Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O Grande Mentecapto: Do Texto à Tela |
Versão: PDF Atualização: 10/1/2019 |
Descrição:
GALIOTTO, Lindamar de Fátima
Este trabalho tem como objetivo a análise do romance O grande mentecapto(1979), de Fernando Sabino, e de sua adaptação fílmica, intitulada O grande mentecapto (1989), dirigida por Oswaldo Caldeira. Os dois primeiros capítulos tratam das características da obra e os dois últimos discutem o filme. O capítulo um focaliza a ficção impura, comentando a respeito do contexto histórico da literatura das décadas de 1970 e 1980 e fazendo um apanhado sobre a obra de Fernando Sabino. O capítulo dois traz características do romance, ressaltando: a personagem pícara, estudada por Antônio Candido; a intertextualidade e a paródia, a partir das considerações teóricas de Linda Hutcheon e Afonso Romano de Sant’Anna; além da carnavalização e da sátira menipeia, conceitos estudados por Mikhail Bakhtin. No capítulo três, comenta-se sobre os principais teóricos do cinema, enfatizando: André Bazin, um dos primeiros teóricos que se preocupou com as adaptações cinematográficas; e, na atualidade, Linda Hutcheon e Robert Stam. Ainda nesse capítulo, aborda-se a linguagem cinematográfica, com o respaldo dos estudiosos da linguagem: Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson e, modernamente, Christian Metz e Marcel Martin. O capítulo quatro traz, na primeira parte, considerações sobre a adaptação fílmica, situando-a no panorama do cinema brasileiro de 1980. Em seguida, apresentam-se algumas diferenças entre o romance e o filme.
Palavras-chave: Romance. Intertextualidade. Paródia. Carnavalização. Sátira menipeia. Adaptação fílmica.
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A Abordagem da Variação Linguística no Contexto da Escola do Campo |
Versão: PDF Atualização: 9/1/2019 |
Descrição:
PIMENTEL, Izabella Regina Basso
Este estudo discute a importância da abordagem da variação linguística no contexto da escola do campo e apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sobre o tema. A partir de estudos teóricos e de conhecimento empírico sobre a temática, traçou-se, como objetivo geral, elaborar uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva sociolinguisticamente sensível. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se fundamentou nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, com contribuições principalmente de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Bagno (2007; 2008), Labov (2008), Mollica (2010) e Faraco (2011). Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa-ação, de cunho qualitativo, realizada em uma turma de 8º ano do Colégio Estadual do Campo Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, na comunidade de Jotaesse, no Município de Tupãssi, localizado no Oeste do Paraná. O levantamento de dados empíricos para a construção da unidade didática trabalhada com os alunos foi realizado por meio de observação direta e de aplicação de questionário e entrevista com pais e avós dos alunos envolvidos. O material elaborado se pauta na análise dos áudios das entrevistas e de trechos teóricos de várias fontes a respeito da variação linguística e normas linguísticas, bem como de interações orais dos próprios alunos envolvidos. Buscou-se, com a aplicação da unidade didática, a conscientização do aluno sobre a variação linguística, o reconhecimento da própria variedade e a desmistificação do preconceito linguístico, sem perder de vista a função da escola de proporcionar o gradativo domínio da norma culta, valorizada em alguns contextos de interação.
