Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A abordagem temática “reciclagem” integrando o currículo de ciências do ensino fundamental: ... |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
WALENDORFF, Kelly Rosa
Este trabalho investigou a percepção dos professores de ciências com relação à temática ambiental reciclagem no ensino de ciências do Colégio Estadual Olavo Bilac situado no município de Cantagalo/Pr. Defende-se que a reciclagem deve ser abordada em sala de aula de forma local, a fim de proporcionar aos estudantes mudanças de atitude com relação ao meio ambiente ao qual estão inseridos. Essa investigação traz como ponto de partida reflexões teóricas acerca dos documentos oficiais PCN e DCE e a educação ambiental através do tempo. Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso aplicando um questionário aos professores que ministram aulas de ciências nesta escola. Os questionários foram analisados por modalidades envolvendo escola, currículo, professores e sociedade. Os professores consultados evidenciaram que a influência no comportamento dos estudantes é possível, desde que seja efetivado um trabalho pedagógico continuado, não se esgotando na sala de aula, mas envolvendo o desenvolvimento de ações educativas que possam mobilizar os estudantes e envolver a própria comunidade. Os professores percebem a necessidade de uma prática de ensino diferenciada, mas ainda encontram dificuldades, como a de conseguir abordar todo o conteúdo curricular definido. As respostas do questionário nos levaram a construir uma unidade didática chamada “Cartilha da Reciclagem” que aborda a reciclagem de maneira local com particularidades do município, destinada aos professores a fim de enriquecer as aulas de ciências.
Palavras-Chave: Professores. Ensino de Ciências. Reciclagem. Currículo.
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1003 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A utilização do livro didático em aulas de Química |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
KATO, Cláudia Mikie
O livro didático se constitui em um dos principais recursos utilizados por professores e alunos da educação básica e exerce influência no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importância, são poucas as pesquisas acerca do seu uso por professores e alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização desse recurso por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de um município do estado do Paraná. Assim sendo, para compreender tais processos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio, além das entrevistas realizadas com cinco professores e vinte alunos dessas turmas. Como principais resultados, constatamos que o livro é um recurso utilizado pelos professores para o planejamento e a organização do trabalho pedagógico. Além disso, as principais formas de utilização do livro didático por professores e alunos estão relacionadas ao acompanhamento das explicações do conteúdo, à resolução de exercícios, à cópia de determinado conteúdo e à observação de figuras e gráficos. Identificamos lacunas com relação à utilização do livro por P2, ao fazer uso tradicional de um livro inovador, pois a escolha do livro com essas características não foi atribuída pela abordagem proposta pelos autores do livro didático, mas por priorizar os conteúdos dos exames do PAS. Em relação à formação dos professores investigados, apesar de sua formação específica na área e se encontrarem em diferentes níveis na carreira, observamos uma homogeneização quanto ao tipo de aulas ministradas, além do desconhecimento de abordagens alternativas. Nesse sentido, a utilização do livro poderia ser orientada por meio da formação inicial e continuada, no sentido de proporcionar uma exploração mais adequada de suas potencialidades e, assim, contribuir efetivamente para o exercício da docência.
Palavras-chave: Livro didático. Professores. Ensino de Química.
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4222 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contribuições das atividades experimentais com gerenciamento dos compostos gerados para a aprendizag |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
NASCIMENTO, Márcia Cristina.
