Educadores

Ínicio : História : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ter um carro é....A percepção sobre o significado do carro e o comportamento do condutor Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MAOSKI, Fabricio

O objetivo deste trabalho foi discutir o carro na sociedade contemporânea e sua possível relação com a imprudência no trânsito. Este trabalho foi dividido em três estudos: O primeiro discute a chamada “cultura do carro” no Brasil e no mundo. O segundo é um estudo de validação (N=551) da Escala de Percepção do Carro, com quinze itens. A Escala de Percepção do Carro apresentou bons resultados na busca por evidencias de validade, sendo a versão brasileira dividida em dois fatores: Afetivo/Simbólico e Instrumental.

Downloads 5210  5210  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Rezar e benzer: rituais sagrados e identidade étnica em Prudentópolis – pr (1990-2014)  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
SKAVRONSKI, Maria Inês Antonio

Esta pesquisa revela as tensões e os conflitos em torno da manutenção da identidade étnica a partir das transformações dos rituais de bênçãos, práticas religiosas e sociais dos descendentes de ucranianos do Município de Prudentópolis. Esses rituais sagrados, que ocorrem durante o calendário litúrgico da Igreja Greco Católica Ucraniana de Rito Bizantino são práticas fortemente carregadas de simbologia e significados. Gestos, símbolos, cantos, celebrações e rituais de bênçãos da água, da casa, das velas, dos ramos, dos alimentos, dos falecidos, dos frutos, das flores, das lavouras e das colheitas, que ocorrem em dias por eles considerados santificados, fazem parte de um conjunto de concepções herdadas pelos descendentes de ucranianos e ressignificadas nas áreas que ocuparam durante o processo de imigração. O rito apresenta uma dimensão religiosa por assumir um caráter simbólico e transcendental e também reafirma a identidade étnica de seus participantes por ser uma ação, um momento comunicativo e constitutivo de uma visão do mundo que sustenta um conjunto de relações entre indivíduos. Nesse contexto, tanto a construção identitária quanto a construção da diferença são definidas pelas relações sociais baseadas nos discursos e na linguagem sempre imersas em relações de poder. Assim, a partir de uma concepção de identidade compreendida como tensão entre o “eu” e o “outro”, entre o local e o global, entre o discurso e a prática, entre o tradicional e o moderno, entre o ser e o não ser, o presente trabalho analisa, a partir da história oral, a reformulação e a reafirmação da identidade étnica ucraniana tensionada pelas traduções da liturgia e dos rituais de bênçãos do idioma ucraniano para a língua portuguesa entre os anos de 1990 a 2014.


Palavras-chave: Imigração Ucraniana. Rituais de bênçãos. Identidade étnica. Religiosidade.

Downloads 1082  1082  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Religião e Educação No Pensamento De John Wesley (1703-1791) Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
ZIOLI, Cláudio Ferraz

O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do líder religioso John Wesley (1703 – 1791) para a história da educação inglesa do século XVIII e a relação do seu pensamento educacional com o processo da Revolução Industrial, a partir de suas obras religiosas e sociais. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a pesquisa documental e bibliográfica. O método de análise escolhido, é caracterizado pela discussão do pensamento por meio da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. John Wesley foi um homem importante para o contexto religioso do século XVIII, fundou e liderou o metodismo, movimento que transformou o panorama religioso inglês desse período.

Palavras-chave: História da Educação. John Wesley. Inglaterra. Revolução
Industrial. Século XVIII.

Downloads 1086  1086  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Relações com o saber: professores de matemática e seus pontos de vista sobre a formação continuada n Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
MANOSSO, Marcia Viviane Barbetta

Esta dissertação contém os resultados de uma pesquisa sobre as enunciações de professores de Matemática da rede pública estadual do Paraná, atuando na Educação Básica, em relação às práticas de formação continuada que vivenciaram ou que viram ser ofertadas. Através de uma pesquisa exploratória, elaborou-se um quadro geral da atuação destes professores e, em seguida, direcionou-se a investigação junto aos professores que possuíam mestrado e tinham participado do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Nove professores contribuíram com a investigação, registrando suas opiniões e perspectivas sobre uma variedade de práticas de formação institucionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Um estudo sobre as enunciações foi feito tendo como referência o Modelo dos Campos Semânticos e tornou-se possível identificar elementos dos cursos feitos ou observados e que contribuíram na construção de conhecimentos e significados para a prática docente.


