Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Processo de Formação para Professores de Sala de Recurso Multifuncionais sobre as Tecnologias Assist |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
REIS, Juliana Irani Villanueva dos
A política educacional para a inclusão da criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem promovido inquietações frente a este desafio que vai além do direito da matrícula em uma instituição de ensino regular. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na rede pública surge para contribuir diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial, para estas salas são disponibilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliam e contribuem no processo de inclusão deste alunado. Parte da seguinte questão de investigação: Considerando que o professor que atua na SRM vem demonstrando pouco conhecimento sobre as TA disponíveis nas SRM, de que forma a organização de um curso de formação na modalidade semipresencial pode contribuir para melhorar o conhecimento referente as TA? A presente pesquisa tem como desenvolver um programa de formação para professores especialistas sobre as TA que são disponibilizadas nas SRM. Ainda elencamos como objetivos específicos planejar, desenvolver e avaliar uma proposta de formação, para o que o professor especialista que atua no serviço do Atendimento Educacional Especializado conheça os conceitos de TA e as possibilidades de usos destes recursos. Os pressupostos teóricos estão pautados na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e em autores que discutem a formação do professor e as tecnologias assistivas sendo eles: Mantoan (2004), Manzzini (2012), Bescher (2013), Hummel (2015). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção que visa contribuir para a mudança da prática pedagógica definida em dois momentos. O primeiro para o levantamento das necessidades dos professores especialista que atuam na SRM do Núcleo Regional de Educação em Londrina no que se refere ao conhecimento e uso das TA. Esta identificação culminou na elaboração de uma Unidade Didática como produto educacional visando contribuir para prática pedagógica desses profissionais. O segundo momento se deu por meio da aplicação desta Unidade Didática, por meio de um curso de formação continuado com 58 participantes, analisando os conceitos iniciais referentes às TA e a mudança destes conceitos a partir da aplicação do produto educacional. Propôs-se durante o processo de intervenção conhecimento das TA disponibilizadas nas salas de recursos e identificação das possibilidades de uso com o aluno com NEE. As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que os professores especialistas pudessem compreender as TA para além de recursos tecnológicos.
Palavras chaves: Formação de professores. Educação especial. Sala de Recursos Multifuncional. Tecnologia assistiva. Necessidade educacional especial.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Sala de recurso multifuniconal: Visão de Professores inseridos na Rede Pública de Curitiba e Região |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
MIRANDA, Elba Neri Moreira de
O objetivo deste estudo foi analisar a visão de um grupo de professores da rede públicade ensino do Estado do Paraná, que atuam em salas derecursos multifuncionais e salas comuns, acerca da formação, do conhecimento, da concepção, do objetivo e das práticas relacionados às salas de recursos multifuncionais. A metodologia de estudo consiste na análise de conteúdo com abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento um questionário com respostas abertas, que foi aplicado a dois grupos de professores, sendo 30 (trinta) atuantes em sala comum e 30 (trinta) em sala de recurso multifuncional, ambos inseridos na rede pública do ensino fundamental. É importante salientar que todos trabalhavam com alunos com necessidades educacionais especiais. Com base nas respostas, foram obtidos resultados que revelaram, predominantemente, os seguintes aspectos: a) conhecimento restrito acerca do atendimento educacional especial, particularmente em relação aos objetivos e as finalidades da sala de recurso multifuncional e, também, aos documentos acerca pertinentes a ela; b) sobre os conteúdos teóricos e práticos ao atendimento educacional especial do aluno com necessidades educacionais especiais, verificou-se que as instituições educacionais superiores de ensino abordam de forma restrita tais conteúdos; c) quanto à relação estabelecida entre os professores de sala comum e de sala de recurso multifuncional, pôde-se verificar que ela, também, é restrita, e que o trabalho pedagógico dos atendimentos educacionais especializados é prioritariamente pautado numa relação de auxílio e não de um trabalho colaborativo. Por fim, os dados apontam para o fato de que, embora os professores tenham, em geral, conhecimentos restritos sobre a especificidade da sala de recurso multifuncional, afirmam ter uma visão positiva quanto aos avanços de aprendizagem que ela provoca nos educandos com necessidades educacionais especiais. Este estudo aponta a necessidade da realização de novas pesquisas que ofereçam elementos para compreender tal contradição, bem como contribuir para sua superação. Foi evidencia da, ainda, a necessidade de aperfeiçoamento na formação docente que articule o teórico e prático, e que esse aperfeiçoamento seja conduzido de modo que os professores de sala comum e sala de recurso multifuncional estabeleçam relações colaborativas, a partir das quais ambos passem a ser sujeitos ativos e responsáveis como profissionais de educação.