Palavras-chave: Escola do campo. Variação linguística. Normas linguísticas. Preconceito linguístico.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As Relações entre Ficção Histórica e Autobiografia na Obra Terra Vermelha de Domingos Pellegrini |
Versão: PDF Atualização: 3/1/2019 |
Descrição:
RIBEIRO, Alessandra Pilati
O presente trabalho busca analisar a obra Terra vermelha, de Domingos Pellegrini, identificando as relações entre ficção histórica e memória a fim de compreender o uso da autobiografia como estratégia de recuperação do passado histórico de uma família e afirmação de Pellegrini como escritor paranaense. Para cumprir este propósito, recuperaremos, no primeiro capítulo, os conceitos de memória coletiva e a memória individual, elencando desde os preceitos da antiguidade clássica, representados por Platão e Aristóteles, passando por Tomás de Aquino e Santo Agostinho, até as teorias literárias contemporâneas, representadas pela reflexão de Maurice Halbwachs. As reflexões sobre romance histórico, ficção histórica, metaficção historiográfica, autobiografia e autoficção também serão recuperadas, no segundo capítulo, no sentido de compreender como Pellegrini (re)constrói a história de sua família, considerando a escassez de análises da obra deste escritor dentro de um viés autobiográfico. Os autores que utilizaremos para cumprir este propósito serão Paul Ricoeur, György Lukács, Philippe Lejeune, Pedro Brum dos Santos, Marilene Weinhardt, Linda Hutcheon, entre outros. No terceiro capítulo, consideraremos a importância de Domingos Pellegrini no cenário literário brasileiro, bem como sua inserção no contexto da literatura paranaense contemporânea a as amizades com intelectuais de relevância na época de sua formação intelectual, entre eles Paulo Leminski. O que se depreende de Terra vermelha, além dos aspectos da história paranaense, é o choque entre memória coletiva e a memória individual, trazido à tona por intermédio da narração do neto, que seria o próprio Pellegrini, reforçando, com isso, o componente autobiográfico da narrativa. O referido choque permite uma reflexão, no desfecho do romance, quanto à representatividade dos valores tão bem estabelecidos pelos personagens principais na construção da autobiografia, na qual a história da colonização e agricultura paranaense servem de pano de fundo para o desenrolar da saga de uma família.
Palavras-chave: Memória. Ficção histórica. Autobiografia.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A Formação do Sujeito-Leitor: Aplicação de Pressupostos da Análise de Discurso ao Ensino da Leitura |
Versão: PDF Atualização: 7/1/2019 |
Descrição:
CAMARGO, Érica Neri
A intenção com este trabalho foi analisar as práticas de leitura presentes em um livro didático do 9º ano da rede pública, tendo como suporte teórico os pressupostos da Análise de Discurso (AD) fundamentada em Pêcheux (2010, 2008, 1990, 1988) e Orlandi (2009, 2008a, 2008b, 2007, 2006, 2005, 2003, 1996, 1992). As três materialidades discursivas analisadas são gêneros argumentativos da esfera jornalística e estão presentes no livro didático mais escolhido para o triênio 2017-2019 em 40 das 61 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino de Apucarana-PR, distribuídas em 16 municípios. A AD traz a compreensão de que o texto não possui em si o significado, ele deve ser visto em relação ao discurso em sua multiplicidade de sentidos, construído a partir de outros textos e discursos. É por meio dele que o aluno estabelecerá a interação com outros sujeitos, vozes e histórias para a construção de sentidos e poderá aprimorar sua proficiência de leitura. Formar leitores proficientes é temática recorrente nos estudos da área educacional e a AD pode contribuir para um ensino significativo das práticas de leitura, pois apresenta a concepção de que a leitura é um ato de produção de sentidos entre interlocutores (ORLANDI, 2006), uma prática social e histórica, e que há diferentes modos de leitura. Esse viés discursivo oferece condições ao leitor para compreender sua relação com o mundo, discursos, ideologias, poderes e saberes, para que assim, possa ter maior consciência para intervir em suas realidades e contextos para transformá-los. Objetivou-se, com a análise, verificar em que medida as práticas de leitura presentes no LD proporcionam um percurso formativo que desenvolva nos estudantes competências linguísticas de acesso ao nível discursivo do texto e que contribuam para sua formação como sujeito-leitor, isto é, leitores proficientes capazes de chegar ao nível discursivo do texto, reconhecendo seus aspectos constitutivos como vozes sociais, posições ideológicas, a opacidade do texto, os efeitos de sentido etc. e, posicionarem-se e interferir criticamente em sua realidade social, com uma postura transformadora (FREIRE, 1989, 1996). Junto dessa análise, são apresentadas sugestões de atividades de ensino de leitura, voltadas aos professores de Língua Portuguesa para que possam aprimorar a sua prática por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso.
Palavras-chave: Leitura. Análise de discurso. Gêneros da esfera jornalística. Livro didático.