O conhecimento químico é de suma importância para o desenvolvimento sustentável, para melhores formas de alimentação e energia. Neste sentido, a aprendizagem acerca desta área de estudo deve ocorrer pelo uso de metodologias favoráveis ao desenvolvimento sustentável e com caráter motivador. Uma possibilidade é através da contextualização e experimentação. A contextualização da questão ambiental é citada nos Parâmetros Curriculares Nacionais como elemento de promoção de aprendizagem, e a experimentação é descrita como o fazer com as mãos, sentir e manipular, analisar criteriosamente e articular a prática à teoria. Este trabalho foi desenvolvido para o 1ºano do Ensino Médio sobre o conteúdo de reações químicas, contemplando a realização de atividades experimentais com gerenciamento das substâncias produzidas. Para isso, foram realizados: (i) elaboração e aplicação de uma Proposta de Experimentos; (ii) seleção de turmas para sua aplicação; (iii) verificação dos conhecimentos de reações químicas e gerenciamento de resíduos, antes a após a aplicação da mesma. As respostas fornecidas pelos estudantes, nos pré-teste e pós-teste realizados, permitiram comparar o efeitoda aplicação da Proposta de Experimentos ao qual foi executada em 18 horas-aula. As mudanças conceituais sobre reações químicas foram registradas e permitiram verificar novas formas de interpretação da transformação, que passou da simples observação macroscópica dos aspectos físicos, para o nível teórico, incluindo os conhecimentos submicroscópicos, onde se encontram as interações entre substâncias e formação de novos compostos. O enfoque nas questões ambientais, com o gerenciamento dos compostos produzidos em aula pelos alunos evidenciou uma maior conscientização entre a maioria dos participantes sobre a problemática do descarte indevido de substâncias e da necessidade de avaliar as implicações do despejo de materiais tóxicos no meio ambiente.
Palavras Chave: Experimentação. Gerenciamento. Reações Químicas.
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Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Desenvolvimento de Eletrodos de Carbono Cerâmico à Base de Nanotubos de Carbono |
Versão: PDF Atualização: 9/10/2017 |
Descrição:
SCHEBELISKI, Andressa Hornes
Neste trabalho, eletrodos de carbono cerâmico (ECC) foram confeccionados a partir da utilização de nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNT), a fim de se aprimorar as características do ECC. Para a confecção dos ECC à base de MWCNT (ECC/MWCNT), inicialmente foi realizada a funcionalização dos MWCNT, os quais foram submetidos ao refluxo, na presença de ácido nítrico e ácido perclórico. A caracterização espectroscópica dos MWCNT foi realizada por difratometria de raios X (DRX), espectroscopia RAMAN e espectroscopia FTIR. A eficácia da funcionalização dos MWCNT foi confirmada por DRX pela presença do pico em 2θ = 26,02°, referente à reflexão (002). O espectro Raman mostrou as bandas D, G e G‘ característicos dos materiais de carbono, o que também pode confirmado nos espectros de FTIR pela presença de grupos funcionais carboxílicos e hidroxílicos característicos. A caracterização morfológica por MEV-FEG demonstrou que o tratamento oxidativo não danificou a estrutura dos tubos. Os ECC confeccionados, tanto com MWCNT quanto grafite, foram caracterizados por MEV-FEG, a qual demonstrou a incorporação dos nanotubos à rede de sílica e a presença de grafite na forma de lamelas. A espectroscopia Raman apresentou as bandas D, G e G' e as bandas na região entre 400 e 1200 cm-1 referentes à ligação Si-O, enquanto que no espectro FTIR, foram observados os estiramentos/deformações relacionados aos modos vibracionais dos grupos SiO2 e Si-CH3.A caracterização eletroquímica do ECC/MWCNT, realizada por voltametria cíclica (VC) e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), na presença de K4Fe(CN)6/ K3Fe(CN)6, demonstrou que a incorporação de MWCNT ao ECC aprimora as características eletroquímicas do eletrodo. Um aumento na resposta de corrente de pico (cerca de 50% de incremento) e um menor valor de ΔEp foram obtidos com o ECC/MWCNT em comparação com ECC/grafite. Esse comportamento está de acordo com os resultados