Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Representações sociais de alunos-professores sobre língua(s) e cultura(s) no estágio supervisionado |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
LUVIZA, Jossiane Carla Bernar
Os estudos que focalizam a formação de professores vêm conferindo destaque ao papel que o Estágio Supervisionado (ES) desempenha nos cursos de licenciatura (PIMENTA, 2001; PIMENTA; LIMA, 2012). Em especial na formação inicial de professores de línguas (GIMENEZ, 2005; MATEUS et al., 2002; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; STUTZ, 2012; SILVA, 2012; MELO, 2011, 2012) analisam os desafios que o ES revela frente às demandas atuais, em que a organização social e escolar exige dos futuros professores de línguas uma preocupação com as realidades locais (GIMENEZ et al., 2011) no exercício da profissão. Esses estudos também enfatizam a necessidade de desenvolver pesquisas preocupadas com a aprendizagem docente, como uma atividade cognitiva complexa que focaliza as crenças e o pensamento do professor (VIEIRA-ABRAHÃO, 2010). Além disso, as realidades socioculturais das sociedades contemporâneas demonstram a necessidade de discutir sobre a formação de professores de língua inglesa (LI), a relação entre língua(s) e cultura(s) e o que pensam os futuros professores nesse processo, principalmente no caso de uma língua considerada desterritorializada (SIQUEIRA, 2008, 2010, 2011) em que a(s) cultura(s) também se desterritorializa(m) (KRAMSCH, 2014). Assim, buscamos centralizar o pensamento dos alunos-professores de inglês (APLIs) (STUTZ, 2012) no ES, sobre o objeto de estudo e ensino da área de formação.
Palavras-chave: Representações Sociais. Língua(s). Cultura(s).
|
1505 0 bytes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO |
Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Direito à educação básica no Brasil: políticas públicas de educação (1995 a 2010) |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
PORTELA, Simone Vosne
Pesquisar e analisar o direito à educação básica no Brasil neste início do século XXI implica verificar como as políticas públicas o garantem este direito e analisar os principais elementos que o entrelaçam indispensavelmente e substancialmente, tais como: educação, trabalho, cidadania, direito, Estado, e o cenário histórico da educação brasileira. Sendo assim, pretende-se tratar a educação enquanto direito público subjetivo sob o prisma da relação entre direito e educação, destacando-se aspectos relacionados às políticas públicas, à gestão da educação, identificando avanços e obstáculos a serem vencidos. Compreende-se, portanto, o período de 1995 a 2010 pelas políticas públicas decorrentes, por causa, também, dos problemas que se explicitam neste período, como, por exemplo, a evasão escolar e o analfabetismo. O direito à educação básica no Brasil enfrenta sérias questões econômicas e sociais vinculadas ao capitalismo. Contudo, as ações sociais e políticas presentes na sociedade contemporânea que perpassam a educação básica refletem-se, sobretudo, na camada menos privilegiada da sociedade. Nela estão inseridas as minorias desprivilegiadas como negros, índios, mulheres, deficientes, idosos e outras. No contexto investigado, correlacionar a prática das políticas públicas na garantia dos direitos humanos, mais especificamente do direito à educação básica, necessitou buscar estratégias que explicitassem como a dependência do Brasil, enquanto país periférico, sustenta atividades excludentes que impedem o acesso à educação da grande maioria da população entre quatro e dezessete anos de idade. Dessa maneira, diante de tal relevância temática, acredita-se na continuidade desta investigação para a possível superação das desigualdades sociais através da educação humana integral, visando-se, fundamentalmente, a transformação da sociedade quanto à apropriação do conhecimento científico.
Palavras-chave: Educação. Direito. Políticas Públicas.
