Categoria: Espanhol Dissertações |
A língua que não se vê: o processo de ensino-aprendizagem de espanhol mediado por computador para de |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FONTANA, Marcus Vinícius Liessem
Em virtude do grande avanço tecnológico que nossa sociedade experimenta, a Educação a Distância e o ensino mediado por computador têm progredido rapidamente e ganhado espaço nos últimos anos (Leffa, 2005 e 2006; Moran, 2006; Schoenherr, 2001; Schrumm, 1999). Proporcionalmente pouco, entretanto, tem sido feito no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência visual nessa verdadeira revolução por que passa a educação hoje. Com o intuito de colaborar para a mudança desse quadro, o presente documento registra uma pesquisa desenvolvida em torno do processo de aprendizagem de alunos deficientes visuais em um curso instrumental de língua espanhola mediado por computador elaborado especificamente para esse público, o curso ¡Oye la Lengua!.
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Categoria: Espanhol Dissertações |
A opacidade da suposta transparência: quando 'amigos' funcionam como 'falsos amigos' |
Versão: Atualização: 8/5/2008 |
Descrição:
VITA, Cláudia Pacheco
Este trabalho trata de uma imagem que circula em nosso país sobre o espanhol e sua aprendizagem, segundo a qual os chamados "falsos amigos" constituem as principais dificuldades para o brasileiro que deseja aprender essa língua estrangeira. Partiu-se de uma hipótese de Celada & González (2000) de que tal modo de interpretação desse processo foi inaugurado por Nascentes (1939) quem, por sua vez, recolheu em seus estudos muitas das impressões do senso comum de sua época a esse respeito. Tal tradição norteou e em grande parte norteia ainda muitos trabalhos científicos no Brasil a respeito do ensino e da aprendizagem do espanhol, os quais se baseiam, como a interpretação tradicional que lhes dá suporte, nos pressupostos teóricos do modelo da Análise Contrastiva em sua versão forte. Primeiramente faz-se uma análise dos termos mais comuns em circulação (falsos cognatos, heterosemánticos, falsos amigos), mostrando que não fazem necessariamente referência a fenômenos da mesma natureza, e posteriormente questiona-se a idéia corrente de que os falsos amigos seriam o grande vilão da aprendizagem do espanhol por brasileiros. A proposta nesta pesquisa é tratar a aprendizagem do espanhol por brasileiros e a formação de sentido de outra perspectiva teórica, que permita observar fatores que oferecem restrições às línguas e que atuam na produção dos efeitos de sentido no contato desses dois idiomas; esses fatores serão, essencialmente, a história e as representações sociais.
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Categoria: Espanhol Dissertações |
A oralidade e a busca dos efeitos de comicidade em Manolito Gafotas |
Versão: Atualização: 8/5/2008 |
Descrição:
TAVANO, Renata Gonçalves
Apesar das diferenças existentes entre língua oral e língua escrita, ambas se interrelacionam; por isso são vistas por estudiosos da linguagem, como Briz e Marcushi, entre outros, como um continuum. Sabe-se que nessas duas modalidades encontram-se tanto o registro formal quanto o informal. Dessa forma, seria errôneo, por exemplo, dizer que língua coloquial é o mesmo que língua oral, embora se reconheça que a coloquialidade está mais presente na modalidade falada que na modalidade escrita. Logo, de forma alguma a coloquialidade é exclusiva da oralidade. Para se reconstruir um texto oral coloquial, portanto, é necessário não só lançar mão de um planejamento estilístico, como também empregar marcas próprias da oralidade e da coloquialidade, como expressões fixas, gírias, marcadores interacionais, entre outras.
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Categoria: Espanhol Dissertações |
Aprender a usar a internet no ensino presencial de inglês e de espanhol: um estudo à luz da teoria d |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Ana Paula Martinho da
Este estudo investiga como duas professoras de língua estrangeira (uma de língua inglesa, outra de língua espanhola) aprendem a utilizar a Internet como complemento dos seus cursos presenciais, no contexto de Ensino Fundamental público da cidade do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que elaboram tarefas para aulas no laboratório de informática, com a colaboração desta pesquisadora. Por se tratar de um processo investigativo que objetiva a observação, intervenção, análise e transformação das práticas pedagógicas das participantes, este estudo se caracteriza como uma pesquisa colaborativa crítica (Magalhães,1998/2002; Liberali, 1999/2002) e se baseia na teoria sociocultural de Vygotsky (1934/ 1999) e seus seguidores, e nos princípios crítico-reflexivos (Schön 1987/ 2000; Smyth, 1992; entre outros). Para a análise dos dados, utiliza-se o arcabouço geral da Teoria da Atividade (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; Kuutti, 1996) por esta possibilitar a análise da atividade coletiva e suas relações com outros sistemas de atividades. Adotando a perspectiva da Teoria da Atividade e considerando o contexto de investigação como uma rede de atividades, este estudo focaliza o aprendizado das professoras ao usarem a tecnologia no ensino presencial de línguas como um sistema de atividade central relacionado à atividade de elaborar tarefas com uso da Internet para a aula de língua estrangeira. A análise dos componentes do sistema de atividade central buscou compreender como o processo de aprendizagem das professoras foi realizado e modificado ao longo da atividade (durante a elaboração e a implementação de tarefas com uso da Internet); o que e como as participantes aprenderam sobre seu trabalho; assim como os principais conflitos e mudanças envolvidos na aprendizagem da integração de tecnologia na aula de língua estrangeira. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de línguas estrangeiras para o uso das novas tecnologias no ensino presencial, destacando a importância da reflexão crítica nessa formação.
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Categoria: Espanhol Dissertações |
Aprendizagem de línguas em e-tandem via mensagens instantâneas: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 26/1/2012 |
Descrição:
SOUZA, Renata Amaral
O presente estudo localiza-se nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas mediada por computador (conhecida pela sigla CALL, em inglês, Computer-Assisted Language Learning) e de aprendizagem de línguas em regime de tandem (modalidade na qual dois falantes nativos de línguas diferentes interagem para aprender a língua e a cultura um do outro). Utilizando a metodologia de estudo de caso etnográfico, investigou-se uma experiência de e-tandem (tandem a distância com uso de meios eletrônicos) por meio da interação através de mensagens instantâneas (MSN) realizada com uma brasileira (esta pesquisadora) e um americano, focalizando-se a manifestação da aprendizagem colaborativa, o uso de estratégias sociais e a percepção de aprendizagem pelos participantes. Os dados foram coletados através do registro das mensagens instantâneas e de e-mails trocados entre os participantes, diário da pesquisadora e entrevista estruturada por e-mail. As teorias que apóiam esta pesquisa compreendem a aprendizagem de línguas mediada por computador (CALL), a aprendizagem em regime de tandem (incluindo os princípios da reciprocidade, bilingüismo e autonomia) e o estudo das estratégias de aprendizagem (Oxford, 1990). Os resultados revelam que o ambiente digital parece ser uma ferramenta valiosa à aprendizagem informal continuada de língua estrangeira, em particular em regime de e-tandem, e possivelmente também como complemento ao ensino de línguas em contextos formais.
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