Esta pesquisa focaliza práticas e eventos de letramento observados no ensino de leitura em inglês de duas escolas do Ensino Médio (uma pública e outra particular).
Palavras-chave: Leitura. Letramento crítico. Multiletramentos. Tecnologias de informação e comunicação. Língua inglesa.
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Este trabalho tem como objetivo estudar as relações sociais traçadas no romance The Awakening, de Kate Chopin, e suas implicações estéticas, como a questão do narrador onisciente e do desenvolvimento da narrativa, os limites desta, bem como os limites da ideologia da modernização.
Palavras-chave: Literatura norte-americana. Kate Chopin. Literatura e História. Século XIX. Narrador Onisciente.
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O objetivo deste estudo exploratório é o de fazer um levantamento das crenças que compõem a competência implícita do professor sobre o ensino de língua estrangeira (LE) e a gênese dessas crenças.
Palavras-chave: Crenças. Competência implícita. Língua. Formação de professores. Línguas: estudo e ensino.
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Este trabalho, de natureza etnográfica, tem como objetivo investigar materiais didáticos criados e produzidos por professores de inglês em atuação em escolas públicas, sob a perspectiva dos gêneros textuais utilizados em sua confecção. O foco da análise repousa sobre o uso de gêneros textuais e as estratégias de leitura para o ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, dentro da ótica do interacionismo sociodiscursivo, detendo-se nas propostas de utilização de gêneros textuais descritas por Schneuwly & Dolz (2004).
Palavras-chave: Material didático. Gêneros textuais. Escola pública.
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O presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar, que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira.
Palavras-chave: Prática comunicativa. Inglês no contexto escolar. Pedagogia das línguas. Formação de professores.
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Este estudo concentra-se na relação entre conhecimento lexical e a construção de sentido na leitura em língua estrangeira sob o enfoque instrumental. Este trabalho visa verificar o papel do léxico na construção do sentido em leitura de alunos universitários, investigar até que ponto o conhecimento lexical pouco desenvolvido representa um problema na construção de sentido para esses alunos e analisar se as habilidades de alto nível (inferência, ativação de conhecimento prévio, uso de estratégias, entre outras) podem compensar o déficit muito grande no conhecimento lexical de um leitor.
Palavras-chave: Leitura em língua estrangeira. Conhecimento lexical. Ensino de língua estrangeira.
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Este estudo examina um conjunto de narrativas escritas por pré-adolescentes brasileiros e ingleses e tenta estabelecer semelhanças e diferenças, tanto em termos da organização retórica dos textos, bem como no que tange aos elementos léxico-gramaticais presentes em estágios que contêm elementos avaliativos. Pretende-se, também, caracterizar o papel de tais elementos na análise do gênero em destaque.
Palavras-chave: Gênero narrativa. Organização retórica. Variação. Estágios avaliativo. Enfoque sócio-semiótico. Elementos léxico-gramaticais. Retórica Contrastiva.
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