Categoria: Ciências Dissertações |
Um estudo das mudanças relatadas por professores de Ciências a partir de uma ação de formação contin |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LELLIS, Luciana de Oliveira
Apesar de serem muitos e bem conhecidos os problemas relacionados ao ensino de Ciências, a formação dos professores, em geral, não tem se mostrado capaz de efetivar a superação deles. As evidências parecem indicar que entre as razões para a persistência desse quadro estão, de um lado, uma estrutura de formação que tende a alienar os professores do processo de formulação das soluções procuradas – atribuindo-lhes apenas o lugar de aplicadores de métodos e técnicas prontos – e, do outro lado, a grande resistência dos professores, tornada ainda maior, é claro, pelo fato de suas necessidades cotidianas não terem sido consideradas no desenvolvimento daqueles métodos e técnicas. Nóvoa, Zeichner, Carvalho e outros pesquisadores de diversas procedências têm defendido, como forma de enfrentar essa situação, a idéia de que a formação dos professores deveria assumir um caráter reflexivo que devolvesse a esses profissionais parte do controle sobre o seu próprio processo de aprimoramento. Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo ter efetividade prática na promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores acerca de sua prática pedagógica. Assim, foi organizado um curso, realizado ao longo do ano de 2000, com a participação de vinte professores de Ciências de 5a a 8a séries, que foi a base para a coleta de dados para essa pesquisa. Além da observação direta desses professores, foram aplicados, ao longo do curso e ao seu término, diversos instrumentos de coleta de dados ( questionários, entrevistas e diários metacognitivos ). Os resultados obtidos sugerem que o curso provocou na grande maioria dos professores mudanças significativas na forma de enxergar os conteúdos, e para vários deles também na maneira de abordá-los em sala de aula. Além disso, vários outros tipos de mudanças foram relatadas, inclusive na relação com o aluno, na motivação e na autonomia do professor.
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809 0 bytes USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Sexualidade: reconstruindo compreensões de forma coletiva, partindo da visão dos adolescentes |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BOURSCHEID, Jacinta Lourdes
Esta pesquisa teve por objetivo central investigar uma proposta de trabalho sobre sexualidade, construída a partir da percepção e questionamentos de dois grupos de alunos/adolescentes. Partindo do pressuposto de que a sexualidade implica a própria estruturação do sujeito, estando frente aos adolescentes os quais possuem interesses e necessidades, faz-se necessário o encaminhamento de atividades que busquem abordar cientificamente o tema sexualidade, procurando, ao mesmo tempo, um tipo de trabalho significativo para os envolvidos. Para tanto, escolhi duas turmas de alunos na fase da adolescência, iniciando com um grupo de dezenove alunos, sendo nove meninas e dez meninos, estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, com idade entre treze e dezesseis anos e outra turma de vinte e cinco alunos, treze meninas e doze meninos, com idade entre quatorze e dezenove anos, ambas da rede estadual de ensino de diferentes municípios. Estes alunos foram o canal para que essa pesquisa fosse desenvolvida e construída, pois a pesquisa embasada no educar pela pesquisa buscou mobilizar e envolver os alunos/adolescentes, proporcionando espaço para refletir e oportunizar 8 questionamentos, questionamentos estes que partiram das dúvidas existentes e foram as premissas norteadoras da presente proposta. A pesquisa consistiu em construir coletivamente respostas aos questionamentos levantados nos grupos. Deste processo emergiram na primeira escola cinco categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Iniciação sexual; Doenças sexualmente transmissíveis, Métodos contraceptivos e diversos. Na segunda escola surgiram sete categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Sexo; Menstruação; Métodos contraceptivos; Doença sexualmente transmissível e Identidade sexual. Para cada uma delas foi organizado um grupo de alunos que, então, se mobilizaram em busca das respostas.
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1446 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1125 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Propagação Vegetativa de Pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.) a partir de Perfilhos |
Versão: Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
TRACZ, Anderson Luiz Augusto
A pupunheira é uma palmeira que vem despertando o interesse de produtores rurais, pelo seu potencial econômico na produção de palmito em ciclo curto e alta rentabilidade. Em função da alta variabilidade genética nas populações naturais de pupunha, altos ganhos genéticos para produtividade de palmito poderão ser aferidos através de técnicas de melhoramento genético. Para tanto, a propagação vegetativa torna-se uma ferramenta valiosa ao visar a obtenção futura de plantios mais uniformes e de alta produtividade, além da produção de sementes melhoradas em pomares de sementes clonais. Neste sentido, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de estudos referentes à melhoria da técnica de propagação vegetativa via enraizamento de perfilhos de pupunheira. Para tanto, o trabalho foi dividido em duas partes, a primeira referente a ensaios destinados a determinar o manejo adequado dos perfilhos no momento da separação da planta-mãe e do seu preparo previamente ao enraizamento. A segunda se refere aos ensaios avaliando, separadamente, diferentes combinações de substratos: casca de arroz carbonizada, vermiculita de granulometria média e substrato comercial à base de casca de pinus e três progênies para o enraizamento e sobrevivência dos perfilhos de pupunheira.
Palavras-chave: Pupunha. Bactris gasipaes. Enraizamento. Palmaceae. Perfilhos. Progênies. Propagação vegetativa.
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2520 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR |
Categoria: Ciências Dissertações |
Produção Escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Débora Serpa
Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Autoavaliação, é dada ênfase à importância da autoavaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Produção Escrita. Argumentação. Leitura. Construção de Conhecimento. Autonomia.
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2052 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=793 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Problemática da poluição visual nas grandes metrópoles, Rua 25 de março: antecedentes e perpectivas. |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AMARAL, Juliana Gazza A relação existente entre os habitantes e a cidade em que vivem está intimamente ligada à forma de utilização do espaço urbano. Atualmente, nas grandes metrópoles, estamos assistindo uma situação bastante preocupante, onde esta utilização do espaço urbano vendo sendo traduzida em poluição visual. Neste contexto, a problemática da poluição visual é muito nova e ainda muito vinculada às leis de zoneamento e leis de aplicação da publicidade no espaço urbano, que são específicas para cada localidade e não levam em consideração a complexidade das relações inerentes ao fenômeno. A poluição visual carece até de uma definição precisa. O que é poluição visual? A tônica desta dissertação de mestrado é analisar um ambiente poluído através de seu levantamento histórico e iconográfico. O local utilizado como exemplo será uma rua da capital paulista, a 25 de março, onde encontraremos realidade dinâmica rica em detalhes históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos.
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3428 0 bytes Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
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