do EIE, nos quais o ECC/MWCNT apresentou menor resistência à transferência de carga (Rct) em relação ao grafite (ECC/MWCNT = 27,37Ω, ECC /grafite = 33,39Ω). Para verificar a potencialidade do ECC/MWCNT como sensor eletroquímico, foram determinados os fármacos sulfacetamida sódica (SFC) e sulfadiazina (SFD). Ambos apresentaram um processo de oxidação irreversível em torno de +1,0 V em meio a tampão fosfato (pH 7,0). Verificou-se que o pH do eletrólito de suporte teve influência direta no potencial de pico anódico dos analitos, o que pode ser atribuído ao envolvimento de prótons no processo de oxidação. O valor de pH ótimo foi de 6,0 para ambos os fármacos, sendo este utilizado para todas as análises. O ECC/MWCNT exibiu uma relação linear entre a corrente de pico e a concentração das sulfonamidas na faixa de 9,9 a 177,0 μmol L-1, com limite de detecção (LD) e limite de quantificação (LQ) de 1,06 e 3,54 μmol L-1 para SFC e 4,75 e 15,83 μmol L-1 para SFD, respectivamente. Além da boa sensibilidade para a detecção dos antibióticos, o eletrodo desenvolvido mostrou boa repetibilidade e níveis de reprodutibilidade (DPRrepet = 0,99% e DPRreprod = 0,95% para SFC, DPRrepe=2,47% e DPRreprod = 0,07% para SFD), confirmando o promissor desempenho analítico do ECC/MWCNT para a eletroanálise de SFC e SFD em amostras reais.
Palavras-Chave: Nanotubos de carbono. Eletrodo de carbono cerâmico. Sulfacetamida sódica. Sulfadiazina.
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Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Desenvolvimento, caracterização físico-química e biológica de nanopartículas poliméricas contendo An |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
CARRARO, Talita Cristina Moreira Moraes
A anfotericina B (AFB) é um fármaco de largo espectro antifúngico e amplamente utilizado no tratamento de infecções fúngicas sistêmicas. No entanto, a administração através das formulações convencionais disponíveis apresentam efeitos adversos principalmente associados à citotoxicidade, que limitam seu uso e eficácia terapêutica. No presente estudo, desenvolveu-se nanopartículas poliméricas (NP ́s) contendo AFB, com o objetivo de redução de toxicidade frente às células humanas e manutenção da eficácia terapêutica do fármaco. As nanopartículas foram obtidas com êxito pelo método de emulsificação/ evaporação do solvente, empregando o copolímero ácido poli (láctico-co-glicólico) (PLGA), e blendas de PLGA e polietilenoglicol (PEG). Um delineamento fatorial foi conduzido e por meio dele foi possível estabelecer a composição ótima que obteve partículas com diâmetros reduzidos (< 200 nm) e elevados índices de eficiência de encapsulação do fármaco (> 89%). Para quantificação de AFB em solução, um método analítico por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) foi desenvolvido e validado de acordo com as normatizações vigentes. A caracterização físico-química incluiu a análise por difração de raios X, que demonstrou padrão amorfo nas NP ́s indicando a formação de um complexo de inclusão onde o fármaco está molecularmente disperso. Os resultados dos ensaios de citotoxicidade in vitro e eficácia antifúngica indicam que, apesar da presença de oligômeros moleculares de AFB nas formulações, as nanopartículas apresentaram menor toxicidade sobre células em relação ao padrão comercial e ao fármaco livre, e, mantiveram a atividade antifúngica do fármaco conforme ensaio realizado frente à cepas de C. albicans e Cryptococcus neoformans. Através do experimento in vivo, foi possível verificar que a administração das NP ́s de PLGA e PLGA-PEG contendo AFB, via oral e intraperitonial, não proporcionou alteração significativa no perfil hematológico, nos níveis plasmáticos de creatinina, uréia, ALT e AST. Comparando-se ao padrão comercial do fármaco, a análise histopatológica indicou que as NP ́s protegeram o tecido hepático dos danos provocados pela AFB. Dessa maneira, conclui-se que as NP ́s contendo AFB desenvolvidas no presente estudo apresentam adequadas características físico-químicas, o que as tornam potenciais sistemas de liberação controlada do fármaco, mantendo a atividade antifúngica e minimizando sua citotoxidade em relação ao padrão comercial.
