas áreas que ocuparam durante o processo de imigração. O rito apresenta uma dimensão religiosa por assumir um caráter simbólico e transcendental e também reafirma a identidade étnica de seus participantes por ser uma ação, um momento comunicativo e constitutivo de uma visão do mundo que sustenta um conjunto de relações entre indivíduos. Nesse contexto, tanto a construção identitária quanto a construção da diferença são definidas pelas relações sociais baseadas nos discursos e na linguagem sempre imersas em relações de poder. Assim, a partir de uma concepção de identidade compreendida como tensão entre o “eu” e o “outro”, entre o local e o global, entre o discurso e a prática, entre o tradicional e o moderno, entre o ser e o não ser, o presente trabalho analisa, a partir da história oral, a reformulação e a reafirmação da identidade étnica ucraniana tensionada pelas traduções da liturgia e dos rituais de bênçãos do idioma ucraniano para a língua portuguesa entre os anos de 1990 a 2014.
Palavras-chave: Imigração Ucraniana. Rituais de bênçãos. Identidade étnica. Religiosidade.
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1058 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa |
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