Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Marketing de relacionamento: aplicação e avaliação em uma Instituição de Ensino Superior |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
BIAZEBETE, Célia Martelli
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o marketing de relacionamento e o comportamento do consumidor em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Paraíso do Norte–Paraná, por meio de um estudo de caso único, pois foram pesquisados os alunos desta instituição. A pesquisa se dividiu em duas partes: uma qualitativa, com a realização de entrevistas, com alunos para averiguar como se deu a escolha pelo local e a opinião deles sobre os serviços prestados; com professores para saber sua opinião sobre o que e como se dá o relacionamento entre os alunos-professores-instituição e, por fim, com os diretores desta a fim de verificar como a direção da instituição analisa o relacionamento entre as partes envolvidas nesta prestação de serviço bem como a estrutura física disponível, o procedimento de análise foi análise de conteúdo. A segunda parte se caracterizou por uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de um questionário para medir o grau de relacionamento entre os alunos e a instituição, visando identificar a propensão à fidelização; o procedimento de análise foi a estatística descritiva e a regressão múltipla. O modelo teórico aplicado foi adaptado do modelo proposto por Mussnich (2004), em que a fidelização é a variável dependente e o comprometimento, a dependência, a imagem, a confiança, o investimento no relacionamento, a oferta de serviços ao cliente, a troca de informações, o nível de comparação com fornecedores alternativos e o preço formam um conjunto de equações estruturais das variáveis independentes. Os pesquisados foram os alunos regularmente matriculados nos cursos oferecidos pela instituição de todos os períodos (semestres), foram aplicados 228 questionários. Durante as entrevistas com alunos pode-se verificar que a motivação em cursar um ensino superior se deu pela busca de qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho e que a opção pela instituição foi por confiarem nos serviços prestados e também pela localização.Constatou-se também que os alunos não pesquisaram outras instituições. Na pesquisa quantitativa se identificou que a fidelização é formada por meio da imagem da IES, confiança e no investimento no relacionamento.
Palavra Chave: Marketing de relacionamento. Marketing de serviços. Comportamento do Consumidor.
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3268 0 bytes Fundação Pedro Leopoldo |
Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Implementação da Política de Educação Profissional Ofertada pela Rede E-Tec no Brasil (2011-2015) |
Versão: PDF Atualização: 2/6/2017 |
Descrição:
LEMES, Adelize Trentin
Esta dissertação analisou a implementação da Política de Educação profissional ofertada pela Rede e-Tec no Brasil de 2011 a 2015, com o objetivo de compreender como se estabeleceu a política pública educacional de formação profissional, voltada aos trabalhadores e ofertada por essa rede enquanto iniciativa do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tendo então como problemática, a quais possíveis demandas a política de formação e financiamento da Rede e-Tec se destinaram no período de 2011 a 2015? A Rede e-Tec Brasil é um programa que visa por meio da adesão de instituições da rede federal, estadual e Sistema S de ensino, fomentar e financiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a distância. O programa é criado em 2007 no governo Lula, como resposta ao Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) e a outras demandas do contexto político, social e econômico brasileiro. Dada à condição histórica e para que pudéssemos compreender sua trajetória até se constituir enquanto uma iniciativa do Pronatec, tratamos de apresentá-lo, desde 2007 até 2015, analisando-o e conhecendo-o por meio de seus condicionantes históricos, econômicos e políticos, para então emitir a análise a que se refere a delimitação temporal da problemática de pesquisa. Partindo então da discussão sobre o sistema societário vigente, problematizamos a atuação do Estado nas proposições das políticas públicas, sociais e da educação, quando da sua reforma a partir da década de 1990 no Brasil. Também apresentamos as políticas constituídas para educação profissional brasileira nos anos 1990, nos Governos Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2015), expressas por meio de dispositivos jurídicos que regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Todas as discussões sobre os assuntos elencados foram em sua maioria, pautadas por pesquisadores que versam sobre as contradições existentes na forma em que estão postas. Nesses estudos abstraímos em que momento a e-Tec Brasil foi criada e sob que premissas, dessa forma analisamos documentos oficiais, relatórios dos sistemas de gerenciamento governamental brasileiro; relatórios da Unesco e do Tribunal de Contas da União, documentos que tratam do funcionamento financeiro e burocrático da rede. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza investigativa e exploratória, tendo como pressupostos a crítica à economia política da sociedade do capital, onde capital e trabalho tem relação profunda, onde se tem apropriação do tempo de trabalho para o capital avançar, presente na Educação profissional enquanto perspectiva de emprego e o como se chega a isso; e a história como produção social da existência; uma história compreendida sobre todas as pessoas (CIAVATTA, 2013). Dos vários indicativos que a pesquisa obteve o modo como a Rede e-Tec Brasil opera, responde a demanda de formação de trabalhadores com o intuito de atender aos propósitos ideológicos do setor produtivo e do mercado emergente, assumindo por conta disso características similares no seu modo de gestão de pessoal e dos recursos financeiros públicos a ela destinados, destacando-se a terceirização do processo educativo.
