Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A escola como lugar de memórias e de identidades: um estudo a partir de escritos de alunos do ensino |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2017 |
Descrição:
SANTANA, Dorival Aparecido de
O presente trabalho aborda a instituição escolar, enquanto um local de memórias e de identidades, tendo como principal fonte de pesquisa os escritos de um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes de Londrina-PR (Brasil), matriculados nos anos letivos de 2013 e 2014. O ponto de partida das discussões são os dilemas identitários da sociedade contemporânea. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos e o sentimento de pertença a uma instituição de ensino. A pesquisa atua em três frentes investigação: a construção de uma narrativa a partir de fragmentos de história e memória do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes –Londrina/PR; o mapeamento do perfil sociocultural dos alunos do ensino médio do mesmo estabelecimento, e a análise dos seus escritos. Sob o ponto de vista da metodologia e das fontes, a investigação integrou revisão de literatura, análise de fontes fotográficas, aplicação de questionários, depoimentos orais e análise textual discursiva dos escritos dos estudantes. As principais questões que nortearam os procedimentos de investigação foram as seguintes: Quais são os conceitos dos alunos sobre a memória? Que compreensões eles possuem sobre a escola enquanto um lugar de memória? Qual a consciência dos alunos sobre a historicidade da memória institucional e sobre a diversidade das experiências escolares? Os resultados indicaram que os participantes não priorizam a memória da instituição em suas respostas. No entanto, eles se mostraram sensíveis aos temas da pesquisa e atentos em relação às suas próprias experiências. Com base nos dados, o estudo desenvolve uma reflexão sobre os entrelaçamentos possíveis entre as diferentes modalidades de memórias nos processos de construção da identidade social da escola. Para que as escolas se transformem em lugares mais significativos, sugere-se que, sob o ponto de vista dos estudantes, elas compreendam melhor o contexto de diversidade e a realidade plural dos alunos. A identificação dos estudantes com a instituição escolar depende da criação de políticas de gestão democráticas no tocante ao acolhimento das diferentes memórias.
Palavras-chave: Identidade. Memória. Escola. Escritos de Alunos. Ensino Médio.
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40067 0 bytes UEL |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
FERREIRA, Mário Cézar Alves
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a produção e a aplicação de uma sequência didática como produto educacional, para a apropriação do conhecimento de professores e de estudantes sobre as relações étnico-raciais no Brasil, no ensino de História. Os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais da Nova História balizaram a construção deste objeto de análise. No que diz respeito às representações do negro, buscou-se, durante a aplicação do produto educacional, discutir as teorias raciais, construídas no século XIX, a fim de identificar mudanças e permanências dessas representações nos dias atuais. Buscou-se, também, discutir o processo de exclusão social dos ex-escravos, que gerou implicações para os afro-brasileiros, a fim de esclarecer as causas da pobreza que afeta mais a negros do que a brancos. Para tanto, os alunos analisaram e discutiram as representações do negro no cinema nacional, com base em filmes realizados em diferentes períodos da História do Brasil, buscando superar as visões estereotipadas e discriminatórias dessas representações. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Londrina/Paraná, com uma turma de trinta e cinco estudantes do terceiro ano do ensino médio. De natureza qualitativa, nesta pesquisa-ação, os dados foram coletados mediante atividades escritas, orais e por meio de videogravação das aulas. Para a elaboração dos planos de aula que compuseram a sequência didática, foram selecionados como documentos o quadro Redenção de Cã (1895), a música A favela vai abaixo (1928) e quatro filmes, sendo eles: O Despertar da Redentora (1942), um trecho de Orfeu do Carnaval (1959), um trecho de Rio Babilônia (1982) e o filme Besouro (2009). Antes da elaboração dos planos de aula, foi necessário revisar a literatura sobre as especificidades linguísticas desses documentos, para a elaboração do material didático em questão. A preparação dos planos de aula partiu do seguinte problema: como as sequências didáticas de História, desenvolvidas com base em diferentes linguagens, podem contribuir para a desconstrução do preconceito racial no ambiente escolar? O fulcro das atividades, portanto, foi desvelar as origens do racismo e as estereotipias sobre o negro, aprimorar o olhar crítico dos estudantes sobre os discursos fílmicos e promover a discussão e a leitura histórico-social da contribuição dos negros para a cultura brasileira. Os resultados da pesquisa permitiram observar o quanto é produtivo para a aprendizagem trabalhar de forma problematizada e com diferentes fontes, estabelecendo uma relação entre presente e passado. Os estudantes puderam identificar as permanências de teorias racistas, construídas ontem, nos dias atuais, estabeleceram relações entre a exclusão social dos escravos e as causas da pobreza no Brasil. Foram também capazes de identificar, de modo geral, os arquétipos pelos quais o negro é representado no cinema nacional, identificando também uma valorização da apresentação do negro e da sua cultura no filme Besouro.