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A Leitura e o Letramento Literário como Ferramentas Transformadoras no Contexto do Programa de Acele |
Versão: PDF Atualização: 3/1/2019 |
Descrição:
Assoni, Ana Paula Ribeiro
A presente pesquisa tem por objetivo mostrar os resultados dos estudos realizados, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Em virtude da amplitude do tema que envolve essa pesquisa, a saber: a leitura e o letramento literário, buscamos apresentar um recorte teórico, cuja perspectiva recai sob a observação da construção descritiva no texto literário. Assim, o objetivo principal desse trabalho é apresentar uma proposta de intervenção didática voltada para prática da leitura e do letramento literário em uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, que atende alunos do PAE (Programa de Aceleração Escolar), na cidade de Maringá, buscando, por um lado, incentivar o exercício da leitura literária no ambiente escolar, por intermédio da ampliação das possibilidades de análise e de interpretação desse tipo de linguagem e, por outro, mostrar o importante papel que a descrição desempenha na construção de uma narrativa. Em princípio, a sequência descritiva é, na maioria das vezes, vista como um exercício que não necessita de muitas habilidades para ser reproduzido, no entanto, ela possui características estruturais próprias que requerem uma observação mais cuidadosa dos recursos que a linguagem dispõe para a elaboração desse modo de organização discursivo. Assim, a perspectiva desse trabalho não objetiva o estudo da linguagem literária, utilizando, para tanto, fundamentos linguísticos, mas, a observação atenta dos recursos disponíveis da língua que são utilizados na construção descritiva nesse contexto. Por meio desse estudo, esperamos que nossos alunos se tornem leitores competentes, e possam compreender a estreita relação entre língua e literatura, a intencionalidade contida no âmbito literário junto à expressividade transmitida pelo conjunto linguístico. Assim, O corpus escolhido para a realização dessa pesquisa é o conto “A primeira só”, de Marina Colasanti (2006). Elaboramos, a partir do estudo do conto, uma proposta de intervenção didática sob o modelo da sequência básica, sugerida por Cosson (2014). Para o desenvolvimento do nosso trabalho, utilizamos os estudos de Cosson (2014), Micheletti (2001), Zilberman (2009), Charaudeau (2008), Jouve (2012) Candido (2013), Adam (2011), Adam e Revaz (1997), Bakhtin (1988), Marcuschi (2010), Kristeva (1974), entre outros. Como contribuições, a pesquisa aponta a necessidade de se redimensionar o trabalho com literatura no Ensino Fundamental, de modo a contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento dos educandos, sobretudo, os que estão inseridos no contexto do PAE, pois o programa não oferece um material que possui perspectivas voltadas à realidade dessas turmas. A pesquisa sugere que a prática do letramento literário, por meio da observação dos recursos utilizados na construção descritiva, é uma possibilidade – dentre outras – de motivar a leitura literária; de promover a humanização que advém do trabalho com o texto literário, de auxiliar na formação de leitores proficientes, capazes de compreender os textos que leem, de realizar inferências e de apreender os sentidos que eles veiculam.
Palavras-chave: Leitura. Letramento literário. Sequência básica. Conto. Descrição. Programa de Aceleração de Estudos. PAE.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Políticas Línguísticas e Gestão de Línguas em Escolas Interculturais de Fronteira - Brasil/Argentin |
Versão: PDF Atualização: 11/1/2019 |
Descrição:
FEIX, Silvane Deila
Esta pesquisa tem como foco principal a investigação relacionada às políticas linguísticas e a gestão de línguas em região de fronteira, e justifica-se pelo fato de que, apesar de o Brasil ser considerado um país monolíngue, onde pouco se discute sobre as tantas outras línguas existentes em seu território, contrapõe-se ao fato de ser um país que recebeu e recebe grupos e pessoas de várias partes do mundo e faz fronteira com tantos países que possuem idioma, cultura e costumes diferentes, além das línguas indígenas e de sinais que se apresentam no país. Foz do Iguaçu- PR é uma cidade localizada no extremo oeste do PR, Brasil, possuindo uma grande diversidade de grupos étnicos provenientes de diversas partes do mundo, destacando-se entre eles a descendência/imigração de italianos, árabes, alemães, haitianos e “hispânicos”, estes provenientes principalmente dos países que fazem fronteira com a cidade brasileira: Paraguai e Argentina. Devido à localização da cidade, é comum a interação diária entre os habitantes destes três países, tanto em situações informais, como em relações econômicas, o que faz com que estes tenham que encontrar formas de comunicação eficientes para que