Palavras-chave: Rede e-Tec Brasil. Formação de trabalhadores. Financiamento e políticas de educação profissional.
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2163 0 bytes Unioeste http:// |
Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Características dos sistemas de produção de leite na região dos Campos Gerais do Paraná em proprieda |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
TONET, Rosa Maira
A produção de leite se destaca no cenário da agricultura familiar mundial, na maioria dos países e também no Brasil, o leite é produzido por pequenos agricultores e em pequena escala, porém dados estatísticos em todo mundo mostram redução no número de estabelecimentos produtores de leite, notadamente de pequenos produtores. Neste cenário, diante de muitos pontos de fragilidade dos agricultores familiares produtores de leite, como se comportam, quais adaptações são necessárias para continuar na atividade. E ainda, como devem construir um sistema de produção que tenha um ótimo desempenho, sem aumentar seus riscos, e qual a capacidade que possuem para reduzir perdas com riscos potenciais, incluindo a capacidade de planejar e programar estratégias relacionadas com a redução do seu grau de vulnerabilidade. Sugere-se que estudos utilizando o conceito de vulnerabilidade sejam realizados no âmbito da agricultura e pecuária, visando delinear pontos de elevado risco na produção, para que se possa posteriormente desenvolver políticas e metodologias eficazes para redução do grau de vulnerabilidade dos sistemas de produção, principalmente no campo da agricultura familiar. O objetivo do estudo foi caracterizar identificando os principais pontos de fragilidade/resistência nos sistemas de produção de leite, em propriedades de agricultores familiares nos municípios de Carambeí, Castro e Ponta Grossa no estado do Paraná. Entre os meses de março e maio de 2015 foram entrevistados 60 produtores, 20 produtores em cada município, tendo como critérios básicos ter á atividade leiteira como principal e se enquadrar no perfil de agricultura familiar. O método utilizado para as análises foi a análise de componentes principais (ACP) e a classificação hierárquica ascendente. As variáveis consideradas na formação do CP1 foram o nº de animais/célula de base familiar, litros/vaca/dia, utilização de silagem pré-secada e produção em litros/célula de base familiar, que explicaram 24,64% da variância total. Na construção CP2 as variáveis contempladas foram a ensiladeira, natureza do equipamento e finalidade do equipamento, explicando 22,56% da variância total. E finalmente o CP3 com as variáveis produção de leite/hectare, bonificação pela qualidade do leite, valor pago pelo litro de leite e destino da produção, que explicaram 20,11% da variância total. Vi Ocorreu a formação de 6 clusters distintos de produtores nas 60 propriedades analisadas. Não foi possível utilizar o conceito de vulnerabilidade em sua totalidade, sendo substituído por fragilidade e resistência.
Palavras-chave: Agricultura familiar. Produção de leite. Análise multivariada.