Palavras-chave: Educação Matemática. Relação com o Saber. Formação Continuada. Modelo dos Campos Semânticos.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Politicas de currículo: currículo intercultural como texto étnico-racial na educação básica com qual Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
RAMÃO, Valdacir José

O objetivo geral foi analisar as contribuições de um currículo intercultural como texto étnico-racial para a efetivação da qualidade social da educação básica. Objetivos específicos: Contextualizar a construção do currículo escolar como texto étnico-racial e as relações de poder dele decorrente; analisar na perspectiva das diversidades a construção das identidades sociais presentes no currículo. Por meio de elementos históricos e sociológicos, apresenta-se uma reconstrução dos conceitos de diversidade, raça e etnia, currículo e cultura na perspectiva multicultural, tendo a educação intercultural como processo contínuo e dinâmico presentes no cotidiano escolar. Baseados no método de análise crítico hermenêutico, priorizamos o diálogo intercultural, reconhecendo e valorizando a existência das diferenças. No percurso metodológico orientado na abordagem qualitativa, foram realizadas análises bibliográficas e de dados empíricos, coletados mediante entrevistas estruturadas realizadas pela equipe de pesquisadores do Observatório de Violências nas Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.


Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo intercultural. Raça e etnia. Diversidade, Relações de poder.

Downloads 1746  1746  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Os discursos sobre o trabalho em o retrato de Érico Veríssimo Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
BRUNETI, Marcio

No contexto do romance, essa compreensão passa pelas interações históricas das relações entre trabalho livre/trabalho escravo; do processo de percepção, por parte do homem do campo, da separação entre trabalho e propriedade da terra; da singular combinação, no Rio Grande do Sul, de elementos humanos diversos na formação de uma “cultura do trabalho” e a ausência de uma tradição de trabalho ligada às guildas e hansas, como na Europa pré-capitalista. As diferenças de condição social, o elemento telúrico, o papel da família extensa como unidade sócioprodutiva e as relações características de uma sociedade alicerçada nos ditames do favor são aspectos contidos nos discursos acerca do trabalho que compõem a crítica social de Érico Veríssimo no romance. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo também aplicada a análise quantitativa no tratamento de dados extraídos dos números fornecidos por Chaves (1979) e Carpeaux (1979), a fim de situar a obra no contexto da produção literária do autor. É preciso considerar que o romance foi publicado no auge da carreira de Érico Veríssimo como segundo tomo de uma trilogia cuja parte inicial fora um grande sucesso de público e de crítica, gerando expectativas que não foram correspondidas: um dos romances do autor menos conhecidos pelo grande público, O Retrato tem papel fundamental no conjunto de O Tempo E O Vento, pois em suas páginas Érico configura o ambiente de degradação dos valores representativos do povo do Rio Grande e que constitui a grande crítica do conjunto da obra.

Palavras-chave: Trabalho. romance brasileiro. O Retrato. Érico Veríssimo.

Downloads 989  989  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paranà  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Operação Pequeno Príncipe a Ação Da Polícia Política no Combate à Doutrinação Comunista nas Pré-Esco Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
DEABREU, José dos Santos

A pesquisa analisa a forma de atuação da polícia política paranaense na chamada Operação Pequeno Príncipe, ação repressiva ocorrida em 1978, em Curitiba, que visava a interdição de duas pré-escolas – Oficina e Oca – acusadas de doutrinar crianças de 1 a 6 anos de idade dentro de princípios marxistas e de servirem de fachada para atividades conspiratórias contra o governo. O trabalho demonstra que em seu combate aos opositores do regime, os órgãos repressivos desenvolveram ações apoiadas tanto na legalidade ditatorial como na clandestinidade, visando a produção do sentimento de medo, sendo que no primeiro caso, por meio de práticas que iam desde a vigilância sistemática e os aprisionamentos e, na ilegalidade, por meio das constantes ameaças e sequestros, agindo anonimamente e procurando acobertar-se sob o manto de grupos anticomunistas.

Palavras chave: Poder. Ditadura. ideologia. Violência. Polícia Política. Comunismo. Resistência. Educação.