|
1628 0 bytes Universidade Tuiuti do Paraná |
Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As Prescrições para o Ensino de Inglês: uma Relação entre o Livro Didático e o Planejamento do Profe |
Versão: PDF Atualização: 10/1/2019 |
Descrição:
LOPES, Monica
A escolha de materiais coerentes com a realidade escolar demanda compreensão sobre a análise de material didático. Esta pesquisa se propôs analisar as relações entre as configurações do livro didático, as prescrições educacionais e as planificações em planos de trabalho docentes (PTDs). Buscamos compreender as prescrições para as propostas de leitura, escrita e oralidade no livro didático Way to go e em planos de ensino construídos por docentes com relação a documentos oficiais. O livro é um dos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2015 para o Ensino Médio e foi escolhido por professores de treze colégios estaduais de Guarapuava-PR para o período de 2015 a 2017. A pesquisa documental parte de um corpus composto pelo livro didático e por dois PTDs de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio. A fundamentação ancora-se nos estudos sobre as DCELEM (PARANÁ, 2008), planejamento (ROJO, 2001), trabalho prescrito e planificado (MACHADO, 2005); transposição didática e prescrições (SCHNEUWLY, 2009; MACHADO, 2002), a proposta de gêneros textuais sob o viés do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; CRISTOVÃO, 2002) e capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011). A unidade analisada do livro parte dos gêneros: fotos de práticas sustentáveis e não sustentáveis, selo procel, mapa conceitual, placas e programa radiofônico. As atividades mobilizaram as capacidades de linguagem de ação, discursivas, linguístico-discursivas e de significação. Embora aborde vários gêneros, o enfoque maior não é nos gêneros, e sim na temática. O gênero foco da unidade, o mapa conceitual, embora envolva as estratégias de estudo que contribuam para o aluno melhorar as formas de sintetizar conteúdos pelos mapas conceituais, não leva a prática do discurso social prescrita nas DCELEM e nos PTDs. Mesmo as capacidades de linguagem sendo exploradas, elas não estão aliadas diretamente à prática social. Portanto, a obra adota a perspectiva dialógica de linguagem e a concepção de gênero adotadas na perspectiva sócio-histórico-cultural (VYGOSTKY, 1984). Os dois planos de trabalho fazem referência ao livro didático Way to go são planificados a partir da DCELEM (PARANÁ, 2008), os objetivos não são para cada gênero, mas específicos para o trabalho com a leitura, escrita e oralidade, conforme a DCELEM. Assim, os PTDs analisados são construídos pelo conteúdo estruturante discurso como prática social e os conteúdos de leitura, escrita e oralidade por meio dos gêneros textuais. O gênero recorrente nos PTDs é história em quadrinhos. O conceito de linguagem subjacente nos planos é discursiva com base na DCELEM e no livro didático. Portanto, os PTDs têm uma forte relação com a DCELEM (2008) como Diretriz Educacional da prática do professor nas instituições de ensino e com o livro didático. O ISD, concepção de linguagem sócio-discursiva, que nós escolhemos irá repercutir sobre quem somos e o ideal de sociedade que buscamos, por meio de condições que oferecemos para que nossos alunos recriem o mundo a sua volta. Desta forma nós concluímos que o trabalho do professor é guiado pelas prescrições das Diretrizes Educacionais, pelo Projeto Político Pedagógico (PPP), como também pela Proposta Pedagógica Curricular (PPC), sobre os quais o professor precisa ter conhecimento até a configuração do PTD.
Palavras-chave: Livro didático de Língua Inglesa. Plano de trabalho docente. Lingua Inglesa.
|
1887 0 bytes Unicentro http:// |
Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Linguagem e identidade em Itaipulândia: Antes e depois de Itaipu |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
MOSER, Fabiane
O presente trabalho tem como tema linguagem e identidade em Itaipulândia, município localizado no extremo oeste do estado do Paraná, que apresenta um contexto histórico característico, porque sua história de emancipação está diretamente ligada à construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Diante deste contexto, buscamos responder, com a pesquisa, a seguinte problemática: quais foram e/ou são as implicações da construção da Hidrelétrica de Itaipu e do alagamento na constituição das identidades no município de Itaipulândia? Como essas identidades são reveladas, por meio da linguagem, pelos sujeitos que vivenciaram o processo de desapropriação de Itaipu e pelas administrações municipais? Tendo em vista essa problemática, nosso objetivo principal é investigar as implicações da construção da Hidrelétrica de Itaipu Binacional e do alagamento de Itaipu na constituição da linguagem e das identidades no município de Itaipulândia a partir das histórias de vida dos desapropriados, bem como do discurso oficial das administrações municipais após sua emancipação política e administrativa, até os dias atuais.
Palavras-chave: linguagem. identidade. Itaipu. Itaipulândia.
|
3290 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOEST |
Categoria: Inglês Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Quem conta um conto, aprende um ponto: pôsteres digitais e letramentos múltiplos |
Versão: PDF Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curuzin
Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual. Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina. Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Letramento literário. Letramento digital.
|
5292 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
|