Palavras-chave: Ensino de História. Sequência Didática. Representações do negro. Desconstrução do preconceito racial.
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10698 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paranà |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história |
Versão: PDF Atualização: 22/2/2016 |
Descrição:
PEREIRA, Juliano da Silva
Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que nos interessa aqui. A empatia histórica para Ashby & Lee (apud PEREIRA, 2003, p. 53) funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objectivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral nesta etapa será o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. O projeto se constituirá de pesquisa bibliográfica, a fim de definir o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Será realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.
PALAVRAS–CHAVES: História e Ensino. RPG. Empatia Histórica. Produção de Conhecimento. Role Playing Game.
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4228 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ontem, confrontos e conflitos; hoje, monumentos: o levante dos posseiros de 1957 e seus monumentos n |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
SILVA, Moacir Motta da
A presente pesquisa, que trata sobre os conflitos e confrontos na fronteira Sudoeste do Paraná, numa analise observando as diferentes versões construídas acerca da Revolta dos Posseiros de 1957 na região de fronteira tendo o embate cultural de migrantes e caboclos durante a Marcha para o Oeste instituída pelo Presidente e Vargas, neste enfoque apresentar os monumentos na fronteira. Pois com o desfecho do conflito criou-se uma memoria oficial que transformou o conflito em um símbolo histórico da região Sudoeste do Paraná, pretende-se ainda apresentar os crimes acontecimentos relacionados à Revolta dos Posseiros de 1957 especialmente sobre os conflitos ocorridos na faixa de fronteira, procurando compreender os embates entre colonos e jagunços ocorridos nesta faixa territorial. Desta forma pretende-se demonstrar que os conflitos ocorreram na grande maioria nesta região, apresenta-se também a instalação do Cartório de Registro de Imóveis não fora criado na obscuridade para o registro da escritura em favor da CITLA, e sim fora instalado em função da Comarca que havia sido instalada. Analisando as diferentes versões, ou seja, as narrativas da época, a memoria oficial e as memorias oficiais individuais construídas sobre o conflito, buscou-se identificar aspectos mal explicados e informações ignoradas sobre os acontecimentos, que marcaram a região principalmente no âmbito politico que, na apresentação dos “heróis” da Revolta dos Posseiros de 1957 dada a Walter Pecoits e Ivo Thomazoni reverteram suas participações no levante em dividendos políticos em nível local e regional. Conclui-se analisando os monumentos erigidos para comemorar o cinquentenário da Revolta dos Posseiros: o Monumento das Sete Cruzes de Pranchita e o monumento feito em homenagem aos Pioneiros em Capanema. Observa-se que o monumento não é algo exigido pelos colonos, e sim que se configura numa forma pela qual o poder público se vale de sua construção para colher benefícios próprios, utilizados em seu meio político.
Palavras-chave: Fronteira. Monumentos. Liderança. Política.
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4214 0 bytes Universidade de Passo Fundo |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A educação bancária como violência simbólica: um estudo da ação pedagógica no espaço escolar à luz d |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2017 |
Descrição:
TOSCAN, Loines Aparecida
Neste sentido, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: A prática pedagógica bancária pode ser vista como uma forma de violência no espaço escolar? Esta pergunta de pesquisa teve como objetivo discutir em especial, a educação bancária como violência simbólica, no espaço escolar, sob a perspectiva de Bourdieu, Foucault e Freire. Foi utilizado como método de investigação a hermenêutica que busca questionar, apreender, compreender e interpretar o fenômeno investigado. O referencial teórico fundamentou-se em especial nos seguintes autores: Pierre Bourdieu (2008, 2009, 2010) com sua definição da violência simbólica como sendo toda ação pedagógica enquanto imposição, por um poder arbitrário e se reproduz no ambiente escolar refletida nas ações de seus agentes, neste caso professores, gestores e funcionários.
