Este estudo visa investigar as estratégias de aprendizagem de línguas e as crenças de dez alunos de Letras de duas instituições, uma particular e uma pública.
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem de línguas. Crenças. Formação de professores em pré-serviço. Inglês/língua estrangeira
Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de marcadores conversacionais na produção oral de aprendizes de língua inglesa como língua estrangeira de um curso de licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes.
939 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
Esta pesquisa focaliza práticas e eventos de letramento observados no ensino de leitura em inglês de duas escolas do Ensino Médio (uma pública e outra particular).
Palavras-chave: Leitura. Letramento crítico. Multiletramentos. Tecnologias de informação e comunicação. Língua inglesa.
929 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este pesquisa propõe-se a investigar como adolescentes brasileiros, estudantes de língua inglesa, participam e realizam uma atividade de escrita coletiva de um texto teatral em língua inglesa em ambiente digital.
Palavras-chave: Escrita coletiva. Ambiente digital. Língua inglesa. Processo.
909 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Nesta dissertação, o exame de An Artist of the Floating World, de Kazuo Ishiguro, adota a espacialidade como vetor interpretativo do romance. Ao se considerar o espaço como um dado estruturante sobre o qual outros elementos narrativos se apóiam e se desenvolvem, apontaram-se alguns modos de tratamento do espaço na literatura para verificar as formas de sua consecução na obra.
Este trabalho propõe-se a identificar e analisar os elementos de crítica à sociedade norte-americana encontrados na peça Three Tall Women, por meio da análise dos diálogos de seus personagens, além de analisar a convergência entre a forma e o conteúdo nessa obra, ou seja, a forma mais adequada, escolhida pelo autor, para a exposição de determinado conteúdo.
Palavras-chave: Autobiografia. Crítica teatral norte-americana. Ideologia norte-americana. Forma. Conteúdo.
895 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de pais e alunos do ensino médio da rede estadual com relação à relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa (LI) no Brasil de hoje.
Palavras-chave: Análise de discurso. Pais e alunos. Língua Inglesa. Ideologia. Posição identitária.
880 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este estudo objetiva investigar o papel da música como estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa enquanto língua estrangeira ou segunda língua.
879 0 bytes Universidade de Caxias do Sul e Universidade Feder http://
A pesquisa buscou, com a análise do discurso, investigar as representações que sujeitos-alunos da 5a série e do 3º ano do Ensino Médio fazem sobre o aprender inglês na escola pública.
Palavras-chave: Ensino de inglês. Análise do discurso. Escola pública. Memória discursiva. Representações.
Este trabalho tem como objetivo estudar as relações sociais traçadas no romance The Awakening, de Kate Chopin, e suas implicações estéticas, como a questão do narrador onisciente e do desenvolvimento da narrativa, os limites desta, bem como os limites da ideologia da modernização.
Palavras-chave: Literatura norte-americana. Kate Chopin. Literatura e História. Século XIX. Narrador Onisciente.
864 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://