Downloads 1131  1131  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ontem, confrontos e conflitos; hoje, monumentos: o levante dos posseiros de 1957 e seus monumentos n Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
SILVA, Moacir Motta da

A presente pesquisa, que trata sobre os conflitos e confrontos na fronteira Sudoeste do Paraná, numa analise observando as diferentes versões construídas acerca da Revolta dos Posseiros de 1957 na região de fronteira tendo o embate cultural de migrantes e caboclos durante a Marcha para o Oeste instituída pelo Presidente e Vargas, neste enfoque apresentar os monumentos na fronteira. Pois com o desfecho do conflito criou-se uma memoria oficial que transformou o conflito em um símbolo histórico da região Sudoeste do Paraná, pretende-se ainda apresentar os crimes acontecimentos relacionados à Revolta dos Posseiros de 1957 especialmente sobre os conflitos ocorridos na faixa de fronteira, procurando compreender os embates entre colonos e jagunços ocorridos nesta faixa territorial. Desta forma pretende-se demonstrar que os conflitos ocorreram na grande maioria nesta região, apresenta-se também a instalação do Cartório de Registro de Imóveis não fora criado na obscuridade para o registro da escritura em favor da CITLA, e sim fora instalado em função da Comarca que havia sido instalada. Analisando as diferentes versões, ou seja, as narrativas da época, a memoria oficial e as memorias oficiais individuais construídas sobre o conflito, buscou-se identificar aspectos mal explicados e informações ignoradas sobre os acontecimentos, que marcaram a região principalmente no âmbito politico que, na apresentação dos “heróis” da Revolta dos Posseiros de 1957 dada a Walter Pecoits e Ivo Thomazoni reverteram suas participações no levante em dividendos políticos em nível local e regional. Conclui-se analisando os monumentos erigidos para comemorar o cinquentenário da Revolta dos Posseiros: o Monumento das Sete Cruzes de Pranchita e o monumento feito em homenagem aos Pioneiros em Capanema. Observa-se que o monumento não é algo exigido pelos colonos, e sim que se configura numa forma pela qual o poder público se vale de sua construção para colher benefícios próprios, utilizados em seu meio político.


Palavras-chave: Fronteira. Monumentos. Liderança. Política.

Downloads 4214  4214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Passo Fundo  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos

Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.

Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.



Downloads 1641  1641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
FERREIRA, Mário Cézar Alves

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a produção e a aplicação de uma sequência didática como produto educacional, para a apropriação do conhecimento de professores e de estudantes sobre as relações étnico-raciais no Brasil, no ensino de História. Os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais da Nova História balizaram a construção deste objeto de análise. No que diz respeito às representações do negro, buscou-se, durante a aplicação do produto educacional, discutir as teorias raciais, construídas no século XIX, a fim de identificar mudanças e permanências dessas representações nos dias atuais. Buscou-se, também, discutir o processo de exclusão social dos ex-escravos, que gerou implicações para os afro-brasileiros, a fim de esclarecer as causas da pobreza que afeta mais a negros do que a brancos. Para tanto, os alunos analisaram e discutiram as representações do negro no cinema nacional, com base em filmes realizados em diferentes períodos da História do Brasil, buscando superar as visões estereotipadas e discriminatórias dessas representações. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Londrina/Paraná, com uma turma de trinta e cinco estudantes do terceiro ano do ensino médio. De natureza qualitativa, nesta pesquisa-ação, os dados foram coletados mediante atividades escritas, orais e por meio de videogravação das aulas. Para a elaboração dos planos de aula que compuseram a sequência didática, foram selecionados como documentos o quadro Redenção de Cã (1895), a música A favela vai abaixo (1928) e quatro filmes, sendo eles: O Despertar da Redentora (1942), um trecho de Orfeu do Carnaval (1959), um trecho de Rio Babilônia (1982) e o filme Besouro (2009). Antes da elaboração dos planos de aula, foi necessário revisar a literatura sobre as especificidades linguísticas desses documentos, para a elaboração do material didático em questão. A preparação dos planos de aula partiu do seguinte problema: como as sequências didáticas de História, desenvolvidas com base em diferentes linguagens, podem contribuir para a desconstrução do preconceito racial no ambiente escolar? O fulcro das atividades, portanto, foi desvelar as origens do racismo e as estereotipias sobre o negro, aprimorar o olhar crítico dos estudantes sobre os discursos fílmicos e promover a discussão e a leitura histórico-social da contribuição dos negros para a cultura brasileira. Os resultados da pesquisa permitiram observar o quanto é produtivo para a aprendizagem trabalhar de forma problematizada e com diferentes fontes, estabelecendo uma relação entre presente e passado. Os estudantes puderam identificar as permanências de teorias racistas, construídas ontem, nos dias atuais, estabeleceram relações entre a exclusão social dos escravos e as causas da pobreza no Brasil. Foram também capazes de identificar, de modo geral, os arquétipos pelos quais o negro é representado no cinema nacional, identificando também uma valorização da apresentação do negro e da sua cultura no filme Besouro.


Palavras-chave: Ensino de História. Sequência Didática. Representações do negro. Desconstrução do preconceito racial.

Downloads 10698  10698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paranà  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »