Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma sequência didática do gênero poema: desafios e possibilidades no aperfeiçoamento do ... |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
GRASSI, Marilu
A presente pesquisa, de natureza aplicada, investigou a aplicabilidade e as contribuições do procedimento sequência didática como recurso para se trabalhar a leitura do gênero discursivo poema, com vistas à promoção do letramento literário. Por meio de uma metodologia centrada na pesquisa-ação, são descritas e analisadas intervenções numa sala de aula, composta por alunos do 8º ano da rede estadual de um município do interior do Paraná/BR. A concepção bakhtiniana de gêneros do discurso e a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) entre outros, formam o referencial teórico de base. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados a observação participante, auxiliada pelo diário de campo, videogravações e depoimentos dos alunos participantes. Encontramos no paradigma qualitativo um caminho viável para o desenvolvimento desta pesquisa, orientada para a transformação de uma dada situação. A análise dos dados aponta a importância da presença do mediador na formação do leitor, pois, além de contribuir para a interação entre texto e leitor, intensifica a motivação para a leitura e produção textual. Mostra também que a Sequência Didática pode ser uma metodologia eficiente para auxiliar os educadores na promoção do aperfeiçoamento do letramento literário, uma vez que houve mudanças positivas na conduta do aluno como interlocutor ativo do processo comunicativo. Por fim, a elaboração desse trabalho, enquanto pesquisa-ação, possibilitou que dialogássemos com teorias importantes para a nossa formação docente. Dessa forma, esperamos que os resultados possam colaborar para uma reflexão sobre possibilidades e melhorias no ensino da leitura de poemas em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Sequência Didática. Gênero Discursivo. Poema.
|
2239 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Um Protótipo Didático para o Multiletramento com Gênero Meme para um Nono Ano |
Versão: PDF Atualização: 3/1/2019 |
Descrição:
BRAGA, Betania Elisabete
Este trabalho faz parte das pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional (Profletras/UEM/CAPES) e segue a linha teórico-metodológica dos estudos dialógicos bakhtinianos, ancorando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Preocupa-se também com a inserção de práticas de multiletramentos com textos multissemióticos nas aulas de leitura e análise linguística. Buscamos desenvolver uma proposta de atividades didáticas de leitura e análise linguística com o gênero meme, em um nono ano, da educação básica da rede estadual de ensino. O estudo tem como objetivo geral refletir sobre os processos de elaboração e implementação de um protótipo didático (ROJO; MOURA, 2012) com o gênero discursivo meme em um nono ano, da rede pública de ensino, contribuindo para os estudos dos multiletramentos, à luz da perspectiva dialógica da linguagem. Nossa pesquisa foi gerada a partir da seguinte questão: por que os alunos do nono ano do ensino fundamental não analisam de maneira crítica os memes que compartilham em suas redes sociais e aplicativos de troca de mensagem? O trabalho considerou a hipótese de que se o professor proporcionar aos alunos situações interativas em que eles necessitem desenvolver a leitura crítica, podemos (re)significar em textos multimodais os discursos de racismo, machismo, bullying e homofobia com os quais a sociedade convive. Dessa maneira, nossa pesquisa está ancorada nos estudos bakhtinianos sobre enunciado e gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016; BAKHTIN, 1997; VOLOCHINOV, 2006), nos estudos dos multiletramentos (MELO; ROJO, 2016; ROJO, 2005; 2009; 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e nos conceitos teórico-metodológicos em relação às práticas de leitura e análise linguística, na perspectiva dialógica da linguagem (GERALDI, 1991; HILA, 2009; MENEGASSI, 2010; 2008; PERFEITO, 2007; RITTER, 2012). Caracterizamos nossa investigação como uma pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, que se desenvolveu em uma turma do nono ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública de Ivaiporã/PR. Percebemos, em nossa experiência como professora de língua portuguesa da rede pública, que os alunos compartilham/curtem discursos com conteúdos que reforçam aspectos negativos e/ou preconceituosos das relações sociais. Diante disso, elaboramos um protótipo didático que buscasse ler criticamente esses textos, (re)significando os efeitos que eles têm na sociedade e analisando como os alunos se colocam diante deles antes e depois da análise. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos se identificam mais com os discursos de racismo e homofobia, consideram, quase sempre, o bullying como brincadeira e não reconhecem os discursos de machismo. A reação dos alunos ratifica a forma como a sociedade enxerga esses temas e esperamos, com nosso trabalho, contribuir para a construção de novas formas de se relacionar com essas questões.