esta interação seja satisfatória. Desta forma, a fim de entender esta relação entre língua, cultura, diversidade e educação é que se estabeleceram os objetivos desta investigação, que se determinam em analisar as políticas linguísticas e a gestão de línguas existentes nas práticas pedagógicas nas aulas de língua adicional em uma comunidade considerada bilíngue (Foz do Iguaçu/Brasil e Puerto Iguazu/Argentina), por meio do PEIF (Programa de Escolas Interculturais de Fronteira). Para tanto, pautou-se em levantar fontes bibliográficas acerca das políticas linguísticas e línguas de fronteira no estado do Paraná; analisar como a língua espanhola e portuguesa são gerenciadas na sala destas escolas participantes do PEIF, buscando responder às seguintes perguntas: Quais são as línguas em que os alunos de escolas em cidade de fronteira interagem? Qual idioma utiliza o professor em suas aulas? Como o professor atende as necessidades cotidianas com relação à língua adicional, tendo em vista seu contexto de diversidade linguística e cultural? Como é organizado o trabalho pedagógico no PEIF? Como os professores do PEIF definem o papel das línguas neste contexto? O aporte teórico da pesquisa segue os estudos de Berger (2015), Calvet (2002, 2007), Orlandi (2007), Krause-Lemke (2010), Rajagopalan (2013), Sturza (2006), entre outros, e a geração dos dados foi por meio da pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica e sociolinguística para assim compreender o processo de ensino/aprendizagem e os papéis das línguas que circulam em regiões de fronteira. Por meio deste estudo foi possível, portanto, verificar que as políticas monolíngues adotadas no Brasil exercem ainda grande impacto no país sendo um fator desfavorável no que se refere à promoção e valorização das diferentes línguas que circulam neste território. O PEIF se apresenta como uma política linguística idealizada especificamente para a região de fronteira, o qual precisa de atenção a fim de que haja o seu fortalecimento e a permanência de seu funcionamento. No que se refere à gestão de línguas dentro da sala no PEIF, contata-se que o professor, que neste caso exerce certo poder na condução das atividades em sala de aula, é o responsável pelos caminhos a serem adotados como estratégias de fala e de comunicação entre ele e os estudantes, buscando, na maioria do tempo, o uso da língua materna dele e adicional dos alunos, fato que corrobora um dos objetivos do PEIF, programa que, além do intercâmbio cultural entre países fronteiriços, visa também o contato com a língua do outro. Desta forma faz-se necessário reconhecer que a diversidade cultural na fronteira é evidente, e que as línguas que circulam neste multifacetado ambiente devem ser consideradas em suas especificidades. Para tanto, é essencial a existência e aplicação de políticas que reconheçam este ambiente multilíngue e multicultural.
Palavras-chave: Políticas linguísticas. Gestão de línguas fronteira. PEIF.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O ensino do uso da modalização para alunos do fundamental II: uma prática possível |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
MELCHIOR, Jaqueline Pizzi
Este trabalho apresenta pesquisa realizada com objetivo de elaborar proposta de aplicação teórica sobre o ensino da modalização para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Relata-se aplicação de proposta didática em escola pública da zona urbana da cidade de Cascavel, Estado do Paraná, nos anos de 2013 e 2014. Partiuse da hipótese de que os alunos daquele 9º ano do ensino fundamental possuíam uma baixa competência argumentativa em situações de produção escrita, ao se posicionarem em relação a uma questão polêmica. Aplicou-se proposta didática com base nos estudos de Cervoni (1989), Koch (2011), Castilho e Castilho (1993) e Neves (1996), autores que serviram para o entendimento de que elementos linguísticos, tais como conjunções, advérbios, adjetivos, etc, servem para a construção da argumentação do texto. Considerou-se que a modalização é uma estratégia semântico-discursiva possível em diferentes gêneros textuais/discursivos, capaz de permitir ao enunciador deixar registrado, em seu discurso, marcas de sua subjetividade ou objetividade por meio da escolha de elementos linguísticos que constituem um ato de fala particular. O corpus escolhido para análise é constituído de quatro textos produzidos pelos alunos a partir de uma situação polêmica na escola, que envolvia a escolha dos representantes do colégio por meio de uma votação on-line. Expõe-se metodologia utilizada na proposta didática e análise dos resultados visualizados em produções do gênero comentário on-line, em grupo criado na rede social Facebook. Este trabalho possibilitou perceber que o ensino do uso da modalização para alunos do ensino fundamental é uma prática possível que, associada à produção do gênero comentário on-line, promove interação e possibilidade de inserção das novas tecnologias no processo de aprendizagem. Espera-se contribuir com o processo de ensino do uso da modalização, não como um conteúdo isolado, mas como um fenômeno presente na linguagem humana, que deve ser associado à aprendizagem da leitura e escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Modalização. Ensino fundamental. Comentário on-line.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Afro-colombianidade e Oralidade na Contística de Carlos Arturo Truque |
