O estudo tem como objetivo observar se a utilização da internet em aulas de língua inglesa afeta positivamente a aprendizagem, a participação e o engajamento, comparando uma situação de ensino-aprendizagem de língua inglesa medidada pela internet com uma situação mediada por materiais analógicos (revista, flashcards, livros).
Palavras-chave: Ensino de línguas para crianças. Lúdico. Internet.
5123 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://
Esta presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso pedagógico das TIC no ensino e na aprendizagem da LI, partindo da prática cotidiana dos professores do ensino médio.
Palavras-chave: Língua Inglesa. Tecnologias. Processo de ensino-aprendizagem.
4192 0 bytes Universidade Federal da Paraíba http://
O principal objetivo deste estudo é levantar e analisar as cognições dos professores pré-serviço e da professora-pesquisadora deste estudo sobre o uso e possíveis contribuições das Oficinas de Teatro no processo de ensino e aprendizagem e na formação de professores de Língua Inglesa.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Língua inglesa. Formação de professores. Oficinas de teatro. Metodologia Q.
1001 0 bytes Universidade Federal de Uberlândia http://
Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar como os professores de Inglês como Língua Estrangeira (LE) corrigem as composições dos seus aprendizes de nível intermediário e como o feedback avaliativo e corretivo são fornecidos.
533 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Este estudo objetiva investigar o papel da música como estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa enquanto língua estrangeira ou segunda língua.
879 0 bytes Universidade de Caxias do Sul e Universidade Feder http://
Este estudo preliminar descreve uma proposta de correção de erros nas produções escritas de doze (12) alunos de nível básico de língua inglesa da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O objetivo é investigar a relevância da reescrita como estratégia de conscientização, de acordo com a Hipótese do Noticing de Schmidt (1990), buscando promover a correção gramatical e o aprimoramento da produção textual.
664 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O presente trabalho investiga a afetividade de três professores de língua inglesa em escolas públicas, nas comunidades semi-rurais e rurais de Alexânia e Olhos D’água, em Goiás.
Palavras-chave: Afetividad. Filtro afetivo. Dificuldades. Ambiente de sala de aula. Inglês para brasileiros. Desinteresse.
Esta investigação foi desenvolvida para um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Por meio dele, pretendeu-se contribuir com a prática pedagógica do professor de língua estrangeira / adicional (LE/A). Considerando a investição realizada, a autora propõe o ensino de LE/A pelo viés discursivo-contrastivo na Educação Básica.
Palavras-chave: Educação básica. Gêneros discursivos. Língua adicional. Língua estrangeira. Linguística contrastiva.
2553 2.85 KB Universidade Estadual de Londrina - UEL http://