Categoria: Ciências Dissertações |
Avaliação do uso de modelos quantitativos como instrumento didático no ensino de Ciências para estud |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RESENDE, Mônica Maria Pereira
Esta dissertação visa avaliar os efeitos de modelos qualitativos, utilizados como material didático, sobre o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos e ouvintes. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que modelos qualitativos contribuem significativamente para a aquisição de conceitos científicos por estudantes surdos e ouvintes e para o desenvolvimento de raciocínio inferencial em alunos surdos, demonstrado em textos escritos em língua portuguesa. Além disso, os modelos qualitativos foram bem recebidos por professores, que, depois de testá-los com seus alunos, confirmaram o grande potencial para uso em sala de aula e ofereceram a esta pesquisa relevantes observações e comentários. As estudantes que trabalharam com DynaLearn tiveram sucesso no trato com a ferramenta e em representar seus conhecimentos em modelos simples. Trabalho em andamento visa tornar modelos e modelagem qualitativa acessíveis a alunos surdos e ouvintes e a professores do ensino médio, com o objetivo de, efetivamente, tornar-se ferramenta para dar apoio à aquisição de conceitos científicos e desenvolvimento do raciocínio e de competências linguísticas.
Palavras-chave: Surdos. Modelos qualitativos. Material didático. Biologia. Ensino de ciências.
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Categoria: Ciências Dissertações |
Um estudo das mudanças relatadas por professores de Ciências a partir de uma ação de formação contin |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LELLIS, Luciana de Oliveira
Apesar de serem muitos e bem conhecidos os problemas relacionados ao ensino de Ciências, a formação dos professores, em geral, não tem se mostrado capaz de efetivar a superação deles. As evidências parecem indicar que entre as razões para a persistência desse quadro estão, de um lado, uma estrutura de formação que tende a alienar os professores do processo de formulação das soluções procuradas – atribuindo-lhes apenas o lugar de aplicadores de métodos e técnicas prontos – e, do outro lado, a grande resistência dos professores, tornada ainda maior, é claro, pelo fato de suas necessidades cotidianas não terem sido consideradas no desenvolvimento daqueles métodos e técnicas. Nóvoa, Zeichner, Carvalho e outros pesquisadores de diversas procedências têm defendido, como forma de enfrentar essa situação, a idéia de que a formação dos professores deveria assumir um caráter reflexivo que devolvesse a esses profissionais parte do controle sobre o seu próprio processo de aprimoramento. Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo ter efetividade prática na promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores acerca de sua prática pedagógica. Assim, foi organizado um curso, realizado ao longo do ano de 2000, com a participação de vinte professores de Ciências de 5a a 8a séries, que foi a base para a coleta de dados para essa pesquisa. Além da observação direta desses professores, foram aplicados, ao longo do curso e ao seu término, diversos instrumentos de coleta de dados ( questionários, entrevistas e diários metacognitivos ). Os resultados obtidos sugerem que o curso provocou na grande maioria dos professores mudanças significativas na forma de enxergar os conteúdos, e para vários deles também na maneira de abordá-los em sala de aula. Além disso, vários outros tipos de mudanças foram relatadas, inclusive na relação com o aluno, na motivação e na autonomia do professor.
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809 0 bytes USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Avaliação Qualitativa em Processos Não-formais do Ensino de Ciências: o museu dinâmico de ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas
O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Essas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna.
Palavras-chave: Avaliação Qualitativa. Museus. Ensino de Ciências.
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818 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Astronomia Multimídia: A Construção da Exposição Virtual - Astronomia: Uma Viagem Inesquecível |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de. Ensinar Astronomia é tão fascinante quanto aprender. A motivação deste trabalho acerca de novas maneiras de se ensinar a ciência mais antiga aos mais jovens. O objetivo deste trabalho é apresentar alicerces e método que fundamentaram a construção da “Exposição Virtual Astronomia: Uma viagem inesquecível”. A exposição virtual sobre Astronomia foi desenvolvida desde novembro de 2007 com a colaboração do "Projeto Astronomia para Principiantes", com o objetivo de divulgar a Astronomia, popularizando a Ciência e a Tecnologia, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento, mediante atividades educativas apoiadas em abordagens interativas, experimentais e lúdicas. Nesse sentido, o museu virtual promove a aprendizagem para muito além da estrutura escolar tradicional. A exposição proporciona aos visitantes conhecimentos gerais sobre os componentes do Universo, tais como as galáxias, as estrelas e os sistemas planetários, além de uma seção voltada para o Sistema Solar e outra para alguns grandes nomes da Astronomia. Para reforçar os ensinamentos e atingir também pessoas que não possuem acesso à internet, foram inseridas as atividades do Gnomon, do Relógio de Sol e dos movimentos e fases da Lua, além de um jogo da memória e uma cruzadinha cujos conteúdos estão imersos na exposição virtual, as quais podem ser impressas com a finalidade de que os alunos possam desenvolvê-las fora do ambiente virtual. O Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está acessível no site: HTTP://www.museuvirtual.unb.br Palavras-chave: Astronomia. Ensino de Astronomia. Ensino de Física. Divulgação Científica.