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1760 0 bytes UEM |
Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Satisfação e Sobrecarga de Trabalho de Profissionais em Serviços de Saúde Mental |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
ALVES, Sidnei Roberto
Esta dissertação é composta por uma introdução e dois artigos científicos, originados de pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, ofertado pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Primeiro artigo:ALVES, S.R.; TOESCA, R.M.G.; YAMAGUCHI, M.U. Estudo comparativo da satisfação e sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental em Maringá-PR .Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2014. “submetido”.Segundo artigo:ALVES, S.R.; OLIVEIRA, R.G.; YAMAGUCHI, M.U.Sobrecarga de trabalho na percepção de profissionais de Enfermagem em serviços de psiquiatria. Revista Brasileira de Enfermagem, 2013 “submetido”.Em consonância com as regras do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, os artigos foram redigidos de acordo com as normas das revistas Jornal Brasileiro de Psiquiatria(anexo 1)e Revista Brasileira de Enfermagem (anexo 2).
Estudo comparativo da satisfação e sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental em Maringá-PR
Objetivo: avaliar comparativamente a satisfação e sobrecarga de trabalhodos profissionais de saúde mental na cidade de Maringá/PR. Método: estudo quantitativo, desenvolvido no Hospital Municipal de Maringá(HMM) e no Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), a partir de amostra de 70 profissionais de saúde mental. Foram aplicados os instrumentos SATIS-BR e IMPACTO-BR, bem como o questionário sóciodemográfico, e foi realizada análise estatística. Resultados: na comparação entre os grupos, os profissionais do serviço público (HMM) estavam mais satisfeitos e menos sobrecarregados em relação aos profissionais do serviço privado (HPM), com p <0,05. A “satisfação daequipe e relacionamento no serviço” (F4) apresentou-se a maior entre os fatores analisados e para o fator “satisfação da equipe com a participação no serviço” (F2) houve menor nível de satisfação. A escala da sobrecarga não evidenciou diferença significativa na escala global. Conclusões: os dados indicaram nível de satisfação mediana e escore de sobrecarga baixo entre os grupos de profissionais de Enfermagem que atuam em saúde. Desse modo, observou-se que, quanto menor o nível de sobrecarga de trabalho, maior é a satisfação profissional.
Palavras-chave: Profissionais. Satisfação. Sobrecarga. Serviços de saúdemental.
Sobrecarga de trabalho na percepção de profissionais de Enfermagem em serviços de psiquiatria.
Objetivo: identificar a percepção dos profissionais de Enfermagem acerca dasobrecarga do trabalho em serviços psiquiátricos hospitalares. Método:trata-se de um estudo descritivo, realizado junto a 70 profissionaisde Enfermagem que atuam em emergência psiquiátrica e hospital psiquiátrico no município de Maringá/PR e responderam àsquestões sociodemográficas e às questões abertas do instrumentoIMPACTO-BR, analisadas a partir do referencial de Bardin. Resultados: os profissionais são predominantemente do gênero feminino,com média etária de 39 anos e atuam na área de saúde mentalemmédia há 6 anos, sendo que 41% possuem outro vínculo empregatício. As categorias temáticas verificadas foram: 1) causas dasobrecarga de trabalho; 2) aspectos que aliviam a sobrecarga detrabalho; e 3) mudanças propostas para diminuir a sobrecarga detrabalho. Conclusão: na percepção dos profissionais, o fator principal de sobrecarga referido está relacionado à falta de recursos humanos e àsrelações entre os profissionais. O redimensionamento da equipe deEnfermagem, bem como uma melhor gestão do processo de trabalho,pode ser uma estratégia para a diminuição da sobrecarga dotrabalho. Palavras chave:Enfermagem, Saúde Mental, Recursos Humanos.