Palavras-chave: Anfotericina B. Nanopartículas. PLGA-PEG. Atividade antifúngica. Citotoxicidade.
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Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ensino de Química na EJA na Perspectiva CTS: uma Proposta Metodologica a partir da Automedicacao |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
POMBO, Fernanda Mariano Zacarias
O ensino de Química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser trabalhado de forma diferenciada em relação ao ensino regular, devido à especificidade da modalidade. A partir disso, essa pesquisa, que apresenta como proposta metodológica a temática automedicação, na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), pode contribuir para ensinar Química na EJA, considerando o público dessa modalidade. Para isso, tem como objetivo identificar, propostas voltadas à EJA, desenvolver uma sequência de aulas a partir da temática "automedicação para o ensino de Química na EJA, na perspectiva CTS", avaliar o desenvolvimento da sequência de aulas e apresentar um Caderno de Orientações Pedagógicas. A temática propõe discutir as principais situações e/ou problemas de saúde enfrentados pelas pessoas, em especial os estudantes da EJA, trabalhando o conteúdo de forma contextualizada e, ainda, identificar a contribuição, colaborando na discussão e reflexão, valorizando a construção do conhecimento científico e o cotidiano do sujeito para tomadas de decisões e preparando o estudante para questionar, participar e construir coletivamente respostas para problemas sociais. Fundamentada na abordagem qualitativa, a pesquisa é caracterizada como pesquisa-ação. Os interlocutores envolvidos para esta pesquisa foram a professora pesquisadora da disciplina de Química e 18 estudantes, com idade entre 19 e 34 anos, de uma turma de Química da EJA, que estudam no período noturno, do CEEBJA Professora Laís Miqueloto, localizado na cidade de Curitiba–PR. O estudo no colégio foi desenvolvido no primeiro semestre de 2016. Para o levantamento de dados foram utilizados triangulação múltipla a partir dos instrumentos com roda de conversa, questionário, filmagem, registros da professora pesquisadora, registros dos estudantes e a produção de um jogo de papéis gerado durante a aplicação da metodologia, com o propósito de analisar as respostas dos estudantes sobre o assunto, sendo que esses se constituíram o corpus da pesquisa, na qual utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da ATD podem ser geradas categorias a priori, e após analisar os dados coletados de cada instrumento, as possíveis categorias emergentes. De acordo com a análise, considera-se que por meio da sequência de aulas, abordando a temática automedicação, é possível contribuir com as propostas metodológicas voltadas a esta modalidade de ensino, uma vez que permitiu a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS, colaborando significativamente para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia. Os resultados obtidos podem ser um ponto de partida para pesquisas futuras, com o intuito de melhorar a formação dos estudantes e contribuir na tomada de decisão e para que sejam capazes de opinar sobre aspectos do cotidiano. Após a análise dos dados gerados com o uso dos instrumentos, foi desenvolvido um Caderno de Orientações Pedagógicas como produto final da pesquisa, sendo este um item obrigatório no mestrado profissional.
Palavras-chave: Abordagem CTS. Contextualização. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Química. Sequência de aulas. Automedicação.
