Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Formação Continuada por Meio de Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Química com Enf |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2018 |
Descrição:
NIEZER, Tânia Mara
Este estudo teve como objetivo analisar quais as contribuições de um curso de formação continuada (FC) por meio de atividades experimentais investigativas no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a prática pedagógica dos professores de química no Ensino Médio do município de Rio Negro, que atuam na rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. A pesquisa foi desenvolvida com os dez (10) professores de química que lecionam nas escolas de Ensino Médio do município de Rio Negro. A discussão teórica dessa pesquisa considerou estudos na área da formação continuada de professores, no enfoque CTS, e atividades experimentais investigativas. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza aplicada, com o encaminhamento nos princípios da pesquisa-ação segundo aporte teórico de Carr e Kemmis (1986), que sinalizam as fases de: planejamento, ação, observação, reflexão e replanejamento, formando uma espiral cíclica que produz um movimento no contexto ação-reflexão-ação. A coleta de dados se deu por meio de questionários, entrevistas individuais semi-estruturadas, fotos e vídeos das atividades, observação das atividades, arguições orais, portfólios e anotações em diário de campo, sendo categorizados e discutidos pela análise textual discursiva (ATD) conforme Moraes e Galiazzi (2006). Os principais resultados evidenciam que a promoção de uma FC, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode trazer importantes contribuições e subsídios para a ação docente, levando em consideração a realidade e o contexto de sala de aula. Como resultado dessa pesquisa, gerou-se um programa de FC sobre as AEIs no Enfoque CTS nas bases da pesquisa-ação e um livro com os planejamentos dos docentes participantes. Considera-se que a oportunidade de formação continuada para professores de química do Ensino Médio, que atuam na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, sobre as atividades experimentais investigativas no enfoque CTS, pode contribuir na melhoria da qualidade do ensino da ciência e na formação cidadã dos alunos.
Palavras-chave: Professores de química. Formação continuada. Ensino CTS. Atividades experimentais.
|
4469 0 bytes UTFPR http:// |
Categoria: Química Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses |
Interpretação das Gesticulações de Estudantes no Laboratório de Química Baseada na Semiótica de Peir |
Versão: PDF Atualização: 1/2/2019 |
Descrição:
SALVADEGO, Wanda NavesCocco
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com estudantes do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino Subsequente com o objetivo de interpretar os sentidos das gesticulações dos estudantes no laboratório de química quando estes realizam um experimento. Pelos pressupostos baseados na multimodalidade representacional, o laboratório é um espaço instrucional que fornece condições para a produção da acepção dos conceitos. O objetivo do uso do laboratório didático na aprendizagem científica justifica-se segundo uma dimensão cognitivista. Pode-se dizer muito das atividades dos estudantes em aulas experimentais. As gesticulações dos estudantes auxiliam na elaboração de significados, permitindo a expansão de sentidos, e, se consideradas dentro do processo semiótico como signos, podem ser estudadas e analisadas. Como o foco desta investigação se volta para as atividades empíricas, as ações para nós têm maior importância do que os gestos. As ações podem ser pensadas como uma composição temporal de gestos fragmentados que se interligam e dirigem para um determinado fim. Logo, a gesticulação antes de ser comunicativa é primeiramente expressiva, o que significa dizer que são signos de natureza deliberadamente não intencionais na relação emissor e receptor. A pesquisa foi realizada com base em atividade pedagógica de experimentações em físico-química e as gesticulações dos estudantes, os signos por nós analisados, estão baseados numa leitura da Teoria semiótica de Peirce. Do ponto de vista da importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem atendidas: uma cognitiva, tendo em vista seu papel auxiliar na construção do pensamento e elaboração do significado do aprendiz do que está sendo estudado; outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do conhecimento do que está sendo construído pelo estudante. Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva.
Palavras-chave: Gesticulação. Semiótica. Atividades experimentais. Ensino de química.
|
407 0 bytes UEL http:// |
|