Palavras-chave: Violência Simbólica. Educação Bancária. Estatuto da Criança e do Adolescente.
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3048 0 bytes Universidade Católica do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Didática da história e consciência histórica: pesquisas na pós-graduação brasileira (2001-2009) |
Versão: PDF Atualização: 12/7/2016 |
Descrição:
BAROM, Wilian Carlos Cipriani
Com este trabalho buscamos contribuir à área da Didática da História. Para tanto, recorremos a uma análise das pesquisas acadêmicas –teses e dissertações –em torno do Ensino da História, a fim de se identificar como o conceito de Consciência Histórica vem sendo empregado. Para o caso desta pesquisa, o viés teórico com o qual conceituamos consciência histórica refere-se à peculiar matriz germânica, a partir da trilogia intitulada Teoria da História do filósofo Jörn Rüsen. Neste sentido, construímos um primeiro capítulo no qual nossa compreensão dos conceitos rüsenianos é apresentada, assim como uma possível inter-relação entre estes conceitos em torno do eixo Ensino. Ao segundo capítulo coube um olhar sobre os dados empíricos a se identificar como estes conceitos estão sendo utilizados nas pesquisas que versam sobre o ensino da História. Não nos propusemos à tarefa normativa de julgarmos as apropriações destes conceitos e teoria subjacente, mas sim, de apontarmos as tendências e possibilidades que foram encontradas, formas de interpretação da teoria e contribuições específicas no processo de instituição da área da Didática da História, para seguidamente traçarmos uma visão panorâmica e de movimentação da área da ciência da Didática da História. Estas pesquisas analisadas foram tomadas como documentos, „vestígios‟, intenções de grupos/indivíduos, que por vez se relacionam em sociedade, o que nos insere na categoria de pesquisa documental. Foram trinta e quatro trabalhos acadêmicos analisados, sendo dez teses e vinte e quatro dissertações.
Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa. A consciência histórica, A teoria da História.
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2993 0 bytes UEPG |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As crianças da ponte: o trabalho de crianças e adolescentes no comércio fronteiriço de Foz do Iguaçu |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
REIMANN, Valdirene
A fronteira de Foz do Iguaçu/Paraná e Ciudad Del Este/Paraguay é um local por onde circula um grande número de visitantes, ocorre um grande fluxo de capitais e de mercadorias. Nas interfaces das relações mercadológicas do comércio fronteiriço ocultam-se formas de trabalho degradantes que ajudam a manter a lucratividade na atividade, como por exemplo, a exploração do trabalho infantil. Investigando o passado de Foz do Iguaçu no período após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, é possível compreender o surgimento de uma sociedade heterogênea, conflituosa, onde milhares de famílias sobrevivem do trabalho informal no comércio da Ponte da Amizade. Questões culturais têm assumido grande relevância no sentido de compreender o trabalho infantil como parte das representações das famílias em risco social, pois o encaram como elemento disciplinador e de aprendizagem para seus filhos. A pesquisa qualitativa possibilitou importantes conclusões, como a nacionalidade paraguaia dos trabalhadores infantis da Ponte da Amizade, as estratégias e astúcias utilizadas por esses sujeitos sociais e a necessidade de trabalhar precocemente a fim de complementar a renda familiar. As consequências do trabalho infantil são preocupantes, atingindo dimensões físicas e emocionais da saúde das crianças, além de privar-lhes do tempo dedicado à escola e ao lazer. Investigar os mecanismos utilizados pelos trabalhadores infanto-juvenis no comércio fronteiriço, compreender as causas que os levam a serem incorporados precocemente nesta atividade e identificar os programas sociais efetuados para atender esses sujeitos é a proposta da pesquisa.
Palavras-chave: Trabalho. Infância. Fronteira.
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2661 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOEST |
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