Versão: PDF Atualização: 10/1/2019 |
Descrição:
SANTOS, Natã do Espírito
A afro-diáspora na América Latina deixou muitas heranças culturais a partir dos povos africanos que povoaram o continente pela imposição coercitiva da escravização de humanos provenientes de outro continente, associados aos elementos indígena e europeu, sendo que este gerenciava toda atividade capitalista de colonização e exploração de riquezas locais. A literatura manifesta sua visão dos resultados produzidos por este fenômeno histórico e humano. A partir da ideia da América Afro-Latina e das concepções de teóricos pós-colonialistas, abordaremos a inserção de temas literários por meio das experiências que afirmam a identidade do negro como sujeito ativo de sua história, memória e práticas ancestrais ao longo da aportação do mesmo em região tão diferente de sua terra originária na obra de um escritor afro-colombiano. Partindo da afro-colombianidade e da literatura colombiana, apresentamos a obra contística de Carlos Arturo Truque como representante da literatura afro-colombiana. Reproduz Truque em seus contos retratos da vasta cultura africana, pois dialoga não somente com a oralidade do passado como também com a produção de autores contemporâneos africanos, assim como à de outros escritores colombianos. Serão apresentados exemplos de contos representativos não só da cultura afro-colombiana como também o registro escrito das falas cotidianas das personagens. No texto de Carlos Arturo Truque, são introduzidos os ribeirinhos, os guerrilheiros, as donas de casas, os pais desempregados, os amores frustrados, a religiosidade estéril, o desespero de uma família com o filho doente, o filho em busca do pai, o pai à espera do filho que foi à guerra, dentre outros. Por fim, o trabalho discute a validade dos conceitos à luz de teóricos da oralidade, crioulismo, e outros pertinentes à teoria da negritude e do pan-africanismo, bem como explora alguns horizontes linguísticos a partir de um texto literário, com o objetivo de enriquecer os estudos sobre a produção literária e a devida critica a respeito de referido autor colombiano.
Palavras-chave: Afro-Colombianidade. Literatura Afro-colombiana. Conto negrista. Oralidade.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A atuação do profissional da unidade de apoio à família dos núcleos de atividades de altas ... |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
LEONESSA, Viviane Tramontina
A presente pesquisa teve por objetivo traçar o perfil do serviço e do(s) profissional(is) que atua(m) na Unidade de Apoio à Família dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) dos estados e Distrito Federal, identificando as atividades realizadas, seus objetivos, compreendendo também as necessidades, dificuldades e resultados positivos e confrontando-os com as instruções do Ministério da Educação (MEC). Como não foram encontrados trabalhos relacionados ao tema proposto, o presente estudo pode ser considerado inovador, configurando-se como pesquisa Survey. Participaram do estudo onze NAAH/S, representados pelos coordenadores da unidade pesquisada. Para elaboração do instrumento de coleta de dados, tomou-se como ponto de partida o documento orientador de implantação dos núcleos, proposto pelo MEC. Também foram realizadas entrevistas com três pesquisadoras da área, que forneceram subsídios referentes à família da pessoa com altas habilidades/superdotação (AH/SD) e à importância de oferecer-lhe atendimento, contribuindo para a elaboração do instrumento. O instrumento de coleta dos dados consistiu em um questionário eletrônico com questões abertas e fechadas, criadas em aplicativo do Google Drive, enviado a todos os núcleos por email. Os dados receberam tratamento quali-quantitativo, ou seja, as questões objetivas receberam tratamento de estatística descritiva e as informações subjetivas, coletadas por meio de respostas elaboradas pelos participantes, e foram agrupadas em temas de análise, criadas a partir dos conteúdos das respostas apresentadas nas questões, denominadas análise de conteúdo.
Palavras-chave: Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Família.
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562 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
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