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Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Manejo e adubação fosfatada para recuperação de pastagem de Brachiaria decumbens Stapf. na região No |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
SUZUKI, Ivo Jioti
O processo de degradação das pastagens está relacionado à deficiência no atendimento das exigências nutricionais das plantas forrageiras. Este trabalho foi conduzido em pastagem de Brachiaria decumbens Stapf com sinais de início de degradação, estabelecida em Latossolo Vermelho Distrófico típico, textura média, localizada no município de Diamante do Norte, noroeste do Paraná. Teve com o objetivo avaliar o efeito de fontes de fósforo e manejo de aplicação no crescimento de braquiária e nos teores de fósforo no solo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas para avaliar efeitos nas plantas e parcelas subsubdivididas para avaliar efeitos no fósforo do solo. Os tratamentos principais (parcelas) foram três manejos de aplicação de adubo fosfatado (lanço, grade e sulcos), e os tratamentos secundários (subparcelas) foram quatro fontes de fósforo (superfosfato triplo granulado, fosfato monoamônio farelado, fosfato monoamônio líquido e ausência de fósforo), resultando em doze tratamentos, em quatro repetições. O fósforo no solo foi avaliado nas profundidades 0-0,025, 0, 025-0,05, 0,05-0, 10 e 0,10-0,20m, que constituíram quarenta e oito subsubparcelas, com quatro repetições. A adubação com fósforo foi complementada com nitrogênio, potássio e enxofre. Foram realizados seis cortes da parte aérea da forrageira durante o ano agrícola 2013-2014 e uma coleta de solo no final do ciclo vegetativo, em julho de 2014. Os manejos grade e sulcos com aplicação de fósforo de qualquer das fontes utilizadas resultaram em maior produção de matéria seca, maior concentração e maior exportação de P na parte aérea da forrageira. As fontes de fósforo foram semelhantes em influenciar o crescimento da Brachiaria. A ausência de adubação fosfatada ou sua não incorporação ao solo resultaram em menor produção, menor concentração e menor exportação de P na forrageira. O teor de fósforo disponível nas parcelas adubadas teve aumento de até 2,50cm de profundidade.
Palavras-chave: Fósforo. Forrageira. Modo de aplicação.
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Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Na sala de aula com as tecnologias da informação e comunicação: percepções e vivências docentes |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
Muzi, Adilson Cláudio
O objetivo geral desta dissertação é o de investigar as percepções de professoras e professores sobre o uso das TICs no cotidiano da sala de aula. Essa discussão considerou na análise dos dados uma perspectiva de gênero, compreendida a partir das relações sociais que se desenvolveram entre estas/es profissionais no âmbito dos espaços público, da escola, e privado, do lar. A opção metodológica pautou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, permitindo a análise dos depoimentos das/os entrevistadas/os. A investigação contou com a participação de dezenove docentes, mulheres e homens, que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas. Verificou-se que a maioria das/os docentes não teve em sua formação acadêmica inicial e na pós-graduação uma disciplina que abrangesse uma discussão teórica/prática sobre a utilização das tecnologias. Verificou-se,também, a falta de cursos de formação continuada e de oficinas pedagógicas com uma abordagem ao uso das TICs em sala de aula. Ficou evidenciado que existem dificuldades no manuseio dessas tecnologias no cotidiano da sala de aula, e analisadas sob a perspectiva de gênero, revelou que apesar da maioria dos professores em seu discurso afirmarem que homens e mulheres são iguais diante dessas tecnologias, ele é contraditório. A maioria das professoras assume ter dificuldades com o uso das TICs, já os professores negam tê-las, evidenciando o discurso patriarcal de que as mulheres não são iguais aos homens para a manipulação das TICs. A pesquisa revelou ainda uma extensa carga horária de aulas, distribuídas em diferentes estabelecimentos de ensino e, também, a existência da dupla jornada de trabalho para todas/os elas/es. Entretanto, ficou evidenciado que essa dupla jornada é marcada pela diferença entre atividades para essas/es profissionais. Nela, a maioria dessas mulheres assumem atividades especificamente na esfera doméstica limpando a casa, lavando e passando roupas, lavando louça, cozinhando e cuidando dos filhos, sem remuneração, por estas, serem desenvolvidas em seus lares. Apesar dos homens admitirem dividir as tarefas domésticas com suas companheiras, seus discursos retratam uma divisão com o sentido de “ajuda”, reforçando o discurso patriarcal de que as mulheres são responsáveis pelas tarefas domésticas. Essas diferenças estão associadas à divisão sexual do trabalho nos espaços público e privado e se mantém, sobretudo, por representações de gênero que associam a mulher ao espaço privado, ao cuidado e à delicadeza e, os homens, ao espaço público, ao provimento da família e ao trabalho pesado. Evidenciou-se, portanto, que as relações sociais entre estas/es professoras/es, na vida profissional e no âmbito do lar, são relações permeadas por poder, e que, apesar dessas mulheres experienciarem situações de igualdade em alguns espaços no âmbito do colégio e do lar, de certa forma, ainda estão subordinadas ao discurso patriarcal capitalista, que ainda hoje reproduz desigualdades de gênero, e condiciona essas mulheres a uma posição de subordinação e desvalorização.
