Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun |
Versão: Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos
Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.
Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.
|
1641 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Operação Pequeno Príncipe a Ação Da Polícia Política no Combate à Doutrinação Comunista nas Pré-Esco |
Versão: Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
DEABREU, José dos Santos
A pesquisa analisa a forma de atuação da polícia política paranaense na chamada Operação Pequeno Príncipe, ação repressiva ocorrida em 1978, em Curitiba, que visava a interdição de duas pré-escolas – Oficina e Oca – acusadas de doutrinar crianças de 1 a 6 anos de idade dentro de princípios marxistas e de servirem de fachada para atividades conspiratórias contra o governo. O trabalho demonstra que em seu combate aos opositores do regime, os órgãos repressivos desenvolveram ações apoiadas tanto na legalidade ditatorial como na clandestinidade, visando a produção do sentimento de medo, sendo que no primeiro caso, por meio de práticas que iam desde a vigilância sistemática e os aprisionamentos e, na ilegalidade, por meio das constantes ameaças e sequestros, agindo anonimamente e procurando acobertar-se sob o manto de grupos anticomunistas.
Palavras chave: Poder. Ditadura. ideologia. Violência. Polícia Política. Comunismo. Resistência. Educação.
|
1131 0 bytes UFPR http:// |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história |
Versão: PDF Atualização: 22/2/2016 |
Descrição:
PEREIRA, Juliano da Silva
Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que nos interessa aqui. A empatia histórica para Ashby & Lee (apud PEREIRA, 2003, p. 53) funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objectivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral nesta etapa será o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. O projeto se constituirá de pesquisa bibliográfica, a fim de definir o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Será realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.
PALAVRAS–CHAVES: História e Ensino. RPG. Empatia Histórica. Produção de Conhecimento. Role Playing Game.
|
4228 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Drama na disciplina de história: o passado no presente |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
NOVAKOSKI, Marcia do Rocio
O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.
Palavras-chave: Drama. História. Experiência. Processo.
|
554 0 bytes Universidade do Estado de Santa Catarina |
|