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Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Integrando música e química: uma proposta de ensino aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
COUTINHO, Laudicéia Rocha
A música está presente atualmente no ambiente escolar, principalmente, por meio do uso de dispositivos móveis (smartphone, aparelho celular, MP3, MP4) pelos estudantes. Este trabalho de mestrado foi desenvolvido por se acreditar que a música possa ser usada em atividades de ensino para o processo de ensino aprendizagem em Química. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a construção de um processo de ensino de Química significativo. Para tanto, a primeira etapa foi conhecer com maior profundidade as contribuições da música para o ensino por meio de um estudo sobre a inter-relação Química e Música. Publicações recentes das duas áreas serviram como base de investigação sobre cognição musical. A pesquisa em artigos de periódicos nacionais e internacionais referentes às áreas de Ensino de Química e Música também compôs os alicerces do estudo. Assistiu-se a palestras relacionando os temas ensino aprendizagem, música, afetividade, tecnologias e cognição, os quais se constituíram de orientação na busca para ampliar os conhecimentos da cognição musical e fazer a transposição didática desse conhecimento para o ensino aprendizagem em Química. Para que a voz de professores e estudantes fizesse parte desse estudo, questionários foram aplicados a alunos e professores de escolas públicas do estado do Paraná com o intuito de verificar como eles percebem as tecnologias, em especial o aparelho celular, no ambiente escolar e como professores e estudantes percebem a música no ensino de Química. Dessas investigações, foi possível perceber que a música pode ser uma estratégia para o ensino aprendizagem em Química, pois motiva o estudante a se engajar no processo de construção do conhecimento, apresentando muitas possibilidades de uso como estratégia didática. Essas possibilidades incluem a construção de paródias e músicas originais - favorecendo a aprendizagem significativa, a análise de letras de músicas nacionais e internacionais - possibilitando a interdisciplinaridade, a realização de jogos e brincadeiras musicais - que favorecem a afetividade entre discente e docente e entre discentes. Para que o resultado desse trabalho pudesse efetivamente ser utilizado pelos professores, facilitando a elaboração de suas aulas, foram produzidas atividades de ensino divulgadas por meio de um site da internet, que pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones, para que professores e estudantes possam empregar essas ferramentas didáticas, utilizando as músicas no processo de ensino aprendizgem em Química.
Palavras-chave: Ensino de Química. Música. Aprendizagem significativa. Tecnologia. Afetividade.
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18074 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ... |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Silvaney
As propostas de abordagens que contemplam as interações ciência-tecnologiasociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes por meio da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos, associados à incorporação de atitudes e valores necessários para o exercício da cidadania na sociedade atual. Nesta perspectiva, investigamos, a partir da análise de uma intervenção pontual, os limites e potencialidades desta abordagem para o Ensino de Química na Educação Básica. Para tal, selecionamos uma turma do Ensino Médio em um colégio estadual da região metropolitana de Curitiba-PR e, a partir das características da proposta pedagógica curricular do estabelecimento, elaboramos e desenvolvemos uma inserção didático-pedagógica de 14 aulas. A referida proposta caracteriza-se em uma abordagem temática com Enfoque CTS e foi construída pela análise do tema da Qualidade do Ar Interior (QAI) associada aos conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e à Cinética Química. As aulas foram desenvolvidas segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e a proposta didática foi estruturada por meio dos parâmetros sugeridos por Bocheco (2011), objetivando a articulação dos pressupostos teóricos da sigla com quatro categorias de Alfabetização Científica e três categorias de Alfabetização Tecnológica. A pesquisa teve cunho qualitativo e a constituição de dados se deu a partir dos relatos de 20 estudantes de uma turma de segunda série do Ensino Médio em seus diários de bordo, gravações em áudio das aulas, diários do professor e questionários de avaliação da proposta. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). O processo de análise forneceu subsídios para concluirmos que, de fato, esta abordagem contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos e apresentou indícios de que as discussões relacionadas à temática e às interações CTS propiciaram mudanças de percepção dos alunos em relação à natureza da ciência, da tecnologia e da importância do contexto científico-tecnológico na sociedade atual. A análise dos dados constituídos e as reflexões realizadas ao longo de todo o processo de investigação também nos permitem destacar que para potencializar a concretização dos objetivos educacionais de propostas com Enfoque CTS faz-se necessário, além de um referencial teórico claro que balize sua construção, selecionar uma temática apropriada e utilizar estratégias de ensino diferenciadas.
Palavras-chave: CTS. ACT. Ensino Médio. Ensino de Química. Qualidade do Ar Interior.