Palavras-chave: Multiletramentos. Leitura crítica. Pesquisa-ação. Meme.
|
1268 0 bytes UEM http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Tecnologias nas aulas de língua portuguesa: refletindo sobre a formação continuada dos professores |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
GODOY, Wilson Cabral
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como foi a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do ensino médio para o uso das tecnologias em um município da região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná. Como problema de pesquisa, temos a seguinte questão: qual formação continuada o professor de Língua Portuguesa, do ensino médio, teve no período de 2008 a 2012 para trabalhar com as tecnologias na sala de aula? O estudo foi realizado em três escolas públicas do município de Colombo. Baseamos esta pesquisa numa abordagem metodológica qualitativa, sendo os instrumentos de coleta de dados utilizados um questionário e entrevista, aplicados aos professores de ensino médio dos três colégios pesquisados. Na abordagem teórica, buscamos discutir a tecnologia a partir da cultura, dos movimentos emergentes com a sociedade da informação e da cibercultura, e, para isso, utilizamos autores como, Rockwell (1995); Lopes (1999); Forquin (1993); Lemos (2010); Lévy (1996); Moran (2007, 2012); Sancho (2006) e Brito e Purificação (2008, 2011). A pesquisa traz a organização do ensino médio no Brasil e particularmente no Paraná. Apresenta os programas em nível Federal e Regional de formação em andamento. Nos resultados, verificamos que o professor é aberto às Tecnologias Educacionais (TE) e está preocupado com a sua formação para o uso destas. No entanto, a pesquisa apontou várias questõesproblemas que envolvem o uso do laboratório de informática, revelando que há muito por fazer por parte da Secretaria Estadual de Educação (SEED) para que o professor sinta-se motivado a incluir o uso do laboratório de informática no cotidiano da escola.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Tecnologias educacionais. Laboratório de informática. Educação básica/Ensino médio.
|
699 0 bytes http://Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Secret@riado Executivo: uma Investigação do Uso das Ferramentas Tecnológicas na Formação Acadêmica |
Versão: PDF Atualização: 20/4/2018 |
Descrição:
OLIVEIRA, Maria da Conceição
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias” e teve como motivação a nossa prática pedagógica junto aos alunos do 1º ano do Curso de Secretariado Executivo. Iniciamos o processo investigativo deste trabalho a partir da hipótese de que, no contexto atual vigente, no qual temos as novas tecnologias presentes em nosso cotidiano, sendo uma das suas formas os dispositivos móveis, se estes forem inseridos na academia, como ferramentas eficazes, podem auxiliar no processo de formação do aluno de secretariado executivo. Para tanto, para validar nossa pesquisa, fomos a campo, no intuito de conhecer os dispositivos móveis utilizados pelos acadêmicos e com qual finalidade o acessam. Diante disso, elegemos como objetivo geral desta pesquisa investigar a importância da tecnologia na formação do acadêmico do curso de Secretariado Executivo. Nossos objetivos específicos são: (a) apresentar as atividades advindas da Tecnologia que influenciam na profissão de Secretariado Executivo na atualidade; (b) analisar a Grade Curricular do Curso de Secretariado Executivo, quanto à seleção lexical, a fim de verificar se a questão da tecnologia e dos multiletramentos se fazem presentes; e (c) mapear as preferências de ferramentas de leitura dos alunos do Curso de Secretariado Executivo, diante dos dispositivos móveis existentes, bem como investigar a importância delas, via mediação docente. A metodologia de pesquisa é qualitativa, descritivo-analítica, sendo o questionário o instrumento utilizado para coleta de dados. O corpus é composto por 30 acadêmicos ingressos do Curso de Graduação de Secretariado Executivo de uma Universidade Pública, na cidade de Londrina, Paraná. Para percorrer um caminho metodológico para sedimentar nosso objeto de investigação, fundamentamo-nos em autores como Lévy (1999), Jenkins (2009), Kenski (2012), Moran (2012), Rojo (2012), dentre outros que abordam a temática investigada. Os resultados apontaram que os dispositivos móveis são ferramentas eficazes que auxiliam tanto o discente como o docente, colaborando com a (re)construção dos saberes acadêmicos. Assim, entendemos que o papel do professor, como mediador do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, foi ratificado. Quanto à presença das novas tecnologias em sala de aula, os dados evidenciaram que são tímidas as ações no ambiente acadêmico, havendo uma lacuna entre a teoria e a prática, visto que o uso das novas tecnologias é essencial no cotidiano do profissional de Secretariado Executivo. Os dados apontaram para as proficuidades de uma intervenção na prática pedagógica, bem como no projeto político pedagógico do curso. Sugerimos que a intervenção nas práticas de ensino sejam realizadas por meio de oficinas aos docentes e discentes, com o foco na temática do multiletramento e no uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. O resultado da pesquisa apontou que, apesar de haver na Universidade pesquisada ferramentas essenciais como a internet Wi-Fi, para promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o uso de tais tecnologias na formação acadêmica dos alunos do Curso de Secretariado Executivo deve ir ao encontro das mudanças sociais tecnológicas presentes na realidade das práticas profissionais.