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Sala de recurso multifuncional. Necessidade educacional especial.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A Concepção da Teoria da Distância Transacional no Brasil: um Mapeamento de Teses e Dissertações n |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
CABAU, Nubia Carla Ferreira
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na produção científica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional é abordada pelos pesquisadores brasileiros no período de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a análise dos pressupostos teóricos da Teoria da Distância Transacional em produções acadêmicas de pós-graduação stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo, enfatizando o paradigma qualitativo, com caráter bibliográfico e documental, apoiado na realização de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertações de mestrado distribuídas em 19 produções acadêmicas em que estão contempladas a concepção da Teoria da Distância Transacional. O mapeamento foi empreendido utilizando-se como fontes o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a Biblioteca Digital Vérsila, o portal Domínio Público e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conhecer a teoria é fundamental para um pesquisador e para a sua área de concentração, compreendendo que a teoria é a base de sustentação para o conhecimento. Por meio de pesquisa documental, apontaram-se os aspectos históricos, bibliográficos e conceituais da Teoria da Distância Transacional e discorreu-se acerca do percurso percorrido por Michael Grahame Moore na construção e desenvolvimento de sua teoria. Com base na análise de conteúdo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional é utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentação para discutir aspectos pedagógicos, tecnológicos, de desenvolvimento e estruturação da educação a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipóteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se às necessidades e particularidades do sistema educacional, social e político brasileiro.
Palavras-chave: Teoria da distância transacional. Teorias em educação a distância. Educação a distância.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual: um estudo a partir das contribu |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
SILVA, Luzia Alves da
A presente dissertação consiste em um estudo teórico sobre a aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, com vistas a evidenciar a importância desse referencial no processo de alfabetização desses alunos. Fundamentado no método Materialista Histórico-Dialético proposto por Marx e Engels, o trabalho caracteriza-se por um estudo bibliográfico, com base em fontes publicadas (livros, artigos, teses e dissertações). Apresenta como referenciais autores que desenvolveram suas ideias a partir de teorias que concebem o sujeito pautado na historicidade e na materialidade, tais como: Vigotski, Lúria, Leontiev, Saviani, entre outros. Para tanto, inicia com os fundamentos que norteiam os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano, com destaque para a função dos instrumentos técnicos e psicológicos enquanto meios auxiliares do homem. Em seguida, prioriza o papel da educação escolar como um instrumento de socialização dos legados produzidos historicamente pela humanidade, com ênfase ao processo de apropriação da leitura e da escrita por alunos com e sem deficiência. Por fim, discorre a respeito de questões específicas à aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência visual, ao papel do professor e à importância dos recursos didático-pedagógicos. As conclusões destacam que, ao se planejar as ações e estratégias pedagógicas, é necessário que se considerem as especificidades impostas pela cegueira ou pela redução da função visual, pois, dificilmente obter-se-á sucesso na escolarização dos alunos com deficiência visual sem que o espaço educativo seja organizado de forma a que estes participem ativamente de todas as atividades propostas e tenham acesso irrestrito às informações a eles disponibilizadas.
Palavras-chave: Alunos com deficiência visual. Aquisição da leitura e da escrita. Processos de aprendizagem e de desenvolvimento.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contribuições dos jogos de papéis para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
COLUSSI, Lisiane Gruhn.
Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com base em Vygotski, Leontiev e Elkonin, o desenvolvimento infantil é concebido como um fenômeno histórico e dialético, determinado pelas condições objetivas da organização social. Desse modo, compreende vários estágios psíquicos caracterizados por distintas formas de relação com o mundo e por diferentes atividades-guia, principais responsáveis por esse processo, sendo o jogo ou brincadeira de papéis a atividade-guia fundamental dos três aos seis anos. Na presente pesquisa, objetivou-se verificar a contribuição dos jogos de papéis para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças de cinco a seis anos. Para alcançá-lo elegeram-se como objetivos específicos: pesquisar o “Estado do conhecimento”, acerca da periodização do desenvolvimento psíquico na Educação Infantil, no período entre 2004-2014; analisar as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento psíquico da criança pequena; descrever “jogos de papéis” vivenciados por crianças de cinco a seis anos; investigar a dinâmica das interações e das negociações relativas aos papéis que as crianças desempenham durante o jogo de papéis; identificar como os processos funcionais psicológicos manifestam-se nos jogos de papéis. Para atingi-los desenvolveu-se uma pesquisa de campo qualitativa, em uma escola pública municipal envolvendo 12 alunos da Educação Infantil, nessa faixa etária, e a professora. A coleta de dados foi organizada em duas fases. Na Fase I, realizou-se uma pesquisa piloto com seis horas de observação da atividade “Dia do Brinquedo” (assim designada na rotina da sala de aula) com o objetivo de responder a alguns questionamentos que orientaram o planejamento da Fase II. Essa fase envolveu filmagens dos jogos de papéis, efetuadas durante 15 dias, envolvendo seis sessões, com duração média de 45 minutos cada uma, totalizando cerca de cinco horas, as quais foram posteriormente transcritas para análise. A pesquisa sobre o Estado do Conhecimento, assim como os dados coletados na Fase I revelou o desconhecimento dos jogos de papéis como fator de desenvolvimento psicológico infantil. A análise dos jogos de papéis coletados na Fase II demonstrou que as vivências infantis protagonizadas oportunizam a ampliação dos processos funcionais superiores das crianças, o que lhes possibilita serem mais ativas na medida em que favorece interações que possibilitam trocas de experiências entre as crianças e os adultos. Desse modo, o jogo de papéis é uma forma de apropriação cultural das relações sociais produzidas no contexto em que a criança se insere, possibilitando-lhe reconhecer suas capacidades e potencialidades, demonstrar seus sentimentos e julgamentos éticos e morais, e revelar sua consciência na busca de humanizar-se. Assim, é importante que o professor reconheça e favoreça o potencial educativo do jogo de papéis.
Palavras-Chave: Educação Infantil. Jogos de papéis. Funções Psicológicas superiores. Desenvolvimento infantil.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Influência dos Indicadores de Crescimento e Maturação na Força de Preensão Manual em Crianças e Adol |
Versão: PDF Atualização: 17/10/2017 |
Descrição:
SALES, Odair Rodrigues
Introdução: A Síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum e umas das principais causas da deficiência intelectual caracterizada pela presença de um cromossomo adicional. Indivíduos com SD apresentam crescimento reduzido durante a infância e adolescência e maturação acelerada, com fechamento epífises de crescimento de forma mais precoce. A força muscular é de fundamental importância para a saúde e a capacidade de realizar atividades diárias. Em indivíduos com SD são observados níveis reduzidos de força muscular que podem ser causados por diversos fatores como a hipotonia muscular e a hiperfrouxidão ligamentar, característicos da síndrome, entretanto, não se sabe ao certo qual seria a relação entre a força muscular, o crescimento e a maturação em crianças e adolescentes com SD. Objetivos: Verificar a força de preensão manual, indicadores de crescimento e de maturação somática em indivíduos de seis a 17 anos com SD de ambos os sexos comparando a indivíduos sem SD. Métodos: A amostra foi constituída de 140 crianças e adolescentes com SD, sendo 81 meninas e 59 meninos, estudantes de escolas especiais (APAE) e 340 crianças e adolescentes sem a síndrome (GC), sendo 161 meninas e 179 meninos, todos com idade entre seis e 17 anos e estudantes de escolas públicas. Para a avaliação do crescimento foram utilizadas as medidas de peso e estatura e cálculo do índice de massa corporal (IMC). A maturação somática foi determinada pelo cálculo da distância, em anos, do pico de velocidade de crescimento (PVC). Para a determinação da força muscular, foi utilizada a força de preensão manual (FPM) por meio de um dinamômetro hidráulico da marca Jamar. Resultados: As crianças e adolescentes com SD eram mais baixas que as do GC em quase todas as faixas etárias e grupos de PVC e apresentaram valores superiores de IMC na maioria das faixas etárias e grupos de IMC analisados. A FPM foi significativamente menor nas crianças e adolescentes com SD em todos os grupos de crescimento e maturação somática analisados na comparação com o GC. Foi encontrada correlação positiva significativa (p<0,01) entre todos os indicadores de crescimento e maturação com a FPM (0,27-046 feminino e 0,54-0,80 masculino). Conclusão: Crianças e adolescentes com SD apresentam um déficit significativo de estatura e FPM sendo que este demonstra ser correlacionado com o indicadores crescimento e a maturação somática.