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1846 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Portal Dia-a-Dia Educação: possibilidades e desafios para o Ensino de Ciências |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
MOREIRA, Jussany Maria de Barros
Ao incluir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, espera-se que as instituições de ensino e comunidade escolar (professores, alunos, pais e funcionários), promovam mudanças pedagógicas que passe de uma educação baseada na transmissão da informação para um processo de ensino e aprendizagem que busque centrar as ações no aluno, na construção e reconstrução de conhecimento. Buscamos então investigar conhecimentos, atitudes e opiniões dos professores de ciências da natureza, sobre a utilização do Portal dia-a-dia Educação e das TIC disponíveis nesse portal e, ainda, quanto à formação que receberam para trabalhar com as TIC. Propondo como desafio a inserção do recurso didático simulações e animações nas aulas destes professores, viabilizando uma alteração na metodologia de trabalho, de maneira que seja possível vislumbrar a possibilidade de construção de uma aprendizagem significativa. Mediante os objetivos propostos e na utilização das TIC como recurso didático foram investigados sete professores de um colégio da rede pública do município de Pato Branco, enfatizando sobre a utilização do Portal dia-adia Educação, através da pesquisa qualitativa, com uma abordagem no estudo de caso, descrevemos a partir dos relatos dos professores, de entrevistas e observações suas atitudes e opiniões. Para analisar os resultados seguiram-se os referenciais de Bardin (2004) através da análise de conteúdo. De acordo com os levantamentos feitos junto aos professores, podemos considerar que existe uma grande distância entre a realidade que encontramos na escola e aquilo que nos é desejável, destacando que eles tem conhecimento sobre o Portal dia-a-dia Educação, porém, não sabem utilizar muitos dos recursos que estão disponíveis. Entre os fatores apontados para a não utilização das TIC disponíveis no Portal dia-a-dia Educação, podemos destacar: turmas numerosas, falta de um profissional na área de informática, insegurança na utilização da ferramenta, tempo para preparar as aulas, tamanho das turmas em relação ao ambiente de estudo e falta de formação continuada permanente. Porém, destacamos que após a aplicação do minicurso os professores se sentiram seguros e aptos a utilizarem as simulações e animações com seus alunos e todos os envolvidos mostraram-se motivados a aprender de forma interativa.
Palavras-chave: TIC. Professor mediador. Ciências Naturais. Paraná. Simulações e Animações.
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1035 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Saberes populares: recurso para o ensino de conceitos químicos num enfoque CTS |
Versão: PDF Atualização: 24/2/2016 |
Descrição:
ZANOTTO, Ricardo Luiz
Partindo-se da premissa de que a Química originou-se de saberes e práticas ligadas à transformação da matéria, considera-se que deva ser ensinada a partir do diálogo entre os diversos saberes que integram o cotidiano dos alunos. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da utilização dos saberes populares, sob um enfoque CTS, na construção de conceitos científicos para o ensino de Química. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do Ensino Médio composta de 30 alunos de um colégio da rede estadual de ensino, da região sul do Estado do Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados para análise efetuouse por meio de questionários, entrevistas, discussões, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, resumos, produção de textos, fotos e desenhos. As atividades foram planejadas e desenvolvidas em oito momentos, abordando, sobretudo, os conteúdos químicos de Funções Orgânicas. Os principais resultados evidenciaram que a utilização dos saberes populares foi um fator motivador da aprendizagem e que esses podem ser usados como conceitos espontâneos, favorecendo a criação de estruturas cognitivas, uma vez que contribuíram para a ocorrência de construção de conhecimento e mudança de perfil conceitual. Além dessa verificação, pode-se citar como resultado, a construção de infográficos de conceitos químicos, como produto da pesquisa, enfocando as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como propulsores de todas as discussões que permearam o desenvolvimento da pesquisa.
Palavras-chave: Alfabetização científica e tecnológica. CTS. Ensino de Química. Saberes Populares.
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18912 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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