Palavras-chave: Ensino. Tecnologia. Dispositivos móveis. Secretariado Executivo.
|
566 0 bytes Unopar http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Resumo-escolar: entre a (in) definição e os limites da prática escolar |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
JESUS, Klabyr Wanderson Cristovão de
Nesta pesquisa, busco verificar se a produção de resumos, nos ambientes escolares, tem se estabelecido como uma prática mecânica de resolução de atividades, como um gênero de texto em que os aspectos formais são privilegiados, ou como um gênero discursivo em que a situação real de comunicação é levada em consideração. Para delimitar fronteiras entre essas abordagens, filio-me teoricamente ao Círculo de Bakhtin, elegendo o dialogismo como a categoria central de onde todas as outras categorias emergirão. Ou seja, assumo o dialogismo, característica constitutiva da linguagem, como a junção, nem sempre harmônica, entre discursos para, em uma dada situação comunicativa, constituir outro discurso. Nessa “negociação” entre os discursos, os sujeitos se reconhecem entre si e se constituem como tal, deixando, na materialidade dos textos, marcas de sua existência. Logo, através da análise dos resumos-escolares, apresento como as marcas linguísticas constituem não só os sujeitos envolvidos no processo de produção dos resumos, mas, também, a própria situação comunicativa.
Palavras-chave: Resumo-escolar. Dialogismo. Sujeito. Efeito de autoria. Gênero textual. Gênero discursivo.
|
2495 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Recursos Linguístico-Enunciativos em colunas de opinião de Diogo Mainardi |
Versão: PDF Atualização: 17/2/2016 |
Descrição:
FRANCISCHINI, Eliane Luiza de Aguiar
A Retórica, arte da persuasão, nasceu quando os filósofos gregos passaram a sistematizar atos linguísticos inerentes à linguagem humana. Por meio do registro e, do consequente ensino deste processo, eles puderam verificar os efeitos de sentido alcançados pelos processos argumentativos. Instrumentalizar, manipular e produzir escolhas linguísticas com o objetivo de convencer o interlocutor é, claramente, a forma mais adequada para que percebamos o poder que as palavras possuem. Na contemporaneidade, a Semântica Argumentativa e a Linguística Textual, como ciências da linguagem, retomaram esses conceitos e, por meio de suas pesquisas consideram a linguagem como um fenômeno pragmático e discursivo e seus produtores como sujeitos dotados de intencionalidade. Nessa perspectiva, nosso trabalho analisará duas colunas de opinião produzidas por Diogo Mainardi, para a revista Veja, no ano de 2010.
PALAVRAS-CHAVE: Coluna de Opinião. Argumentação. Fatores textuais.
|
1643 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Provérbios na escola e na vida: Uma visão discursiva |
Versão: Atualização: 16/2/2016 |
Descrição:
STRASSACAPA, Araceli
É muito importante ao educador conceber a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social. Nesse sentido, pode-se trabalhar qualquer gênero discursivo favorecendo reflexões variadas, pois o gênero inclui o discurso e a sociedade. Este trabalho objetivou analisar como se constituem os sentidos dos enunciados proverbiais, inseridos no ambiente escolar como metodologia de ensino por meio do gênero discursivo e de uma pesquisa-ação realizando, concomitantemente, um processo educativo para o enfrentamento da realidade escolar em sala de aula com alunos do nono ano da rede pública de ensino. A pesquisa teve como base teórica a concepção interacionista de linguagem e a vertente Bakhtiniana de gêneros discursivos. Foi desenvolvido um trabalho direcionado por meio de uma sequência didática ambicionando promover ação – reflexão – ação. Desta forma, os alunos puderam adentrar em situações de comunicação mais próximas da sua realidade sócio-cultural, a fim de compreenderem a função discursiva da linguagem e, desse modo, consolidar as habilidades de leitura, de compreensão, de interpretação e de escrita.