Palavras-chave: Tecnologia. Prática docente. Formação docente. Divisão sexual do trabalho.Gênero.
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Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Estruturas de governança e recursos: geração e apropriação de valor no segmento produtor na microrre |
Versão: PDF Atualização: 15/2/2017 |
Descrição:
BRASIL, Sandra Aparecida
A Microrregião de Goioerê, Estado do Paraná, se destaca no cenário estadual devido ao volume de produção apresentado pelas atividades agropecuárias. Concomitante a isso, este recorte territorial se constitui uma das menores microrregiões no estado e tem apresentado redução no número de propriedades rurais e aumento no preço das terras agrícolas. Devido a este contexto, o presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender como a apropriação do valor, gerado por meio de recursos, é influenciada pelas estruturas de governança utilizadas por agentes que integram o segmento de produção rural, localizados na Microrregião de Goioerê, no Estado do no Paraná. Para tanto, foram utilizados pressupostos da Teoria da Economia dos Custos de Transação, no contexto da Nova Economia Institucional, considerando-se atributos das transações e pressupostos comportamentais presentes nas negociações. Concomitantemente foram utilizados pressupostos da abordagem teórica denominada Visão Baseada em Recursos, considerando-se atributos e condições dos recursos disponíveis e que os tornam fonte de geração de valor. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa, que apresenta natureza qualitativa e descritiva, foi realizada por meio entrevistas semiestruturadas com trinta produtores agropecuários que residem e trabalham em municípios que integram a microrregião estudada. Os municípios são: Altamira do Paraná, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Moreira Sales, Nova Cantu, Rancho Alegre D‟Oeste, Quarto Centenário e Ubiratã. A análise dos dados foi delineada considerando-se as transações realizadas entre agentes, atributos e dimensões nelas presentes, e os recursos disponíveis, seus atributos e condição, delineando-se a partir dos seguintes tipos de produção: avicultura para abate, grãos, pecuária leiteira e, hortirutigranjeiros e produtos da agroindústria. Os dados coletados foram analisados, considerando-se as categorias de análise contempladas no objetivo do estudo, que foram estruturas de governança, recursos, geração de valor, apropriação de valor e eficiência. Como resultados, identificou-se que os principais recursos disponíveis aos produtores rurais são o solo fértil, clima favorável, manejo utilizado e relações de cooperação entre produtores. Estes recursos se apresentam valiosos e permitem aos produtores a geração de rendas. Foram identificadas estruturas de governança sob a forma de integração de atividades como a produção de sementes e mudas e, híbrida, por meio de relações contratuais formais e também informais. Mas principalmente, foram identificadas estruturas de governança via mercado, em que os produtores optaram por maior incentivo e menor controle em negociações. Analisando-se o contexto estudado junto aos produtores, em especifico, e junto a microrregião de modo mais amplo, percebeu-se que recursos heterogêneos e valiosos possibilitam a geração de valor, permitindo alcance de vantagem competitiva. Mas, para a sustentação da vantagem competitiva os recursos necessitam apresentar outros atributos e condições, que impeçam concorrentes de imitá-los ou substitui-los, o que não ocorre. A sustentação de condição de superioridade em termos de volume de produção apresentada pela microrregião se sustenta nos mecanismos de isolamento decorrentes de rendas ricardianas geradas e de path dependence nas atividades rurais. Já a apropriação do valor gerado é influenciada pelas estruturas de governança. As estruturas de governança, por outro lado, também contribuem para geração de valor na medida em que permitem que custos de transação sejam reduzidos.