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Categoria: Ciências Dissertações |
Atividades práticas na 8ª serie do Ensino Fundamental: luz numa abordagem regionalizada |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Benigno Barreto
Este projeto de pesquisa propõe a análise do ensino de Ciências, em nível fundamental, com foco nas atividades práticas, aqui entendidas como modalidades de procedimento que visam buscar informações, como nos casos da observação ambiental, da observação laboratorial, e complementadas pela da leitura, da escrita, do dialogar com colegas e professor e que desenvolvidas de forma a se complementarem podem propiciar ao aluno, a possibilidade de chegar à internalização do conhecimento formal. O conteúdo em estudo tem como tema “Alguns fenômenos produzidos pela luz” e o seu desenvolvimento ocorre em etapas que se complementam: A busca de ideias prévias do aluno, valorizando os fenômenos ambientais e condições sócio culturais. – A experimentação realizada no laboratório, na busca de informações no sentido de, inclusive, estabelecer comparações entre o fenômeno e a forma de representá-lo. – A sistematização e a aplicação dos conhecimentos sistematizados. É significativo evidenciar que esta pesquisa ocorre numa escola pública estadual em Ilha bela, região litorânea de São Paulo, onde as especificidades econômicas e sócio culturais se acentuam quando comparadas com as de outras regiões do Estado. Notadamente, esta realidade está presente na pesquisa, ao identificar e analisar a importância das atividades práticas, no sentido de gerar reflexões que podem facultar a possibilidade de reconhecer as “ideias prévias” e a linguagem, que o aluno já vem elaborando dentro de um contexto sócio cultural específico.
Palavras-chave: Atividades práticas. Ensino fundamental. Abordagem regional.
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870 0 bytes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Impasses na formação inicial de professores de ciências nas séries iniciais |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BELUSCI, Heloisa Treche.
Este é o resultado de uma pesquisa que acompanhou uma turma de estudantes e sua professora no desenvolvimento da disciplina Fundamentos do Ensino de Ciências, componente da grade curricular do curso de Pedagogia de uma universidade pública. O objetivo foi destrinçar a relação que os estudantes, ainda na formação inicial de professores, estabelecem com as Ciências Naturais e com seu ensino. Foram registradas e analisadas todas as 15 aulas do semestre, coletando-se dados por meio de 16 entrevistas com estudantes e uma com a professora, gravação em vídeo ou áudio das aulas, diários de campo da pesquisadora e da professora da disciplina e redações de avaliação da disciplina, feitas pelos estudantes. A análise qualitativa dos dados inicialmente buscou narrar a experiência didática, destacando os eventos marcantes ou significativos do desenvolvimento da disciplina. Em seguida, a experiência didática foi interpretada com base na visão de Sartre sobre os momentos do processo grupal dos estudantes e pelo recurso a analogias entre os discursos do inconsciente propostos por Lacan e os discursos do professor. A análise revela impasses vividos no contexto de formação inicial de professores, em que a condução do ensino parece ter contribuído para acentuar a relação dos estudantes com as Ciências Naturais marcada por rejeição, insegurança e por uma crença de que eram incapazes de alcançar o conhecimento pretendido pela professora. O impasse caracterizou-se tanto pelo fato de o discurso da professora, de um modo geral, não ter sido capaz de capturar os estudantes para aprenderem sobre os conteúdos de ensino, quanto pela maneira como os estudantes se organizaram para lidar com os conteúdos da disciplina: a práxis do grupo pareceu não contribuir para que cada um dos integrantes se envolvesse no processo de aprendizagem, pois os estudantes se organizaram de forma a se expor o mínimo possível, agindo de forma burocrática e evitando situações nas quais pudessem ficar aparentes suas fragilidades ou o fato de que não sabiam Ciências. Discutem-se assim os aspectos subjetivos que permeiam os processos de ensinar e de aprender. Este estudo aponta para a necessidade de se atentar para as relações dos sujeitos (professor e estudantes) com o conhecimento e de se capturarem os estudantes de Pedagogia, de modo a se engajarem em aprender o conteúdo de Ciências Naturais e envolver-se com seu ensino.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação de professores. Grupos. Processo ensino-aprendizagem.
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892 0 bytes Universidade Estadual de Campinas |
Categoria: Ciências Dissertações |
Leituras dos Professores de Ciências do Ensino Fundamental sobre as Histórias da Ciência |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FLÔR, Cristhiane Cunha
Neste estudo enfatizo as leituras que os professores de ciências do ensino fundamental apresentam sobre as histórias da ciência. Utilizando como principal referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, me propus a buscar junto a cinco professores de ciências do ensino fundamental suas leituras sobre as histórias da ciência, ou seja, quais os sentidos são atribuídos sobre esse tema, quais são suas fontes de leitura e suas possíveis contribuições para promover uma melhoria no ensino de ciências. A forma de olhar para as entrevistas está baseada na compreensão de que a linguagem não é transparente, que os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. O perfil observado nos entrevistados mostrou que são professores abertos a inovações no ensino de ciências, principalmente àquelas de ordem metodológica. A análise das entrevistas semi-estruturadas evidenciou que as fontes de leituras sobre o tema apontam predominantemente para o livro didático, as enciclopédias e os trabalhos extraclasse feitos pelos alunos, onde há uma história geralmente voltada a biografias rápidas, nomes e datas de “heróis” da ciência, algo que está pronto, acabado e linear. Diante desta leitura, os professores não vêem muitos benefícios na utilização de abordagens históricas no ensino de ciências, confundindo a história da ciência com “dar aulas” de história. Por outro lado, fazem uma conexão entre a utilização de abordagens históricas e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), mostrando uma leitura diferente da anterior, mais voltada aos rumos atuais da educação em ciências. De qualquer forma, uma das contribuições desta dissertação é apontar para a necessidade da utilização de abordagens históricas da ciência nos cursos de formação inicial e continuada de professores, a fim de que estas possam chegar às escolas.
Palavras-chave: História da Ciência. Ensino de Ciências. Leituras. Análise do Discurso.
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909 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
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