Palavras-chave: Provérbios. Gênero discursivo. Sequência didática. Ensino e aprendizagem.
|
4700 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Presença de anáforas em textos produzidos por aluno do nono ano de uma escola pública do Paraná: ... |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
PALUDO, Elizete Inês
O presente trabalho teve como objetivo verificar o processo de referenciação na constituição de produções escritas promovidas por aluno do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública do Paraná. Conforme proposto nos projetos ART e DAT, observou-se a ocorrência de anáforas presentes nos textos produzidos seguindo-se o artigo científico e o tema “Dia Internacional da Água”. A hipótese inicial estabelecida foi a de que as anáforas dão indícios das reais intenções do autor ao produzir as informações e torná-las públicas. Considerou-se que, se bem explorados, os elementos referenciadores revelam-se aliados no desenvolvimento da competência linguística do aluno. Com base nos estudos da Linguística Textual, pautou-se em obras de pesquisadores fundamentados na perspectiva sociocognitiva e interacionista da linguagem, que consideram a linguagem uma forma de cognição sócio-histórica e de caráter eminentemente interativo. Enfocou-se como ocorreu o processo de retomadas e quais foram as estratégias mais utilizadas na progressão textual. Dois textos foram selecionados para a composição do corpus, por serem representativos das formas de referenciação mais recorrentes. No intuito de proceder à transposição didática de tal forma que se possam aplicar essas noções ao ensino fundamental, as atenções voltaram-se ao texto como unidade de análise. Para dar conta do processo investigativo, esta dissertação foi organizada em torno de três questões: língua, texto e anáfora. A partir da verificação do modo como o aluno lidou com as retomadas em suas produções escritas, foram averiguados juízos de valor e propostas argumentativas. Como resultado, o estudo demonstrou que, para ter domínio sobre a manipulação dos elementos linguísticos no texto, o aluno precisa aprimorar suas capacidades leitoras.
PALAVRAS-CHAVE: Texto. Referenciação. Ensino Fundamental.
|
2201 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Práticas de leitura e de escrita com o gênero carta do leitor: uma proposta de sequência didática |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
COELHO, Simone Silvia
Pautada nos estudos do Círculo de Bakhtin, consequentemente, na concepção sócio-histórica e dialógica de linguagem e nos gêneros discursivos como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa, essa pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar uma proposta teórico-metodológica de leitura e de escrita com o gênero carta do leitor, em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, a fim de atender à necessidade de aprimoramento da capacidade leitora e de escrita desses estudantes. Para isso partiu do seguinte questionamento: como explorar textos do gênero carta do leitor, de forma que promovam leituras críticas e ampliem suas capacidades discursivas por meio da escrita? Trata-se de uma proposta articulada ao PROFLETRAS - Mestrado profissional em Letras – UNIOESTE – Cascavel, turma 2013/2015. Sua temática de estudo se inscreveu, em particular, na contribuição dos gêneros discursivos para o desenvolvimento da leitura e da escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, configurada na pesquisa-ação, uma vez que investigamos nossa prática docente, desenvolvendo uma Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; COSTAHÜBES, 2008) com o gênero discursivo carta do leitor. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 8º ano de uma escola pública do município de Toledo – PR, e a proposta contempla os elementos constituintes do gênero: o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional, segundo orientações de Bakhtin/Volochinov (1997) e Bakhtin (2003). Após a aplicação da proposta de pesquisa, compreendemos que a leitura de reportagens e de outros textos-referências proporcionou o encontro do aluno-sujeito com diferentes esferas sociais, e neste caso, mais especificamente, com a esfera jornalística. Ao produzir o seu texto, constatamos que os alunos demonstraram o domínio do conteúdo abordado, da estrutura composicional do gênero e, assim, procuraram, por meio do estilo adotado, aproximarem-se de seus interlocutores e posicionarem-se diante deles. Por meio dos resultados, constatamos ainda que o gênero discursivo carta do leitor é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, pela possibilidade de provocar uma atitude reflexiva e responsiva como forma de interação verbal entre os sujeitos-leitores (nossos alunos) e autores de diversos textos/discursos que os circundam em seu cotidiano.
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Carta do leitor. Leitura. Produção escrita.
|
1922 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
|