Palavras chave: Estruturas de governança. Recursos. Apropriação de valor por agentes produtores rurais.
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Categoria: Educação Profissional Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Política pública de formação profissional do campo: pedagogiada alternância |
Versão: PDF Atualização: 22/6/2016 |
Descrição:
GOMES, Delton Adriano
O presente trabalho tem como objeto de estudo as políticas públicas para educação profissional do campo a partir da utilização do método da pedagogia da alternância,sendo que oproblema de pesquisa é fixado em torno da seguinte questão:quais as potencialidades e os obstáculos para o desenvolvimento da pedagogia da alternância em uma instituição da rede estadual de ensino que oferta a modalidade de educação profissional considerando as peculiaridades regionais e institucionais? Assim o objetivo principal visa analisar o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância implantada como Política Pública para a Educação do Campo desde 2005 em um Centro Estadualde Educação Profissional (CEEP), que visa a formação dos alunos em técnicos de nível médio no curso de Agropecuária.As reflexões ocorrem sobre as políticas educacionais para a educação do campo fazendo inicialmente um retrato histórico da educação profissional após sua regulamentação pelo Decreto 5154/2004, abordando o seu desenvolvimento no Estado do Paraná baseado na experiência da implantação do Ensino Médio Integrado. Em seguida é a presentada uma reflexão sobre a educação no Brasil e posteriormente no Estado do Paraná.Em seguida será apresentada uma análise sobre a pedagogia da alternância implantadano Paraná a partir de uma análise sobre a percepção desta pedagogia pelos atores que a executam na instituição mencionada. Esta análise qualitativa foi realizada a partir de entrevistas com os atores supracitados. Foram abordadas questões relacionadas ao método e sua implantação na escola e analisadas sob a ótica de quatro categorias. A primeira trata do conceito e da importância do campo e da cultura no processo de formação, a segunda trata da interpretação do método pelos atores que o executam, a terceira trata da interdisciplinaridade requisito básico para eficiência do método e por fim a importância do envolvimento da comunidade no processo pedagógico de aprendizagem. Os resultados da investigação indicam que o método é inovador e viável desde que a estrutura para sua realização seja garantida. Essa estrutura passa pelo aporte financeiro, formação continuada e reorganização curricular. Foi utilizado como aporte a pesquisa as teorizações de autores como (Araujo 2009), (Macedo 2009), (Fernandes 2008), (Freitas 2008) (Gimonet 2007), (Silva 2007), (Pacheco 2003), (Tura 2009), (Frigoto 2005), (Ciavatta 2005), (Ramos 2005), (Rocha 2007) (Duffaure 1985), (Behrens 2011), (Mizukami 1996), (Morim 2001), (Capra 1996), (Arroyo, 2011), (Caldart, 2011), (Molina, 2011), (Darold 2008), (Passini 1997),(Ambrosio 2002), (Moraes 1998), (Fergunson 1992), (Globalaliance 1991), (Freire 1996), (Gadotti 2000), (Cunha 1996), (Khun 1998), (Bardin 2011), (Boudieu 1997), (Bogdan; Biklen, 1982, (Arroyo 2011), Garcia (2004).
Palavras-chave: Politicas educacionais. Método pedagógico. Pedagogia da alternância. Educação profissional.
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