Palavras chave: Crescimento. Dinamômetro de força muscular. Síndrome de down.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Caracterização do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional: um estud |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
PORTO, Patrícia Padilha
Este estudo trata do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado às pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, definido pelo Ministério da Educação (MEC), como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. O AEE poderá ser ofertado pelos sistemas públicos de ensino ou pelas instituições especializadas, com a Sala de Recursos Multifuncional (SRM), como espaço prioritário dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a oferta do AEE. Visou-se com esta pesquisa caracterizar o AEE ofertado em SRM pelas escolas regulares da rede estadual de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem quali-quantitativado tipo “Survey” ou de “levantamento”. O estudo foi realizado nas oito escolas da rede estadual de ensino de um município da região norte do estado do Paraná que tem autorizado o funcionamento da SRM. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário/questionário com questões fechadas e roteiro de entrevista semi estruturada. Os participantes foram as nove professoras que atuam nessas SRM. Para tratamento dos dados do formulário utilizou-se a estatística descritiva e para os dados da entrevista, a opção foi a análise de conteúdo. Esses dados foram divididos e reorganizados em cinco grandes temas: implantação da sala de recursos, organização e funcionamento da sala de recursos multifuncional, avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, formação do professor especialista e possibilidades do atendimento em sala de recursos multifuncional. Concluiu-se que o AEE ofertado em SRM foi considerado como relevante para o processo de inclusão escolar dos alunos, público-alvo da educação especial, embora tenha apresentado dificuldades quanto a sua organização e funcionamento. Dentre alguns pontos que foram discutidos, podem-se destacar: o espaço físico, que foi considerado inadequado, a formação em serviço dos professores especialistas, que ocorre sem um planejamento aparente, o público-alvo que se constitui majoritariamente de alunos sem deficiência, o trabalho colaborativo entre professor especialista e professor do ensino comum que não é prioridade na organização do atendimento. Dessa forma, as possibilidades identificadas no trabalho de SRM ainda são muito incipientes e fragilizadas. Seria preciso reorganizar o serviço de apoio, em sua estrutura física, adquirindo-se materiais didáticos e pedagógicos apropriados e fortalecendo-se tanto o papel do professor especialista, como profissional articulador desse processo, quanto o de toda a equipe de profissionais e professores da escola, como responsáveis pelo trabalho com esses alunos.
Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncional.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O atendimento educacional especializado e o processo de escolarização dos alunos com deficiência |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
SILVA, Mara Cristina Fortuna da
Esta investigação tem como objetivo compreender o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de escolarização de alunos com deficiência nas escolas regulares, na perspectiva dos professores deste atendimento. Esta investigação esta amparada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e fundamentada na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, através dos estudos de Vigotski (2010). A pesquisa foi realizada com 31 professoras do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) das escolas estaduais do Município de Chapecó/SC, por meio de aplicação de questionários estruturados com questões abertas, fechadas e mistas, além de cinco entrevistas orais, com cinco professoras do AEE de cinco escolas sorteadas da rede estadual de ensino. Os dados coletados foram analisados através de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1994, 2009, 2011). Os resultados apontam que a maioria das professoras são licenciada em Pedagogia e admitida por contratos temporários, sendo este tipo de admissão, um dos fatores que as impedem de prosseguirem com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que frequentam o AEE, além deste tipo de contratação, indicar sinais de secundarização, pois há prioridades para concursos para professores da rede regular de ensino. Os dados também demonstram que a maiorias das professoras não reconhecem o papel do AEE como um meio de desenvolver as funções psicológicas superiores dos alunos com deficiência, apesar de indicarem a realização de atividades com esta proposta. No entanto, consideram que neste atendimento se focam nas potencialidades e não na deficiência do aluno. Outro fator de destaque apontado pelas professoras são as dificuldades encontradas para que se efetivem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência, entre eles: falta de apoio da equipe escolar e dos professores, a resistência dos professores em receber assessoria da professora do AEE, o número elevado de atendimento a alunos diagnosticados com Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e atendidos no AEE. As constatações encontradas nesta investigação sinalizam que o papel do AEE vai além da complementação à aprendizagem escolar dos alunos com deficiência, mas colabora no sentido global deste aluno. Todavia, ainda nos indica uma grande necessidade de maiores esclarecimentos e conhecimentos em relação ao trabalho realizado no AEE, como contribuinte no processo de escolarização dos alunos com deficiência.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Alunos com Deficiência. Processos de escolarização.
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